canal da raiz do dente
em

O que o seu dentista nunca te contou sobre o canal da raiz do dente e as superbactérias que podem atingi-lo

Entenda como esta parte do dente pode causar doenças graves que comprometem toda a sua saúde

Você sabe como o canal da raiz do dente pode afetar a sua saúde? Leia esta matéria e descubra o que poucos dentistas divulgam para seus pacientes.

Primeiramente, é preciso entender como nossos dentes são formados. O dente é composto por três camadas diferentes:

  1. A camada exterior conhecida como o esmalte
  2. A camada do meio chamado de dentina e
  3. O núcleo interno referido como a polpa.

 

A camada interna do meio (dentina), é muito frágil e formada por pequenos tubos que  poderiam atingir mais de 5 quilômetros se fossem esticados! São muitos ligamentos e canais. Por isso, é uma região ideal para o crescimento de bactérias.

Estudos têm mostrado que milhares de bactérias podem se multiplicar e apodrecer esta região. Podem ainda se espalhar e chegar até o maxilar, criando cavidades com tecido apodrecido dentro do osso que formam nosso maxilar. Ou seja, além de prejudicar os dentes, esta infecção chega até a atingir os ossos do rosto!

Saiba mais sobre as bactérias encontradas no canal da raiz do dente com mais frequência

As bactérias que habitam na boca podem ser muito úteis e saudáveis, no entanto, quando elas atingem a dentina e o canal da raiz do dente, área muito sensível, elas tornam-se altamente tóxicas devido à falta de oxigênio e nutrientes e isso pode levar à infecção do osso maxilar, causando uma deterioração deste osso e outras doenças.

Os estudos mostram ainda que existem pelo menos 53 espécies de bactérias encontradas no canal da raiz do dente.

Veja aqui as 5 principais bactérias que podem causar problemas nos dentes e maxilar:

  • Capnocytophaga ochracea

Esta espécie de bactéria causa doenças do sistema nervoso central como meningite e septicemia. Também é encontrada em abcessos cerebrais devido a uma infecção dental ou bucal.

 

  • Fusobacterium nucleatum

Pode gerar toxinas que param a divisão celular de fibroblastos e a impedem a cicatrização de cortes e feridas. Ela também pode provocar infecção nas articulações, coração, baço e fígado.

 

  • gemella morbillorum

Esta espécie de bactérias está associada com a artrite séptica, meningite e endocardite (inflamação no tecido do coração).

 

  • Buccalis Leptotrichia

Esta espécie de bactérias irá reduzir a formação de células brancas do sangue, atrapalhando a função de defesa do sistema imunológico.

 

  • Porphyromonas gingivalis

Esta bactéria mata as células vermelhas do sangue. Causam inflamações, hemorragia e insuficiência cardíaca.

 

Além destas complicações, muitos médicos associam estas bactérias a outras doenças graves. Um defensor desta teoria é o Dr. George Meinig, um dos fundadores da Associação Americana de Endodontistas e autor do livro “Root Canal Cover Up”. Ele sugere que uma grande quantidade de doenças crônicas podem estar ligadas as infecções, infecções do canal da raiz do dente.    Doenças cardiovasculares, artrite e reumatismo seriam resultados destas graves infecções na boca.

A saúde dos seus dentes pode resultar em outras doenças, fique atento, sua saúde oral tem um papel muito importante no seu bem-estar geral.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

Turbine a musculação e ganhe músculos com estes alimentos!

2 poderosos ingredientes que ajudam a desintoxicar o organismo