em

Benefícios do óleo essencial de laranja doce

Veja como fazer esse óleo em casa e como usar para obter seus benefícios à saúde.
óleo essencial de laranja doce
Crédito: Freepik

Não é segredo para ninguém que a laranja é uma fruta muito benéfica para a saúde. Aliás, todas as frutas são. Mas a laranja faz parte do grupo das frutas cítricas, ricas em vitamina C, que fortalece o sistema imunológico afastando as doenças. Então, uma das formas de obter esse e outros benefícios da fruta é através do óleo essencial de laranja doce.

A diferença entre o óleo essencial de laranja doce e o da laranja amarga está mesmo na espécie da fruta, pois existem as laranjas doces, como a pera, a bahia e a lima, e as amargas que são mais ácidas. Em qualquer um dos tipos o óleo essencial é extraído através de um processo de pressão a frio da casca da fruta. Conheça os benefícios do óleo do tipo doce e como fazer o seu em casa.

Benefícios do óleo essencial de laranja doce para a saúde

melhores benefícios do óleo essencial de laranja doce
Crédito: Freepik

Todo o organismo se beneficia do uso desse óleo, pois ele tem propriedades que atuam em diferentes funções do corpo.

1. Contribui com a desintoxicação do corpo

O óleo essencial de laranja doce ajuda a revitalizar o sistema circulatório e o digestivo. Dessa forma, incentiva o aumento da produção de urina e, assim, a eliminação do excesso de toxinas paradas no organismo.

2. Melhora a saúde da pele

O que faz o óleo melhorar a saúde da pele, e também de todos os tecidos do corpo, é o seu poder antioxidante promovido pela vitamina C e outras vitaminas da fruta. Elas ajudam a eliminar o excesso de radicais livres que oxidam as células e fazem com que adoeçam e envelheçam. Então, quando não estão mais oxidadas, podem se renovar, melhorando a saúde e o aspecto da pele.

3. Alivia o estresse e a ansiedade

Esse óleo é uma das opções utilizadas na aromaterapia para aliviar os sintomas do estresse, da ansiedade e da depressão. Ele melhora o fluxo das energias corporais, preparando a mente para lidar melhor com as emoções.

4. Facilita a absorção do ferro

A vitamina C também tem uma função importante na saúde ao facilitar a absorção do ferro, um mineral essencial no sangue que, quando está deficiente, pode causar anemia.

5. Contribui com o bom funcionamento das glândulas

Há diferentes tipos de glândulas no corpo, cada uma com funções essenciais para o funcionamento do organismo. A função do óleo essencial de laranja doce com essas glândulas é estimular o seu correto funcionamento, contribuindo assim com processos como a produção de leite, a regulação da menstruação, a liberação de hormônios e tanto outros.

Como usar o óleo?

A única forma que não se pode usar o óleo essencial de laranja doce é para ingerir. No mais, as formas de uso são:

  • Inalação: para obter os efeitos desejados, pode-se cheirar o óleo puro ou pingar 5 gotas em um pote de vidro ou cerâmica com água quente para inalar o vapor;
  • Difusão: outra forma de inalação mais suave é colocar gotas do óleo em difusores e deixar que ele exale seu aroma pelo ambiente. Vai aromatizar, purificar o ar reduzir o risco de doenças contraídas pelo ar;
  • Cosmético: seu dermatologista pode recomendar o uso cosmético desse óleo fazendo uma mistura de algumas gotas com outro tipo de loção ou creme. A quantidade vai variar conforme o problema a ser tratado e o tipo de pele que você tem;
  • Massagem: para fazer massagens relaxantes ou para algum tratamento específico, o óleo deve ser diluído em outros óleos essenciais para que fique mais suave e seja feita uma combinação de benefícios;
  • Escalda-pés: quando estiver com muita tensão, cansaço ou quiser ativar a circulação do sangue, colocar os pés de molho em água morna é muito bom. Basta diluir algumas gotas do óleo em uma bacia com água morna;
  • Compressa: a compressa quente é feita geralmente para aliviar dores como cólica e pancadas. A fria é feita para desinchar, tratar queimadura e cicatrizar. Conforme a necessidade, basta diluir 10 gotas do óleo em 2 litro de água, quente ou fria, e embeber uma toalha para colocar sobre a região a ser tratada;
  • Banho: se quiser relaxar na banheira, basta colocar algumas gotas de óleo na água e misturar. A absorção do óleo pela pele vai ajudar a relaxar e a dormir melhor;
  • Limpeza: até para limpar a casa pode-se usar o óleo essencial de laranja doce. Dilua 10 gotas em 1 litro de água junto com 100 mililitros de álcool para a limpeza de chão e bancadas. Vai perfumar e desinfetar a casa.

Como fazer em casa passo a passo

como fazer óleo essencial de laranja doce caseiro
Crédito: Freepik

Você pode comprar o óleo pronto ou fazer a sua versão caseira, usando apenas dois ingredientes. Veja quais são e o passo a passo.

Ingredientes

  • Vodca: suficiente para cobrir as cascas;
  • Casca de laranja doce: a gosto.

Modo de preparo

1. O primeiro passo é separar as cascas de laranja que for usar. A quantidade varia conforme quanto óleo quiser fazer. Para isso, deve lavar as laranjas e depois descascá-las, só a parte alaranjada, sem a parte branca.

2. Depois coloque as cascas em um pote de vidro esterilizado e cubra com a vodca. Quanto mais cascas puser, mais forte vai ficar.

3. Tampe o pote muito bem, com tampa hermética dessas de vidro de conserva. Agite e deixe descansando entre 1 e 2 semanas, agitando um pouco todos os dias.

4. Passado esse tempo, abra o frasco e coe o líquido em um coador de café.

5. Coloque o líquido de volta no frasco, mas agora deixando aberto para o álcool evaporar. Quando o cheiro da vodca tiver saído, pode tampar o frasco e usar aos poucos, sempre diluindo em água, pois é bem forte e pode ter reações adversas na pele.

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
beber água gelada
Beber água gelada faz mal?
água de alho
Água de alho: saiba 5 benefícios