em

Os perigos do micro-ondas

Hoje em dia, as pessoas consomem alimentos industrialmente transformados e manipulados por ação do calor. É o caso dos alimentos submetidos ao calor emitido pelo micro-ondas.

É verdade que esse aparelho é muito prático, porque você pode cozinhar com ele e pode esquentar os alimentos em uma questão de minutos, mas fique sabendo que ele é um constrangimento para a sua saúde e para os próprios alimentos. Tudo o que você coloca no micro-ondas sofre alterações e perde a sua composição original.

Existem muitas pessoas contra o uso desse aparelho, principalmente pessoas que pesquisaram e estudaram sobre essa questão.

Com base em um estudo de Raum & Zelt, publicado em 1992, as ondas de calor artificiais do micro-ondas e dos fornos provocam muitas alterações nas moléculas dos alimentos. Essas moléculas se tornam anormais e por isso são prejudiciais ao organismo.

Num outro estudo publicado em 2003, na Espanha, se provou que as frutas e os legumes cozinhados em um micro-ondas perdem 97 % de componentes benéficas que ajudam a evitar doenças coronárias (depósitos de gordura nas células).

Já o suiço Hans Ulrich e o doutor Bernard H. Blanc realizaram um estudo, em 1991, e mostraram que esquentar os alimentos no micro-ondas aumenta o risco de doenças, ao contrário do cozimento tradicional no fogão.

Em um livro da dra. Lita Lee, ela explicou também que as radiações emitidas pelo aparelho são prejudiciais na saúde e que colocam em perigo os alimentos, tornando eles cancerígenos e tóxicos para o organismo. Esses malefícios são comprovados através de análises de sangue aos consumidores que utilizam o aparelho.

Após algumas pesquisas e testes, desses e de outros investigadores, veja o que acontece aos alimentos depois de eles serem esquentados no micro-ondas:

  • Nas carnes cozinhadas nesse aparelho, houve a produção de d-nitrosodienthanolaminas (carcinógeno que estimula o aparecimento de câncer no organismo);
  • A galactose e os glicosídeos das frutas descongeladas no micro-ondas foram transformadas em agentes cancerígenos;
  • Os cereais e o leite perderam aminoácidos, que se transformaram em agentes cancerígenos;
  • A exposição de vegetais congelados, cozidos ou crus a aparelho, levou à conversão dos seus alcaloides em substâncias cancerígenas;
  • Todos os alimentos perderam vitaminas do complexo B, C, E, minerais e outros nutrientes vitais – perda da biodisponiblidade;
  • As ondas de calor provocaram danos nas componentes dos vegetais, como é o caso dos glicosídeos, galactosídeos e alcaloides.

Confira aqui todos os malefícios do uso do micro-ondas.

1. Os alimentos perdem muito do seu valor nutricional;

2. As ondas de calor refletidas podem provocar câncer de intestino e de estômago;

3. Os consumidores ficam suscetíveis a ter distúrbios no aparelho digestivo;

4. Aumenta a formação de células cancerígenas no sangue;

5. Alteração da estrutura molecular dos alimentos;

6. Perda de minerais, vitaminas e de outros nutrientes vitais dos alimentos (perda de 60 a 90% desses conteúdos);

7. As carnes perdem o seu valor nutricional;

8. O organismo perde a capacidade de utilizar os benefícios dos alimentos (vitaminas do complexo B, vitamina E, vitamina C, lipotrópicos e minerais);

9. Baixa a resposta do sistema imunológico, provocando distúrbios linfáticos que não conseguem bloquear o aparecimento de alguns tipos de câncer;

10. Diminuição do processo de integração metabólica de glicosídeos, nitrilosides, galatosídeos e alcaloides.

O que achou da notícia?

Compartilhe essa dica!

95 Comments

Leave a Reply
  1. Bobagem do início ao fim. Sou formado em eletrônica e sou também biólogo. A única coisa que o forno faz é aquecer o alimento, usando um modo diferente de agitar as moléculas. O forno convencional usa a irradiação do calor da chama do gás ou de uma resistência elétrica. O forno de micro-ondas usa ondas elétricas de frequência super alta para a mesma finalidade: agitar as moléculas dos alimentos através do atrito entre elas. Portanto não existe absolutamente nenhuma alteração na composição dos alimentos ou dos nutrientes. Não existe também nenhuma “criação” de substâncias cancerígenas. É absolutamente impossível saber, mesmo um laboratórios especiais., se uma substância foi aquecida no fogo ou em um micro-ondas pois não há nenhuma alteração na composição ou estrutura. Portanto não acreditem nesta bobagem e podem continuar usando seus fornos sem medo.

  2. A reportagem parece equivocada. Fala dos males em aquecer os alimentos, porém só se diz dos malefícios ao cozinhar como exemplos. Afinal, aquecer faz mal também ou é tudo?

  3. Se é tão prejudicial à saúde, porque permitem a fabricação e comercialização do produto? É mesma coisa o cigarro, o álcool, e muitos outros produtos semelhantes e cancerígenos, é um pouco contraditório e confuso, vocês não acham?

  4. Se isso tudo é verdade, por que há a livre comercialização se causa tanto mal à saúde das pessoas? Não passa pelo controle de qualidade? Não é possível que autoridades responsáveis por isso, permitiriam tal desatino?

  5. O meu queimou a uma semana nossa como faz falta kkk hj tudo industrializado tudo com muita química o agrotóxico Então morremos por isto ou aquilo e vou continuar com meu micro-ondas kk

  6. Des de quando o comércio e os fabricantes estão preocupados com os seres humanos, só uma coisa se eles se preocupasse eles não venderia o Leite com soda cáustica sabendo que os maiores consumidores são as crianças e outras e outras coisas ,,,,,,,pare e pense

  7. Não vivo sem forno de micro-ondas.Comprei um logo que surgiu no mercado, há vinte anos, se não me falha a memória. Já comprei o terceiro aparelho.Faço arroz,legumes, esquento alimentos e até água para fazer chá.Pessoas que trabalham e chegam tarde em casa, se beneficiam do aparelho, bem mais seguro que um fogão a gás.Se o forno é tão prejudicial à saúde das pessoas, porque permitem e fabricação e comercialização do produto?Matéria alarmista.Bem…se fizesse tão mal, eu já estaria morta. Fazer o quê? Só pude ler agora!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0

Comentários

comentários

10 formas eficazes e naturais de curar aftas

Como se livrar do calcanhar rachado com receitas caseiras