em

Pés descascando: o que pode ser?

Quando a pele dos pés descasca, é o corpo enviando um sinal de alerta. Veja quais são as principais causas desse problema
pés descascando
Crédito: Freepik

A descamação da pele, em qualquer parte do corpo, ocorre quando falta hidratação. E não apenas isso, pois também pode ser sintoma de algum problema de pele específico. No caso de ter os pés descascando, há doenças que causam esse sintoma, mas nem sempre trata-se de algo preocupante, bastando cuidar melhor dessa parte do corpo.

Causas da descamação nos pés

causas dos pés descascando
Crédito: Freepik

Com o passar dos anos, você percebe que o calcanhar fica com a pele mais grossa, às vezes com rachaduras e descamação. Essa é uma reação natural da pele, que fica mais resistente ao ambiente que é exposta, bastando tratar com cremes hidratantes e esfoliação.

Já se você notar a pele soltando na parte do peito, sola ou entre os dedos, a causa pode ser outra. Fique atento aos demais sintomas que aparecem simultaneamente à descamação.

1. Fungos

Os fungos são micro-organismos que estão por toda parte. Eles podem se instalar e desenvolver nos seus pés de várias formas.

Por ficar descalço no piso de uma área úmida, ficar em contato direto com a terra ou areia, usar sapatos fechados por longas horas ou por não secar muito bem os pés antes de calçar meias.

Eles gostam de um ambiente quente e úmido, então vão se proliferar, causando descamação e coceira. Um dos tipos mais comuns é a micose, que também pode deixar a pele avermelhada, com as unhas esfarelando e ocas.

2. Desidratação

Será que você está bebendo água o suficiente ao longo do dia? A desidratação tem muitos outros sintomas, como boca seca, perda de peso, fraqueza, mas também afeta a pele, podendo deixar os pés descascando. Fique atento a todos os sintomas para explicar ao médico e ter um diagnóstico preciso.

3. Dermatite de contato

Algumas pessoas só descobrem uma reação alérgica na pele ao entrarem em contato com determinadas substâncias ou tecidos que causam coceira, vermelhidão e descamação. Por isso é o problema é chamado de dermatite de contato ou também de eczema. Se notar os pés descascando após usar determinada meia ou calçado, pode desconfiar do material que encostou na sua pele. Talvez seu organismo seja sensível a ele.

4. Psoríase

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a psoríase é uma doença crônica, não contagiosa e bastante comum. Entre os sintomas estão as manchas com escamas secas e esbranquiçadas, pele ressecada e rachada, coceira, queimação, dor e mudança no aspecto das unhas. Então, essa também pode ser uma causa.

5. Disidrose

A disidrose é uma doença que causa pequenas bolhas, parecendo grãos de sagu, nas mãos e nos pés. Essas bolhas têm líquido dentro e causam muita coceira e dor. As causas são variadas, mas quando começam a surgir descamações da pele é sinal de que o quadro está mais grave, então necessita de tratamento imediato.

Como tratar?

tratamento para pés descascando
Crédito: RawPixel

O tratamento é muito variado. Se for por causa de alguma doença, somente o médico vai poder dizer como tratar.

Se perceber que não tem nenhum sintoma, apenas o ressecamento, especialmente na sola dos pés, pode tratar deixando os pés de molho em uma bacia de água quente à noite, durante uma meia hora.

Depois, passe uma lixa para pés, sem fazer muita força, apenas para remover as células mortas. Enxágue os pés na água morna, seque-os muito bem e aplique um creme ou óleo hidratante.

Faça isso algumas vezes por semana e observe o resultado. Esse é um cuidado que deve manter sempre, em especial no verão quando usa mais sapatos abertos.

Que médico procurar e quando?

O médico que vai poder responder qual é a causa de ter os pés descascando é o dermatologista. Quando perceber que seus pés estão com uma descamação anormal, também apresentando coceira, vermelhidão ou outro sintoma, deve ir ao médico. Evite os tratamentos caseiros, em especial se costuma ter alergias, pois os sintomas podem piorar.

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
patê de atum
7 Receitas de patê de atum para entradas e petiscos
patê de frango
8 Receitas de patê de frango