Nudez
Foto: Freepik

Nudez dos pais na frente dos filhos: faz bem ou mal?

A nudez ainda é um tabu na nossa sociedade, mas não tem nada de erótico quando se trata de educar os filhos com naturalidade

Publicidade

A nudez é normal. Todo mundo nasce nu e vai embora desse mundo da mesma forma. Portanto, é com essa naturalidade que as crianças precisam enxergar a nudez, e não há qualquer problema em os pequenos verem seus pais nus quando estão trocando de roupa ou tomando banho.

Só que, apesar de natural, a nudez ainda é um grande tabu na nossa sociedade. De forma equivocada, muitas pessoas relacionam a nudez, exclusivamente, ao mundo do erotismo, outros têm medo de cometer algum “pecado” ao falar sobre as genitálias, além do preconceito criado pela sociedade, ao longo dos anos, sobre o padrão corporal.

Com todas essas questões em mente, alguns pais ficam na dúvida se devem aparecer nus na frente dos filhos. Então, vamos ver as orientações que a psicóloga Melina Blanco Amarins, do Hospital Israelita Albert Einstein (SP), deu em uma entrevista para a Revista Crescer.

Veja também: Segurança emocional para os filhos: veja a importância e como oferecer

Publicidade

De acordo com a psicóloga, não há problema em trocar de roupa na frente do seu filho ou tomar banho com ele. O mais importante é fazer isso se você sentir-se confortável.

Nessa hora, vale aproveitar a curiosidade da criança para explicar a diferença entre homens e mulheres. Mas, não precisa se aprofundar no assunto, responda apenas o que a criança perguntar.

Também é importante aproveitar as dúvidas das crianças quando perguntarem sobre os órgãos genitais, usando os nomes certos dos órgãos. Assim, a criança aprende corretamente e não vira motivo de piada ao usar os apelidos entre amigos, por exemplo.

Publicidade

Outra oportunidade é de ensinar à criança que ela não deve ter vergonha do próprio corpo, mas deixando claro que a nudez é uma coisa íntima, que a gente fica na hora de trocar de roupa e tomar banho com as pessoas que a gente confia, que cuidam da gente.

Conforme a criança for crescendo, ela vai desenvolver o senso de privacidade e poderá querer tomar banho e se trocar sozinha – o que deve ocorrer por volta dos 8 anos. Então, os pais devem respeitar essa vontade para que a criança entenda que ela tem esse direito, mesmo em casa, e principalmente com relação aos outros (fora de casa).

Se você sente constrangimento ao trocar a roupa na frente das crianças, não tem por que forçar a situação. Ao fazer isso, a criança vai perceber o seu incômodo e pode criar uma imagem negativa da nudez no futuro.

Publicidade

Veja também: Falar sobre sexo com as crianças: perguntas comuns e como respondê-las

Fonte: Revista Crescer

PODE GOSTAR TAMBÉM

dinossauro

Menino apaixonado por dinossauro ganha T-Rex de aniversário e fica maravilhado: assista!

forno

Casal projeta forno solar para cozinhar sem gás nem energia elétrica