A pele escurecida tem relação com diabetes
Crédito: Freepik

A pele escurecida tem relação com diabetes? Veja como identificar

Esse é um sintoma de alerta para consultar o médico e repensar seus hábitos de vida

Publicidade

Acantose nigricans é o nome que se dá ao processo de escurecimento da pele em regiões como pescoço, axilas, cotovelos, atrás dos joelhos e nas articulações dos dedos.

Esse escurecimento se parece com manchas de sujeira, como nas crianças depois de um dia brincando na rua ou de um operário que lida com fumaça e poeira. Mas não se trata de sujeira. A acantose nigricans pode ser um sinal de pré-diabetes.

Crédito: Rose Pharmacy

Além da aparência mais escurecida do que o tom normal da pele, também é possível notar que a pele fica com uma textura aveludada. Esse é um sinal de que a pessoa está com excesso de insulina no sangue, ou seja, diabetes.

Se for mesmo um caso de diabetes, também é comum a pessoa ter outros sintomas, como muita sede, muita vontade de fazer xixi, muito apetite, visão embaçada e fadiga constante, sem motivo aparente.

Publicidade

Outras causas para a pele com manchas escurecidas

As manchas escurecidas na pele nem sempre são causadas pelo diabetes. Também podem ocorrer por causa de problemas hormonais, síndrome metabólica e síndrome dos ovários policísticos. Em todos os casos é muito importante consultar um médico para fazer exames, pois todas essas doenças são preocupantes e necessitam de tratamento.

PODE GOSTAR TAMBÉM