em

10 Receitas de patê de ricota fáceis e deliciosas

Um bom patê pode mudar a cara daquele jantar ou lanche de sempre

Crédito: Freepik

O patê de ricota é um coringa que pode ser usado em qualquer ocasião, combinando com muitas coisas. Além disso, é geralmente fácil de preparar, barato e não exige muitos ingredientes complexos. Você também pode fazer diversos tipos, como o de presunto ou azeitona, mas sem dúvidas, o de ricota tem seu espaço já conquistado.

A ricota é um queijo fresco, com pouca gordura e textura mais granulosa, rica em proteína e cálcio. Ela tem também ferro, cobalamina e magnésio. Além disso, é rica em vitaminas como a A, D, C e B6, ajudando o corpo a ficar mais saudável e nutrido.

Veja também: receitas de patê de atum

Como fazer patê de ricota

Existem muitas formas de fazer patê de ricota em casa, para todos os gostos. Nessa lista, você vai encontrar desde a versão tradicional, até outras mais elaboradas como a com outros queijos, com azeitona ou a picante. Anote a sua favorita e mãos a obra!

Veja também: receitas de pão caseiro

1. Com tempero de alho

patê de ricota com alho
Crédito: Blog da Mimis

Se você quer encontrar uma receita light, deliciosa e testada, esse é o lugar certo. Isso porque a versão da Mimis é básica, mas com um plus: o alho. Ele dá aquele toque especial e deixa a receita mais que perfeita. Para preparar, vai precisar somente de ricota fresca, água, azeite de oliva extravirgem, alho desidratado, orégano e sal.

Perfeito para a dieta: patê com alho

2. Com provolone

patê de ricota com provolone
Crédito: Comida e Receitas

A receita com provolone é simplesmente perfeita! Além da textura da ricota, você vai encontrar os fios de provolone, ralados no ralo grosso, que dão o charme final. Finalmente, não poderia faltar a cebolinha verde picada para dar aquele sabor e acabamento ao prato. Os ingredientes necessários são a ricota, provolone, cebolinha e maionese, simples assim!

Para fazer em casa: receita com provolone

3. Com dill e alho

patê de ricota com dill e alho
Crédito: Sabores de Israel

Para uma receita mais sofisticada e delicada, que tal experimentar essa com dill e alho? Para esclarecer, o dill também é conhecido como endro e é um tempero mais fácil de se encontrar desidratado. Ele lembra um pouco a erva-doce, porém é mais picante, um sabor único! Associado ao alho, fica perfeito para uma noite de vinhos. Para preparar, precisa de ricota, dill, alho, cream cheese e creme de leite.

Uma receita para aqueles dias especiais: patê com dill e alho

4. Com cebolinha

patê de ricota com cebolinha
Crédito: Receitas Nestlé

Já se a sua cozinha é mais voltada para as comidinhas do dia a dia, como o tempero da vovó, essa é uma ótima opção. Além de a cebolinha verde poder ser encontrada em qualquer mercado ou feira, ela também dá aquele sabor especial a qualquer patê. Para o preparo, você vai precisar de creme de leite, creme de cebola, ricota e cebolinha verde picada.

Não perca essa receita: patê com cebolinha

5. Tomate seco e manjericão

patê de ricota com tomate seco
Crédito: Tudo Gostoso

Essa receita conta com a combinação mais que perfeita de tomate seco e manjericão, sendo certamente rica em sabores e aromas. Colorido, da mesma forma que tem um tom avermelhado, fica também salpicado de verde. Certamente esse patê vai render suspiros e muitos elogios. Reserve a ricota, tomate seco, manjericão fresco e sal para preparar. Se quiser dar uma maior cremosidade, use um pouquinho do óleo do tomate seco.

Veja a receita completa: com tomate seco e manjericão

6. Com cebola caramelizada

patê de ricota com cebola caramelizada
Crédito: Terra

Em primeiro lugar, essa é uma versão mais complexa para se preparar, no entanto, tem um sabor surpreendente e especial. Acima de tudo, é perfeita para servir em festas voltadas para um público mais adulto, acompanhada de torradas finas, pão italiano e um belo vinho tinto. Para o preparo, vai precisar de ricota, cebola, azeite de oliva, mel ou açúcar mascavo, pimenta do reino, maionese, azeitonas, tomate seco e cheiro verde.

Para aquela reunião de amigos: passo a passo completo

7. Com manjericão

patê de ricota com manjericão
Crédito: Manga com Pimenta

Da mesma forma que é uma receita simples, é também muito saborosa e prática para fazer. Além disso, precisa de poucos ingredientes e fica pronta rapidinho, porém vale a pena fazer com antecedência, para que o sabor se propague em todo o queijo. O mais importante é procurar seguir a receita a risca, incluindo a temperatura do leite. Para o preparo, separe a ricota, leite, azeite, sal e manjericão fresco.

Vá para a receita completa: patê com manjericão

8. Com nozes

patê de ricota com nozes
Crédito: Receitas Nestlé

Para um sabor mais suave e levemente adocicado, experimente fazer a receita de patê de ricota com nozes. Além de combinar perfeitamente com torradas e queijos como o camembert, pode ser adiciona alguma geleia de frutas da estação ou até mesmo compotas, por exemplo. Para o preparo, poucos ingredientes: creme de leite, ricota, nozes e sal.

Separe os ingredientes: receita com nozes

9. Com ervas frescas

patê de ricota com ervas frescas
Crédito: Saboreando por Aí

Mais sofisticada e para paladares mais exigentes, essa receita feita com manjericão, hortelã, tomilho e salsinha fica suave e aromática. Perfeita para usar em baguetes, crostinis, torradas ou até em uma bruschetta bem elaborada, para fazer a entrada do seu jantar. Precisa de ricota, ervas frescas, leite, limão, sal e pimenta do reino moída na hora.

Deixe sua entrada ainda melhor: patê com ervas frescas

10. Versão Dukan

patê de ricota versão dukan
Crédito: Sabor e Cor

Quem admira a dieta Dukan também pode aproveitar suas receitas, mesmo que não siga à risca. Essa é uma receita versátil, sendo utilizada em todas as fases da mesma, sendo bem leve e saborosa. A versão apresentada aqui é mais picante, mas a pimenta é opcional. Para o preparo, reserve o iogurte, requeijão light, ricota, salsinha, orégano, sal e pimenta calabresa.

Para não sair da dieta: patê Dukan

sinais que seu cachorro está doente

10 sinais que seu cachorro está doente e você precisa tomar providências

quibe vegetariano

Quibe vegetariano: 8 receitas para servir em almoços e jantares