Será quer realmente perdoar faz bem para o coração? Entenda como se dá essa delicada relação e quais são os benefícios para a saúde. Claro que, tudo com base em estudos científicos realizados ao redor do globo, com link para você aprofundar.
Perdoar faz bem para o coração?
Certamente o perdão faz bem para o coração, e está se falando do órgão mesmo. Mas seus benefícios vão muito além disso. Quando você perdoa, além melhorar a saúde cardíaca, ajuda também a ter uma maior longevidade. Também faz com que consiga relaxar, dormir melhor e ter uma saúde mental mais apurada.
Diminui a pressão arterial
Por outro lado, o segundo estudo mostra que “o perdão foi associado a níveis mais baixos de pressão arterial e frequência cardíaca”. Para chegar a esse resultado, foram entrevistadas 108 pessoas, de ambos os sexos, com ilustração de casos e coleta de dados de saúde. Ao final, viram que perdoar reduzia “a carga alostática associada à traição e ao conflito, e indiretamente através da redução do estresse percebido”.
Promove maior longevidade
Perdoar faz bem para o coração, isso é fato. Mas isso interfere também em outros aspectos da vida. De acordo com um estudo publicado na revista científica Journal of Behavioral Medicine, as pessoas que perdoam incondicionalmente têm uma maior longevidade do que aquelas que só pedem desculpas depois, se o fizerem.
De acordo com o estudo, o ato de perdoar pode melhorar a expectativa de vida, reduzindo a “depressão, desesperança e estresse,construindo resistência e modulando a homeostase psicofisiológica”. Em outras palavras, ajuda a evitar a mortalidade, sendo sugerido também que possa estar relacionado à imunidade, através de processos psicofisiológicos.
Proporciona noites bem dormidas
Além de garantir mais energia durante o dia, perdoar vai te fazer dormir melhor à noite também. E não, nada tem a ver com pensamentos se remoendo ou coisa assim. A explicação está em um estudo que mostrou que, entre os pontos analisados, o perdão está estritamente relacionado a uma melhor condição física. Entre os fatores, eles observaram os sintomas físicos, quantidade de medicamentos, qualidade do sono e fadiga.
Garante saúde mental
Outra pesquisa permite observar a correlação entre estresse e perdão, além de como ambos acabam refletindo na saúde do corpo. Para isso, eles avaliaram 148 pessoas, todos jovens adultos, em que a maioria não tem filhos, nem parceiros conjugais estáveis. Em laboratório, foram aplicados questionários para avaliar o nível de perdão e a saúde mental.
O resultado foi surpreendente! Aqueles que sofriam maiores cargas de estresse eram exatamente os que não tinham facilidade para perdoar. Além da saúde mental, isso também afetava a saúde física como um todo. Por outro lado, aqueles tinham maior facilidade em perdoar, obtiveram maiores escores nos testes de saúde mental.
Se a ciência está comprovando o que você sempre soube, que tal dar uma chance ao seu próprio coração e aprender a perdoar mais e superar uma traição? Isso vai deixar seu dia a dia melhor e ainda garantir muitos outros anos para aproveitar a vida, incluindo o seu melhor e também aquelas que se pode contornar com uma boa xícara de café com a amiga.

