Bichinhos que fazem bem às folhas e flores
Crédito: Freepik
em

Nem tudo é praga para as plantas: 6 bichinhos que fazem bem às folhas e flores

Cultivar plantas é também cultivar esses animais para o bom funcionamento do ecossistema

Quem cuida de plantas sabe que precisa ficar atento ao surgimento de pragas. Pulgões, cochonilhas, lesmas, caracóis, mosca-minadora e formigas ninguém quer por perto, pois acabam com a saúde das plantas. Mas, existem outros pequenos animais que são muito bem-vindos nas flores e nas folhas das plantinhas, atuando para o bem delas. Veja quais são.

1. Joaninha

As joaninhas são insetos muito lindinhos, que dá vontade de colecionar. Se você vê-las por perto do local onde mantém suas plantas, pode deixá-las à vontade, pois elas ajudam a afastar os insetos invasores, como os pulgões, que servem de comida para elas.

2. Libélula

Uma libélula pode comer cerca de 30 moscas em um só dia. Então, se ver esse bichinho sobrevoando suas plantas, quer dizer que ela está fazendo um bom trabalho, mantendo os invasores longe.

3. Abelha

Nunca mate abelhas, pois elas são as grandes guardiãs do ecossistema, fazendo a polinização e ajudando na reprodução de várias espécies da flora. Quando vir uma abelha, apenas se afaste, mas não atrapalhe o importante trabalho que ela está fazendo.

4. Borboleta

Dificilmente alguém vai querer afastar borboletas do jardim, já que elas são inofensivas e presenteiam o visual com suas lindas asas coloridas e delicadas. Mas, além disso, as borboletas também trabalham como polinizadoras. Se quiser atrai-las, escolha cultivar flores bem coloridas, como vermelhas, amarelas e alaranjadas.

Aproveite para conhecer 12 Plantas que atraem borboletas e beija-flores para o jardim

5. Minhoca

O húmus produzido pelas minhocas embaixo da terra é um dos melhores adubos que suas plantas podem querer. É um adubo completo e que não vai queimar as raízes, como os químicos, caso você coloque um pouco a mais do que o necessário. Além disso, as minhocas ajudam a acelerar a decomposição do seu lixo orgânico, o que é ótimo para a sustentabilidade da sua casa e do planeta.

Veja como ter um minhocário na sua casa.

6. Pássaros

Os passarinhos deixam qualquer jardim mais bonito e alegre, seja com sua beleza extraordinária ou com o seu canto relaxante. Além disso, eles atuam na polinização e semeadura das plantas, ajudando a manter o jardim ainda mais florido.

frango na airfryer

9 Receitas deliciosas e simples de frango na Airfryer

modelos de babador

6 Modelinhos de babador para fazer e presentear ou vender