Os perigos do micro-ondas

Hoje em dia, as pessoas consomem alimentos industrialmente transformados e manipulados por ação do calor. É o caso dos alimentos submetidos ao calor emitido pelo micro-ondas.

Publicidade

É verdade que esse aparelho é muito prático, porque você pode cozinhar com ele e pode esquentar os alimentos em uma questão de minutos, mas fique sabendo que ele é um constrangimento para a sua saúde e para os próprios alimentos. Tudo o que você coloca no micro-ondas sofre alterações e perde a sua composição original.

Existem muitas pessoas contra o uso desse aparelho, principalmente pessoas que pesquisaram e estudaram sobre essa questão.

Com base em um estudo de Raum & Zelt, publicado em 1992, as ondas de calor artificiais do micro-ondas e dos fornos provocam muitas alterações nas moléculas dos alimentos. Essas moléculas se tornam anormais e por isso são prejudiciais ao organismo.

Num outro estudo publicado em 2003, na Espanha, se provou que as frutas e os legumes cozinhados em um micro-ondas perdem 97 % de componentes benéficas que ajudam a evitar doenças coronárias (depósitos de gordura nas células).

Publicidade

Já o suiço Hans Ulrich e o doutor Bernard H. Blanc realizaram um estudo, em 1991, e mostraram que esquentar os alimentos no micro-ondas aumenta o risco de doenças, ao contrário do cozimento tradicional no fogão.

Em um livro da dra. Lita Lee, ela explicou também que as radiações emitidas pelo aparelho são prejudiciais na saúde e que colocam em perigo os alimentos, tornando eles cancerígenos e tóxicos para o organismo. Esses malefícios são comprovados através de análises de sangue aos consumidores que utilizam o aparelho.

Após algumas pesquisas e testes, desses e de outros investigadores, veja o que acontece aos alimentos depois de eles serem esquentados no micro-ondas:

  • Nas carnes cozinhadas nesse aparelho, houve a produção de d-nitrosodienthanolaminas (carcinógeno que estimula o aparecimento de câncer no organismo);
  • A galactose e os glicosídeos das frutas descongeladas no micro-ondas foram transformadas em agentes cancerígenos;
  • Os cereais e o leite perderam aminoácidos, que se transformaram em agentes cancerígenos;
  • A exposição de vegetais congelados, cozidos ou crus a aparelho, levou à conversão dos seus alcaloides em substâncias cancerígenas;
  • Todos os alimentos perderam vitaminas do complexo B, C, E, minerais e outros nutrientes vitais – perda da biodisponiblidade;
  • As ondas de calor provocaram danos nas componentes dos vegetais, como é o caso dos glicosídeos, galactosídeos e alcaloides.

Confira aqui todos os malefícios do uso do micro-ondas.

1. Os alimentos perdem muito do seu valor nutricional;

2. As ondas de calor refletidas podem provocar câncer de intestino e de estômago;

Publicidade

3. Os consumidores ficam suscetíveis a ter distúrbios no aparelho digestivo;

4. Aumenta a formação de células cancerígenas no sangue;

5. Alteração da estrutura molecular dos alimentos;

6. Perda de minerais, vitaminas e de outros nutrientes vitais dos alimentos (perda de 60 a 90% desses conteúdos);

7. As carnes perdem o seu valor nutricional;

8. O organismo perde a capacidade de utilizar os benefícios dos alimentos (vitaminas do complexo B, vitamina E, vitamina C, lipotrópicos e minerais);

Publicidade

9. Baixa a resposta do sistema imunológico, provocando distúrbios linfáticos que não conseguem bloquear o aparecimento de alguns tipos de câncer;

10. Diminuição do processo de integração metabólica de glicosídeos, nitrilosides, galatosídeos e alcaloides.

micro-ondas

O que achou da notícia?

Compartilhe essa dica!

PODE GOSTAR TAMBÉM