flores que atraem borboletas e beija-flores
Crédito: Freepik
em

12 Plantas que atraem borboletas e beija-flores para o jardim

Além de deixar o seu jardim colorido, essas plantas também vão chamar os insetos e pássaros com seu néctar

Além de ter um jardim bem florido, você também quer que ele fique repleto de borboletas e beija-flores? Então veja essa lista de plantas que ajudam nessa tarefa, atraindo esses lindos bichinhos para perto de você.

1. Trombeta chinesa

flores para atrair borboletas trombeta chinesa
Crédito: Plantas Sonya

O nome popular dessa planta vem do seu formato, que parece uma trombeta e sua origem e chinesa e japonesa. Se quiser preencher todo o muro, portão ou mesmo a lateral da casa com essa trepadeira, ela pode chegar a nove metros. É bem rústica e resistente, e floresce no verão e no outono.

2. Caliandra

flores para atrair borboletas caliandra
Crédito: Conexão Planeta

Essa flor parece um pompom, muito bonita e diferente. É nativa do Brasil e outras partes da América do Sul. Ela gosta de pegar sol pleno, é arbustiva e muito florífera. Precisa de um solo fértil e bem drenável, mas nenhum cuidado especial, pois é rústica.

3. Esqueleto

flores para atrair borboletas esqueleto
Crédito: Plantas Sonya

Seu nome popular é estranho, mas seu nome científico é Ipomoea quamoclit. Essa planta é uma trepadeira nativa da América Central e do Sul, gosta tanto de meia sombra quanto de sol pleno e tem um ciclo de vida anual. Tem flores de um vermelho bem vivo e é ideal para deixar crescer em treliças, grades e arcos.

4. Beijo-turco

flores para atrair borboletas beijo-turco
Crédito: Reprodução Youtube

Nativa da África, Moçambique e Quênia, essa é uma planta ideal para climas equatoriais, tropicais e subtropicais. Gosta de luz difusa e meia sombra, seja no quintal, em vasos, floreiras ou cestas pendentes. Gosta de estar com a terra úmida e é muito fácil de cultivá-la no Brasil, inclusive ela cresce de forma espontânea.

5. Estrelítzia

flores para atrair borboletas Estrelítzia
Crédito: Ikebana Flores

Com um formato bem diferente, parecido com um pássaro voando, essa é uma planta muito desejada para ter no jardim. Suas cores vibrantes atraem as borboletas e beija-flores, e ela forma grandes maciços com cerca de dois metros e bem volumosos, por isso precisa de bastante espaço. Gosta de sol pleno, é perene e se desenvolve bem em climas tropicais e subtropicais.

6. Estrela-do-Egito

flores para atrair borboletas estrela-do-egito
Crédito: Faz Fácil

Essa planta forma buquês de pequenas flores em formato de estrelinhas. É originária da África, por isso se adapta bem aos climas mais quentes do Brasil, e também tolera o frio. Gosta de sol pleno, solo fértil e regas periódicas, mesmo sendo uma planta mais rústica.

7. Cosmos

flores para atrair borboletas cosmos
Crédito: Plantei

Essa flor é anual, muito bonita, delicada e fácil de cultivar. Pode tê-la no jardim para formar grandes maciços e também as bordaduras, deixando o visual mais campestre. Ela é rústica, por isso nem precisa de adubação para florescer bastante. Pode cultivá-la em um solo mais pobre, e até precisa cuidar e fazer podas para evitar que ela torne-se uma invasora.

8. Ixora

flores para atrair borboletas ixora
Crédito: Clique Arquitetura

Essa é uma planta que existe em pequeno, médio e grande porte, em diferentes cores e é ideal para regiões de clima bem quente. Como gosta de ficar no sol pleno, a ixora não precisa que o solo esteja sempre úmido. Se quiser estimular sua floração, escolha um adubo com mais fósforo e potássio para dar antes que ela floresça.

9. Lavanda

flores atrair borboletas lavanda
Crédito: Unsplash

Também chamada de alfazema, essa planta é bem popular com sua cor roxa e suas inflorescências o formato de espiga. Ela gosta de um solo aerado, bem leve e fértil. As regas podem ser moderadas, evitando a desidratação. Deve ser plantada onde possa pegar ao menos 4 horas de sol direto todos os dias.

10. Petúnia

flores atrair borboletas petúnia
Crédito: Freepik

Essa belíssima flor, de pétalas delicadas, pode ser encontrada em diversas cores para deixar o seu jardim bem alegre, além de atrair as borboletas e os beija-flores. A petúnia é nativa do Brasil e outros lugares da América do Sul, por isso se dá bem com esse clima local, mais tropical. Gosta de sol pleno e regas frequentes para estar com o solo sempre umedecido.

11. Hibisco

flores atrair borboletas hibisco
Crédito: Pixabay

Essa planta possui mais de duzentas variedades com características que as tornam únicas, mesmo sendo todas parecidas. O hibisco gosta de ficar sob sol pleno por quatro a seis horas por dia, e pode viver por cerca de quarenta anos. Plante-a em solo bem drenado e não muito arenoso, e faça podas quando notar muito ramos novos acima das juntas da planta.

12. Primavera

flores atrair borboletas primavera
Crédito: Minhas Plantas

Essa é uma planta lenhosa e trepadeira, que pode ficar gigante se tiver espaço para crescer. Suas flores, que na verdade são as folhas, ficam em um tom lilás-arroxeado lindo e parecem ser artificiais. Ela gosta de solo fértil, preparado com adubo, e de ficar no sol pleno. Cresce bem em qualquer região do país.

receitas de pastel de estrogonofe

3 Receitas deliciosas de pastel de estrogonofe frito

como fazer farinha de osso caseira

Como fazer farinha de osso em casa