Pergolado coberto
Crédito: Freepik
em

Pergolado coberto: vantagens e modelos para escolher

Coisa linda é ter um pergolado coberto em casa para aproveitar nos momentos de lazer. Mas qual cobertura escolher?

Publicidade

A estrutura do pergolado tem a principal característica de ser vazada, tanto nas laterais quanto na parte superior. Assim, o pergolado não tem telhado, a menos que você queira fazer um pergolado coberto.

Os materiais de construção principais de um pergolado variam entre ferro, madeira e concreto, e podem ser complementados com uma cobertura de bambu, palha, policarbonato e outros materiais que você vai ver agora.

Pergolado coberto com sombrite

pergolado coberto sombrite

 

Publicidade

O sombrite é uma tela feita de polietileno de alta densidade, muito usado para pergolados que abrigam jardins protegidos e hortas.

Algumas plantas são mais sensíveis ao sol e, por isso, é ótimo mantê-las protegidas embaixo de um pergolado coberto com sombrite, que permite a passagem de luz do sol filtrada e de ventilação.

Mas, nada impede de usar essa cobertura em áreas de lazer para fazer sombra, sabendo que da chuva ela não protege.

Publicidade

Com lona retrátil

pergolado coberto retrátil

Esse é um modelo de cobertura para pergolado ideal para quem quer um visual moderno e que pode ter sombra ou sol quando quiser. A lona retrátil costuma ser branca e pode ser aberta ou fechada, manualmente ou por controle, dependendo do modelo e do quanto você quer investir.

Com bambu ou palha

pergolado coberto palha

Publicidade

As coberturas de pergolado feitas nesse material são muito usadas em projetos rústicos para trazer um visual de campo, em harmonia com a natureza.

Os bambus ou as palhas podem ser usados só para fazer sombra, deixando um pouco de sol e vento passarem pelas frestas, ou podem receber uma proteção extra de outra cobertura transparente e mais resistente que protege das chuvas e ventos, como outros modelos que verá adiante.

Pergolado coberto com plantas naturais

Publicidade

Outra ideia bem interessante para complementar sua cobertura natural de bambu ou de palha é usar plantas para recobrirem e decorarem o pergolado.

Claro, essa é uma ideia mais decorativa, que exige paciência até as plantas trepadeiras crescerem e preencherem a cobertura do pergolado. Elas trazem sombra, perfume e frescor, mas não protegem das chuvas e ventos.

Cobertura de pergolado com telhas transparentes ou metálicas

pergolado coberto metálico

Publicidade

As telhas transparentes unitárias, de tamanho pequeno, podem não ser a melhor escolha, já que existem modelos que trazem uma peça em tamanho maior, mais econômica.

Os modelos transparentes têm a vantagem da passagem de luz, enquanto os modelos de metal fazem sombra. A desvantagem é que as telhas de metal absorvem mais calor, então, veja bem qual é a finalidade do pergolado antes de usar esse tipo de cobertura.

Policarbonato transparente

Publicidade

Esse material é um dos mais usados para cobertura de pergolado quando não se quer pagar tão caro nem correr o risco de quebrar, como no caso do vidro. O policarbonato pode ser transparente para deixar a luz do dia entrar, é mais barato que o vidro e bem resistente também.

Pergolado coberto com vidro

O vidro vem por último, mas é uma opção igualmente desejada na hora de planejar um pergolado coberto. No entanto, é um material mais caro, já que o vidro precisa ser temperado, bem resistente a chuvas fortes e pancadas que podem acontecer durante um vendaval, por exemplo. Que fica lindo e moderno, não dá pra negar.

Publicidade

Veja também: Pergolado de ferro: como é feito e modelos para se inspirar

Imagens ilustrativas de reprodução da internet

microchip

Empresa sueca lança microchip para gravar o passaporte vacinal

Manteiga de maconha

Manteiga de maconha: saiba o que é e aprenda a receita