em

AmeiAmei HahahaHahaha FofoFofo Meu Deus!Meu Deus! EstranhoEstranho TristeTriste

Como plantar abacate

Veja que não é difícil plantar essa fruta tão versátil e gostosa em casa!
como plantar abacate
Crédito: Pxhere

Já quis comer um abacate bem fresco, direto do pé? Isso é possível! Aprenda como plantar abacate e cultive esse maravilhoso alimento em sua própria casa, para usufruir de seus benefícios sem ter que gastar dinheiro.

Confira alguns benefícios do abacate que podem ser ainda melhores aproveitados se você tiver o pé dessa fruta em casa, sem agrotóxicos e 100% orgânico:

  • Antioxidante;
  • É responsável pela capacidade de absorção nutritiva de outros vegetais e frutas;
  • Reforça o seu sistema imunológico, pois contém substâncias com poderes antibacterianos e antifúngicos;
  • Protege o sistema cardiovascular;
  • Favorece o emagrecimento.

Isso porque a fruta é rica em diversos componentes, como cálcio, potássio, ácido fólico, fibra, vitamina B e E.

Como germinar a semente

como plantar abacate germinar a semente
Crédito: Wikimedia Commons

Para plantar abacate, o primeiro ponto que deve ser observado é como germinar sua semente.

Para germinar semente de abacate, o processo é bem semelhante ao da germinação da batata, necessitando de uma unidade orgânica desse fruto, para melhores resultados de plantio. Se a fruta não é orgânica, ela geralmente sofre mudanças genéticas que desfavorecem o cultivo pós consumo.

Para começar o processo, encha um copo com água e espete quatro palitos na semente, colocando-a sobre a boca do copo, fazendo com que a água cubra metade da semente. Depois basta deixar o copo perto de uma janela.

A partir do segundo mês, o broto começará a crescer e, aos poucos, as folhas surgirão. Mantenha-o no copo até que o broto tenha entre 10 e 20 centímetros de altura. Nesse ponto, parte das folhas mais antigas podem ser podadas e a semente pode ser transplantada para um vaso, onde continuará a se desenvolver, acabando o processo de germinação.

Como plantar abacate: passo a passo

Sim, plantar abacate requer alguns cuidados, sendo importante esquematizar em pequenas etapas cada parte do cultivo dessa planta. Confira o passo a passo.

Cuide do caroço

Para germinar, é importante ter cuidado ao retirar o caroço da polpa. Atenção para não machucá-lo com a faca e lave-o com água antes de começar o processo de germinação.

Germine

O passo de germinar o caroço do abacate você já aprendeu anteriormente. Essa etapa é fundamental para que a sua muda pegue, sobreviva e se torne uma árvore forte. Repare se a germinação está acontecendo no tempo certo e se desenvolvendo como o esperado. Em caso negativo, considere começar de novo.

Deixe criar raízes

como plantar abacate muda
Crédito: Pxhere

Em um período de três semanas, a camada marrom do caroço começará a ressecar, para, depois disso, cair. Um mês depois de ele se abrir em cima e embaixo, uma raiz vai começar a sair da base dele.

Prepare o solo

O solo para plantar o abacateiro necessita de baixa salinidade e de bastante drenagem, não sendo vital a presença de muito fertilizante.

Para preparar o solo é necessário que se faça uma mistura de 50% de terra e 50% de fibra de coco. Depois alise e compacte um pouco o solo, cavando um buraco fundo para introduzir a semente de abacate.

Dicas para cuidar do pé de abacate

O passo mais importante para cuidar da sua nova planta é mantê-lo hidratado, regando-o diariamente, mantendo o solo úmido, mas sem ficar enlameado. Para isso é importante tomar cuidado para não regar essa planta em excesso, sempre acertando uma quantidade intermediária de água.

Além disso, o excesso de poda pode prejudicar o crescimento das folhas. Sendo ideal que depois da primeira poda se corte somente a ponta dos brotos nos galhos.

Vale lembrar que também é importante que se preserve o abacateiro de condições temporais desfavoráveis, mantendo-o protegido contra brisas frias e climas excessivamente chuvosos.

Comprou mais da fruta do que comeu? Saiba como congelar o abacate corretamente.

Quanto tempo leva para um pé de abacate dar frutos?

O abacateiro começa a dar frutos a partir de 10 anos de existência, podendo chegar até os 15 anos sem dar um único fruto.

Sendo assim, plantar abacate é um trabalho que praticamente só trará frutas para os seus filhos. É necessário ter paciência, mas é muito gratificante quando os resultados – literalmente – dão frutos.

Do abacate também tira-se o óleo, que tem muito benefícios para a pele. Veja no vídeo:

Redigido por Angela Oliveira

Mãe de três, esposa em treinamento há mais de duas décadas, nerd assumida e karateca por paixão. Ama escrever e procura sempre as melhores informações para compartilhar e deixar seu dia a dia mais leve, simples e gostoso.

16 Comments Leave a Reply
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

microagulhamento
Para que serve o microagulhamento?
tapete de crochê
22 Modelos de tapete de crochê