em

Pão congelado: como fazer para vender

Procurando uma solução para ter uma renda extra? Fazer pães para vender é uma ótima opção
pão congelado
Crédito: Pixabay

Trabalhar com alimentos congelados é um tipo de negócio muito bom se você se preocupar principalmente com a qualidade do produto. Uma das opções que muitas pessoas estão experimentando é o pão congelado, um método estudado desde 1926, na Áustria, para reduzir a carga horária noturna nas padarias, evitar desperdício e reduzir custos. Você pode fazer massa congelada crua, pré-assada ou o pão pronto congelado. Veja como funciona.

Fazer pão congelado passo a passo

como fazer pão congelado passo a passo
Crédito: Pixabay

Para fazer é ideal que você tenha um aparelho chamado ultracongelador, se for fazer em grande quantidade. Deverá congelar cada pão a  – 40ºC. Confira dicas de congelamento e ingredientes para cada tipo de massa para garantir a qualidade do pão.

Massa crua

Se optar por vendê-lo com massa crua, precisa definir se vai congelar a massa antes ou depois de crescer. Se for antes, deve sovar a massa, fazer uma bola, achatar essa bola, armazenar em um saco plástico hermético ou filme, retirando todo o ar.

Caso queira vender o pão com a massa crua já crescida, armazene-a em um saco plástico untado na parte de dentro, embalar bem fechado e congelar.

Massa pré-assada e assada

Esses dois métodos são bem parecidos, só mudam no final. Você vai fazer a massa, deixá-la crescer, moldar os pães e colocá-los para assar. Se quiser a massa pré-assada, deixe os pães ficarem levemente dourados. Retire do forno, deixe esfriar, embale, retirando o ar da embalagem, e congele. Se for o pão pronto, deixe assar por completo, espere esfriar e embale para congelar.

Dica do fermento

Quando uma massa crua com fermento é congelada, a tendência é que o fermento perca uma parte da sua propriedade de expansão da massa. Sendo assim, coloque ⅓ a mais da quantidade de fermento da sua receita para garantir que o pão vai crescer.

Calcule o prazo de validade

Não se esqueça de que seus pães precisam ter data de validade determinada. Coloque etiquetas adesivas nas embalagens de cada pão com a informação de quando foi feito e até que dia pode ser descongelado e consumido. Coloque também a tabela nutricional, a lista de ingredientes e uma breve explicação de como o pão deve ser descongelado.

Como descongelar o pão

Como viu, você vai precisar colocar nas etiquetas dos seus pães a informação sobre como descongelá-los.

Quando você vende a massa crua sem deixá-la crescer, o descongelamento deve ser feito primeiramente na geladeira, por mais ou menos duas horas. Depois a massa deve ser retirada da geladeira e deixada em temperatura ambiente para terminar de descongelar, aquecer e ativar o fermento para crescer. Depois é só assar em forno médio até os pães dourarem.

Se for massa pré-assada ou assada, os pães devem ser retirados do congelador e colocados na geladeira até que estejam totalmente descongelados. Depois basta retirar da embalagem, colocar em uma forma e levar ao forno médio, preaquecido, por cerca de 10 minutos.

Agora que já sabe como fazer pão congelado para vender, veja sugestões de receitas para variar as massas e agradar a todos os clientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
carne de porco
Carne de porco: melhores cortes, como amaciar e 4 receitas
chá de urtiga
Chá de urtiga: para que serve e como fazer