em

Como parar o soluço: 15 dicas

Conheça essas dicas práticas e que podem ser feitas em qualquer lugar para acabar com esse incômodo
como parar soluço
Crédito: Freepik

Se você costuma ter soluços com frequência, já deve ter passado por muitas situações embaraçosas, não é? Infelizmente, o soluço possui essa característica incômoda. Então, confira agora algumas dicas para parar o soluço.

15 Dicas para parar o soluço

Existe um músculo chamado diafragma que é um dos responsáveis pela respiração. O soluço nada mais é que um espasmo desse músculo, que desregula a respiração e resulta naquele barulho típico.

Para acabar com esse problema, existem algumas técnicas. Hoje, você conhecerá 15 dicas, tradicionais ou inovadoras, para parar o soluço e se livrar desse constrangimento.

1. Susto

Com a liberação da adrenalina, o diafragma volta ao seu funcionamento normal. Isso funciona com a momentânea variação brusca da respiração. Quem tiver problemas cardíacos não pode usar esse método, pois pode resultar em uma fatalidade.

2. Com um palito de picolé

Passe um palito de picolé previamente desinfetado no céu da boca. Isso fará com que você sinta cócegas e refletirá no funcionamento do músculo, que recupera o ritmo.

3. Espirrar

Um espirro pode ser o suficiente para ajudar na retomada do funcionamento normal do diafragma. Cuidado com algumas técnicas que você ouve por aí para espirrar, como cheirar pimenta-do-reino. Faça essa técnica com cuidado.

4. Gargarejar

Para essa técnica, use um pouco de água fria e faça um gargarejo. Assim dará uma nova tarefa ao músculo que envolve a glote e ele se verá “forçado” a parar de soluçar.

5. Segurar a respiração por segundos

Essa técnica é bastante tradicional e é uma das mais eficazes para combater os soluços. Ao prender a respiração, logo o organismo ficará “preocupado” em resolver o problema da falta de oxigênio e regulará os espasmos do diafragma.

6. Comer açúcar

Coma 1 colher de chá de açúcar. O intenso sabor doce irá fazer o seu cérebro trabalhar para metabolizar este açúcar e a respiração voltará ao normal.

7. Chupar limão

Essa técnica possui o mesmo princípio da técnica anterior, pois o sabor azedo do limão irá estimular alguns músculos que logo farão o diafragma acabar com soluços.

8. Beber água

Essa já pode ser considerada uma das técnicas mais antigas e, por consequência, tradicionais para parar o soluço. Porém, algumas pessoas a consideram superstição, o que é um erro bem comum.

Considerar beber água como superstição é um erro bastante primário, pois essa técnica acaba com o soluço, por meio do controle da respiração e espasmos. Isso é explicado pelo fato de ser impossível respirar enquanto se bebe água.

9. Colocar os dedos nos ouvidos

O ato de colocar levemente os dedos nos ouvidos faz com que os espasmos do diafragma sejam diretamente controlados. Isso porque as ramificações do nervo vago, que perpassa o diafragma, também se estendem até o sistema auditivo.

10. Esticar a língua

Projete a sua língua para fora da boca e a estique bem. Dê um puxãozinho com uma leve força, tomando cuidado para não machucar essa região sensível.

11. Respirar em um saco de papel

Isso aumentará os níveis de dióxido de carbono em sua corrente sanguínea, funcionando do mesmo modo que prender a respiração. Assim, esse ato reduzirá o soluço, com a mudança de atitude do organismo.

12. Antiácido

O consumo de remédios deve ser sempre a última opção. Então, essa é uma das últimas, senão a última (junto com a do susto), recomendações para combater o soluço. O uso de antiácido acalma os nervos, o que combate os espasmos.

13. Comer devagar

O ato de comer rapidamente faz com que o ar se prenda nos pedaços das comidas. Isso pode gerar a ação direta do nervo vago. Por isso, comer devagar é importante para evitar soluços.

14. Evitar comidas condimentadas

Certos condimentos podem gerar irritação no revestimento do esôfago. Isso pode gerar um problema gástrico de maiores proporções, indo do soluço até a famosa azia.

15. Evitar o álcool

Assim como os condimentos, bebidas alcoólicas podem gerar irritação no esôfago. Além disso, ela pode expandi-lo muito rapidamente, se bebida em grandes goles, o que pode gerar os espasmos causadores do soluço.

Entenda por que o soluço acontece no vídeo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
farinha de trigo faz mal
Farinha de trigo faz mal: sim ou não? Entenda a questão
utensílios de cozinha
Lista básica de utensílios de cozinha