planta mariposa cuidados
Crédito: Freepik
em

Planta mariposa: um tipo de trevo para cultivar e comer

Essa planta é ornamental e também comestível. Veja como cuidar dela o ano todo

Oxalis triangularis é o nome científico do trevo roxo, também conhecido como planta mariposa ou falso trevo. Além de ser muito ornamental por causa do formato e da cor das suas folhas, essa é uma PANC, ou seja, uma Planta Comestível Não Convencional. Então, você pode cultivá-la tanto para decorar sua casa quanto para deixar suas saladas mais apetitosas.

Características

planta mariposa características
Crédito: Actitud Fem

A planta mariposa é nativa do sul da América do Sul. Portanto, é uma planta que gosta de climas quentes, até uns 30 graus, não mais do que isso.

Suas folhas mudam de posição conforme a luz do sol, e é por isso que um dos seus apelidos é mariposa, pois parece que ela mexe as “asas” ao longo do dia.

Quanto mais iluminada, mais suas folhas se abrem. Quando anoitece, as folhas se fecham.

Cuidados gerais

planta mariposa cuidados gerais
Crédito: Actitud Fem

Os cuidados com a planta mariposa são simples. De modo geral, ela precisa de equilíbrio em todos os sentidos.

Ela gosta de um ambiente com meia sombra, garantindo que tenha bastante claridade, mas sem deixar o sol escaldante por horas sobre suas folhas, que podem encolher.

Se pegar rajadas fortes de vento, suas folhas também encolhem e ficam danificadas. Então, uma brisa leve entrando pela janela ou pegando em uma parte mais protegida do jardim são o ideal.

As regas devem ser regulares, cerca de uma vez por semana no verão e aumentar o intervalo no inverno, oferecendo água quando perceber que a parte superficial da terra está seca.

Se quiser adubar, pode ser um adubo simples e equilibrado, como um NPK 10-10-10 ou um pouco de adubo orgânico, como esterco de curral curtido ou húmus de minhoca.

Aliás, veja como produzir húmus de minhoca na sua casa.

Durante o inverno ela pode adormecer, ficando com as folhas fechadas na maior parte do tempo, inclusive algumas delas (ou todas) podem cair. Conforme o sol for voltando e clima for esquentando, ela vai renascendo. Durante esse período, as regas devem ser bem reduzidas, já que não vai ter tanto sol para a fotossíntese nem para absorção da água.

ela descobriu que a mãe e o marido estavam juntos

Depois de meses hospitalizada, ela descobriu que a mãe e o marido estavam juntos

suculentas gigantes

Você conhece as suculentas gigantes? Veja 5 espécies fáceis de ter no jardim