em

Como fazer sal de frutas caseiro

Quando a farmácia estiver fechada e bater aquela azia, faça o seu sal de frutas em casa

sal de frutas caseiro
Crédito: Pixabay

Quando sente que está com azia ou má digestão, principalmente se comeu demais, a primeira solução que vem na mente é o sal de frutas, um pó efervescente e saborizado que é misturado com água e que alivia todo o mal estar. Quando não tiver um sachê desses em casa, você pode fazer sal de frutas caseiro. Veja algumas receitas.

2 Formas de fazer sal de frutas caseiro

A função da versão caseira é a mesma da versão comprada. Esse remedinho tem o poder de acabar com a queimação causada por alimentos muito ácidos ou pelo próprio suco gástrico que é ácido. Os componentes do sal interagem entre si ao entrarem em contato com a água, liberando o efeito antiácido. Veja quais ingredientes são úteis para essa função e quais usar para deixar sua receita mais saborosa.

1. Sabor limão

A versão de limão é uma das favoritas dos consumidores. Essa receita deve ser feita apenas na hora de tomar. Vai precisar de 1 limão grande, 1 colher de chá de bicarbonato de sódio e água.

Corte o limão e esprema o suco fresco, apenas na hora de beber. Assim ele vai permanecer com suas propriedades e vai ajudar a equilibrar o pH estomacal, pois mesmo sendo ácido, ao ser digerido, o limão se torna alcalino.

Depois de cortar o limão, esprema o suco em um copo e vá adicionando a colher de bicarbonato devagar, enquanto borbulha. Complete com água até chegar na metade do copo e beba em seguida.

2. Sabor laranja

Assim como o limão, a laranja também é uma fruta ácida que vira alcalina quando entra na corrente sanguínea, ajudando a equilibrar o pH do corpo e aliviando a queimação estomacal.

Então, a receita é a mesma da opção anterior com limão, mas deve substituir uma fruta pela outra, na mesma proporção. Também deve deixar para espremer o suco da laranja somente na hora de tomar para obter todos os seus benefícios.

Como e quando tomar

Na maior parte dos casos, o sal de frutas caseiro ou a versão comprada é utilizada quando uma pessoa come em excesso ou quando passa um pouco do limite com açúcares e gorduras industrializados. Esses alimentos fazem o estômago produzir mais suco gástrico, o que ocasiona a queimação porque tem excesso de ácido nas paredes estomacais.

Ou seja, é possível prevenir o uso do antiácido se escolher ter uma alimentação saudável e equilibrada. Nos dias em que resolver “meter o pé na jaca”, faça bom uso de uma porção de 1 colher de sopa do seu sal de frutas caseiro misturado em 200 mililitros de água. Mexa um pouco e beba na hora, não precisa esperar parar de borbulhar.

O remédio tem ação rápida, o que não significa que você pode voltar a descuidar da alimentação, pois não é recomendado tomar mais de 2 doses do sal de frutas caseiro ao dia. Se a acidez do seu estômago ocorre por outros motivos, antes de tomar esse remédio caseiro, vá ao médico gastroenterologista para se certificar do que está acontecendo com a sua saúde. Mesmo sendo um remédio caseiro, não se automedique sem saber se pode mesmo ingerir esses ingredientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

óleo de banana

Óleo de banana: para que serve?

como usar tomilho na comida

Como usar tomilho na cozinha