Menu

Pergolado coberto: vantagens e modelos para escolher

Coisa linda é ter um pergolado coberto em casa para aproveitar nos momentos de lazer. Mas qual cobertura escolher?

Crédito: Freepik

Publicidade

A estrutura do pergolado tem a principal característica de ser vazada, tanto nas laterais quanto na parte superior. Assim, o pergolado não tem telhado, a menos que você queira fazer um pergolado coberto.

Os materiais de construção principais de um pergolado variam entre ferro, madeira e concreto, e podem ser complementados com uma cobertura de bambu, palha, policarbonato e outros materiais que você vai ver agora.

Pergolado coberto com sombrite

 

O sombrite é uma tela feita de polietileno de alta densidade, muito usado para pergolados que abrigam jardins protegidos e hortas.

Algumas plantas são mais sensíveis ao sol e, por isso, é ótimo mantê-las protegidas embaixo de um pergolado coberto com sombrite, que permite a passagem de luz do sol filtrada e de ventilação.

Publicidade

Mas, nada impede de usar essa cobertura em áreas de lazer para fazer sombra, sabendo que da chuva ela não protege.

Com lona retrátil

Esse é um modelo de cobertura para pergolado ideal para quem quer um visual moderno e que pode ter sombra ou sol quando quiser. A lona retrátil costuma ser branca e pode ser aberta ou fechada, manualmente ou por controle, dependendo do modelo e do quanto você quer investir.

Com bambu ou palha

As coberturas de pergolado feitas nesse material são muito usadas em projetos rústicos para trazer um visual de campo, em harmonia com a natureza.

Os bambus ou as palhas podem ser usados só para fazer sombra, deixando um pouco de sol e vento passarem pelas frestas, ou podem receber uma proteção extra de outra cobertura transparente e mais resistente que protege das chuvas e ventos, como outros modelos que verá adiante.

Publicidade

Pergolado coberto com plantas naturais

Outra ideia bem interessante para complementar sua cobertura natural de bambu ou de palha é usar plantas para recobrirem e decorarem o pergolado.

Claro, essa é uma ideia mais decorativa, que exige paciência até as plantas trepadeiras crescerem e preencherem a cobertura do pergolado. Elas trazem sombra, perfume e frescor, mas não protegem das chuvas e ventos.

Cobertura de pergolado com telhas transparentes ou metálicas

As telhas transparentes unitárias, de tamanho pequeno, podem não ser a melhor escolha, já que existem modelos que trazem uma peça em tamanho maior, mais econômica.

Publicidade

Os modelos transparentes têm a vantagem da passagem de luz, enquanto os modelos de metal fazem sombra. A desvantagem é que as telhas de metal absorvem mais calor, então, veja bem qual é a finalidade do pergolado antes de usar esse tipo de cobertura.

Policarbonato transparente

Esse material é um dos mais usados para cobertura de pergolado quando não se quer pagar tão caro nem correr o risco de quebrar, como no caso do vidro. O policarbonato pode ser transparente para deixar a luz do dia entrar, é mais barato que o vidro e bem resistente também.

Pergolado coberto com vidro

O vidro vem por último, mas é uma opção igualmente desejada na hora de planejar um pergolado coberto. No entanto, é um material mais caro, já que o vidro precisa ser temperado, bem resistente a chuvas fortes e pancadas que podem acontecer durante um vendaval, por exemplo. Que fica lindo e moderno, não dá pra negar.

Publicidade

Veja também: Pergolado de ferro: como é feito e modelos para se inspirar

Imagens ilustrativas de reprodução da internet

Sair da versão mobile