Palito de dente
Crédito: Freepik
em

Palito de dente faz mal: veja os motivos para não usar

Esses palitos não foram feitos para limpar os dentes, do contrário seriam vendidos na sessão de higiene bucal do supermercado

Publicidade

O palito de dente é chamado assim porque uma de suas principais funções é palitar os dentes na tentativa de remover os restos de alimentos. Mas o palito de madeira não foi feito para isso, você sabia? Pois é, os profissionais de saúde bucal alertam para os riscos de usar palitos de madeira para limpar os dentes, e listam as razões.

Por que não usar palito de dente nos dentes?

Você pode até continuar chamando o palito de madeira de palito de dente. Mas, é melhor perder o hábito de usar esses palitos para limpar os dentes. Se essa fosse uma função adequada, os palitos estariam na sessão de higiene bucal do supermercado, e não na sessão de artigos para festas. Veja os motivos pelos quais você deve parar de usar esses palitos nos seus dentes.

Retração das gengivas

A ponta do palito de dente pode, facilmente, machucar a gengiva. Você já deve ter tirado um pouco de sangue da sua gengiva ao usar o palito, certo? Pois é. Se isso acontecer com muita frequência, existe o risco de você ir afastando a gengiva dos dentes, e no futuro poderá sofrer com a gengiva retraída.

Risco de infecções e inflamações

Na maior parte das vezes, o palito é usado sem cuidado, com mais força e sem olhar no espelho enquanto limpa os dentes. Assim, é bem comum machucar a gengiva, perder um pouquinho de sangue e sentir que ela inchou. Mas, isso não é normal e nem saudável. Com a gengiva machucada, bactérias encontram uma porta de entrada e você pode ficar doente por conta disso.

Publicidade

Remoção da camada protetora dos dentes

Você pode nunca ter notado qualquer efeito negativo do uso de palito de dente, mas o risco existe, principalmente para quem palita os dentes mais de uma vez ao dia. Como o palito é pontudo e duro, ao ser usado em excesso e sem delicadeza pode provocar uma erosão do esmalte do dente, que é a camada externa e que auxilia na proteção contra cáries e bactérias.

Sensibilidade nos dentes

Essa é uma consequência da remoção da camada protetora dos dentes, mencionada no tópico anterior. Se você usa palito de dente com frequência, e sente umas fisgadas e uma leve dor quando seus dentes são expostos a algo muito gelado ou quente, é um sinal preocupante. Vá ao seu dentista para uma avaliação e pare de usar os palitos.

O palito de dente não limpa de forma eficaz

O palito de dente pode até remover alguns restos maiores de comida, mas não limpa os dentes de forma eficaz. Mesmo depois de usar o palito é necessário passar fio dental e escovar os dentes para que fiquem realmente limpos. Se você usa os palitos em substituição ao fio dental, está fazendo uma péssima troca.

Publicidade

Agora, aproveite e veja: Como escovar os dentes corretamente

Artigo com informações Golden Cross

Tempo de cozimento do ovo

Tempo de cozimento do ovo: qual é o ponto perfeito?

Orgasmo sem sexo

Orgasmo sem sexo: sabia que é possível? Veja como!