em

11 Tipos de petiscos para comer com vinho

Opções deliciosas e muito práticas para quando quiser receber os amigos em uma noite descontraída, no verão ou no inverno.

dicas petiscos para comer com vinho
Crédito: Pixabay

No verão ou no inverno, fazer uma noite de queijos e vinhos é sempre uma boa pedida. Mas não são apenas os queijos que harmonizam com um bom vinho branco tinto, seco ou suave. Há muitas outras delícias bem práticas que pode colocar na tábua ou preparar para servir também. Confira as dicas de petiscos para comer com vinho.

Melhores petiscos para acompanhar vinho

A escolha dos petiscos para comer com vinho vai depender da ocasião e do clima. Se for servir pratos principais depois, faça escolhas de petiscos leves. Já se essa for a única opção, pode investir em petiscos que saciem mais.

Outra dica é quanto ao tipo de vinho. Se for servir carnes fortes, vinho tinto em temperatura ambiente. Se for servir alimentos frescos e leves, o branco geladinho é uma excelente escolha, assim como os rosés. Para os petiscos doces, vá de espumantes. Com essas dicas em mente, confira as sugestões e bom apetite.

1. Saladas

petiscos com vinho saladas cenoura
Crédito: Culinária Culturamix
petiscos com vinho tomates queijo
Crédito: A Casa Cheia

As saladas funcionam bem como petiscos para comer com vinho, mas procure acompanhar com pães e tortilhas para que tenha uma base onde colocá-las e para harmonizarem melhor com a bebida. Escolha temperos leves para não atrapalhar o paladar.

2. Vegetais

petiscos com vinho azeitonas

Crédito: Culinária Culturamix

petiscos com vinho vegetais
Crédito: Ideia Nutri

Outros vegetais que não façam parte das saladas também são bem-vindos, podendo ser crus, em forma de palitinhos crocantes para molhar em molhos caseiros. Também podem ser assados, grelhados ou cozidos no vapor para que fiquem macios e tostadinhos. Os em conserva também são ótimos, como as azeitonas, pepinos, palmitos e tomates.

3. Queijos

petiscos com vinho queijos brancos
Crédito: Culinária Culturamix
petiscos com vinho queijos variados
Crédito: Feito de Iridium

Não podem faltar variedades de queijos na hora de servir petiscos para comer com vinho. Se possível, escolha pelo menos cinco tipos, entre os que possuem sabores e texturas bem variadas.

4. Embutidos

petiscos com vinho embutidos
Crédito: Guia da Semana
petiscos com vinho presunto
Crédito: Culinária Culturamix

Quando fala-se em petiscos para comer com vinho ou com qualquer outra bebida, os embutidos são a primeira opção que vêm à mente. Aqui entram presuntos, linguiças, salsichas, bacon, mortadelas e afins.

5. Pães e massas

petiscos com vinho pão
Crédito: Guia da Semana
petiscos com vinho pizza
Crédito: Guia da Semana

Essa opção não pode faltar porque o pão pode servir de base para diversos outros petiscos, como os queijos, os frios e as saladas. Também pode preparar bruschettas, que são fatias de pão francês com tomates picadinhos e temperados ao forno, e pizzas variadas, com massa bem fina, cortadas em pequenos pedaços.

Comidas que combinam com vinho

1. Frutos do mar

petiscos com vinho camarão
Crédito: Guia da Semana
petiscos com vinho mexilhões
Crédito: Culinária Culturamix

Os frutos do mar ficam uma delícia com vinho branco, que é leve, deixando ressaltar o sabor do mar nos alimentos, como é o caso do espetinho de camarão, anéis de lula, ostras, mexilhões e o que mais gostar.

2. Peixes

petiscos com vinho iscas de peixe
Crédito: Guia da Semana
petiscos com vinho bolinho
Crédito: Guia da Semana

No caso de petiscos para comer com vinho, uma das melhores formas de servir peixe é em pequenas porções fritas, como as iscas de peixe, ou croquetes assados, como os bolinhos de bacalhau.

3. Carnes brancas

petisco com vinho porco
Crédito: Cozinha Vibrante
petisco com vinho frango
Crédito: Comidas de Boteco

Carne de aves, peru e porco entram nas opções de petiscos para comer com vinho branco, mas as defumadas também combinam com vinho tinto. Escolha os grelhados e assados para que o sabor fique mais evidente e a carne mais suculenta.

4. Carnes vermelhas

petiscos com vinho carne vermelha
Crédito: Culinária Culturamix
petiscos com vinho carne bovina
Crédito: Culinária Culturamix

Para servir carnes vermelhas como petisco para comer com vinho, escolha cortes nobres, que sejam bem fáceis de cortar e de preparar. Corte em pequenos pedaços e sirva com vinho tinto. São ideais para o inverno.

5. Carnes caça

petisco com vinho carne caça
Crédito: Grand Cru
petisco com vinho caça
Crédito: Grand Cru

As carnes de caça são ideais para épocas mais frias e para acompanhar vinho tinto, pois são fortes e precisam estar bem quentes. Faça-as apenas na hora de servir e pode acompanhar com queijo derretido.

6. Sobremesas

petiscos com vinho brigadeiros
Crédito: Guia da Semana
petiscos com vinho churros
Crédito: Guia da Semana

Depois de saborear algumas opções salgadas de petiscos para comer com vinho, bate aquela vontade de comer um doce. Você pode preparar opções bem práticas e fáceis, como brigadeiros clássicos, chocolates e mini churros com coberturas variadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0

Comentários

comentários

sobre tipos de vinho

Conheça os tipos de vinho para acertar na hora de escolher

sucos para emagrecer

10 Receitas de sucos para emagrecer