como fazer húmus de minhoca em casa
Crédito: Freepik
em

Dá para fazer húmus de minhoca em casa?

Ao invés de comprar adubo você pode produzir seu húmus natural de forma sustentável

O húmus de minhoca é um dos melhores adubos para plantas que você pode usar. Ele é composto por terra, minhocas e todos os benefícios que elas colocam nessa terra durante a sua rotina.

No dia a dia as minhocas realizam uma série de processos para sua sobrevivência, e que servem para transformar matéria orgânica em nutrientes importantes para as plantas crescerem mais saudáveis e bonitas, inclusive para deixar os vegetais da sua horta mais saborosos.

Como esse é um adubo natural, mesmo se acontecer de você dar um pouco mais do que o necessário à planta, dificilmente as folhas irão queimar, como ocorre com adubos químicos.

Geralmente o húmus de minhoca é comprado nas lojas de floricultura e produtos agrícolas. Mas, dessa vez, você vai aprender a fazer o seu próprio adubo.

Como ter um minhocário em casa

terrário minhocas
Crédito: Casa Jaya

Uma das formas mais simples e eficientes de ter um minhocário para produzir adubo de minhoca é comprando um equipamento próprio para isso, que já vem com as divisórias necessárias.

O minhocário comprado é como uma caixa que tem pés de madeira. Na parte de cima tem uma tampa, no centro tem duas caixas onde as minhocas ficam vivendo e fazendo o húmus, e na parte de baixo é a caixa que elimina o chorume.

Como conseguir as minhocas?

Naturalmente, a terra do seu jardim contém minhocas, pois esse é o habitat natural delas. Porém, o ideal é você comprar minhocas californianas para colocar no seu minhocário. Elas são maiores e mais eficientes no processo de compostagem. Você compra as minhocas nas mesmas lojas onde compra o minhocário.

Alimentando as minhocas

Depois que você já tiver sua caixa, a terra e as minhocas, vai precisar dar comida para que elas transformem em adubo.

  • Materiais úmidos: as minhocas gostam de talos de vegetais, cascas de frutas e legumes, filtro de café com a borra, saquinhos de chá usados, sobras de alimentos cozidos ou estragados, casca de ovo, folhas e flores mortas que você poda ou que caem sozinhas.
  • Materiais secos: folhas secas de árvores e plantas, grama seca cortada, jornal, guardanapos de papel usados, papel-toalha usado e serragem são os alimentos secos que você vai colocar na caixa do minhocário para garantir que o ar permaneça no sistema, prevenindo o mau cheiro.

Alimentos a evitar

De modo geral, as minhocas gostam de tudo o que se pode colocar em uma composteira. A diferença do minhocário para a composteira é que as minhocas aceleram o processo de compostagem.

Embora você possa colocar quase todos os restos de alimentos no seu minhocário, existem alguns tipos que devem ser evitados porque modificam o pH do húmus, prejudicando as minhocas e a qualidade do adubo.

São as frutas cítricas (como limão, laranja, tangerina e abacaxi), também cebola e alho, carnes, laticínios, gorduras, papel higiênico usado, fezes de animais domésticos e sobras de comida com excesso de sal.

Como abastecer o minhocário

A caixa da parte de cima do minhocário é onde vão estar as minhocas e a terra. Nessa caixa você vai colocando 1 parte de material úmido para 2 partes de material seco, sempre aos poucos para não sufocar as minhocas e matá-las. Vai remexer com um rastelo pequeno para misturar, cuidando para não machucar as minhocas.

Então você preenche com serragem ou palha por cima da terra para mantê-la úmida. Deixa a caixa lá, colocando mais restos de vez em quando, e as minhocas vão trabalhando. Isso deve acontecer durante 1 mês e meio a 2 meses.

Depois desse tempo, quando essa caixa estiver quase cheia de restos, você deve transferi-la para o meio, e trazer a segunda caixa, vazia, para cima para começar a enchê-la com restos também.

Quando fizer essa troca das caixas, coloque um pouco de matéria orgânica úmida da caixa de cima, que estava vazia, e tampe-a para ficar aquecida. Vai levar uns 30 dias para que as minhocas que estão na caixa de baixo percebam que tem comida fresca na caixa de cima e migrem através dos buraquinhos entre as caixas.

Então, depois dos 30 dias, quando as minhocas se mudarem da caixa de baixo para a caixa de cima, a caixa de baixo vai estar pronta com o seu húmus para ser usado nas plantas. Enquanto isso, mais húmus estará sendo feito na parte de cima, e o processo continua de forma sustentável.

O chorume

A terceira caixa, que fica na parte de baixo do minhocário, vai receber todo o líquido que for escorrendo durante o processo de decomposição dos alimentos. Esse líquido também é útil como adubo e como pesticida natural. Você pode usar para borrifar nas plantas, diluído em água.

Minhocário artesanal

Se você não encontrar ou não quiser comprar um minhocário pronto, veja no vídeo abaixo como construir o seu minhocário artesanal:

Desempregada começou a vender salgados e sofreu preconceito por ter animais em casa

Desempregada começou a vender salgados e sofreu preconceito por ter animais em casa

dicas para dormir bem no calor

7 Dicas para dormir bem no calor