em

AmeiAmei

6 Dicas para acabar com nariz entupido e respirar melhor

Se você sofre com nariz entupido e não quer ficar usando remédios, veja essas dicas caseiras que podem ajudar.
nariz entupido
Designed by Freepik

Em algum momento da vida todo mundo passa por uma crise de nariz entupido. É muito comum que esse problema ocorra quando a pessoa está com gripe ou com resfriado, mas também pode acontecer por outras causas.

Além do incômodo constante provocado pela sensação de inchaço, o problema maior é a dificuldade para respirar, especialmente durante o sono ou quando está em locais fechados. Veja quais são as causas do nariz entupido, as opções de remédios caseiros, exercícios que ajudam e quando é o momento de procurar auxílio médico.

Causas do nariz entupido

O nariz entupido, ou congestão nasal, pode acontecer quando há excesso de muco sendo produzido. Esse muco, ou catarro, fica acumulado no nariz e na garganta, dificultando a passagem do ar. Outra causa é quando os vasos sanguíneos da região do nariz ficam inflamados. Isso ocorre em casos de gripe, de resfriado, de sinusite ou de crises alérgicas.

6 Dicas de remédios caseiros que ajuda a aliviar o problema

Os remédios caseiros são uma forma de liberar a passagem de ar pelo nariz, desobstruindo as fossas nasais. Porém, dependendo do que causou o problema, o método caseiro pode não resolver ou resolve apenas por pouco tempo. Nesse caso, procure um médico.

1. Lavagem nasal

A primeira dica de remédio caseiro é fazer uma lavagem nasal. Veja o que vai precisar e como fazer.

Ingredientes

  • Água morna: 200 mililitros;
  • Sal: 1 colher de café.

Modo de preparo e aplicação

1. Misture os dois ingredientes muito bem. A água deve estar morna, não muito quente para não queimar.

2. Depois, vire a cabeça para o lado e coloque um pouco da água com sal preparada em uma narina, segurando a respiração por alguns segundos.

3. Não é preciso colocar nas duas, pois quando coloca-se em uma, a água também escorre para a outra. Depois de aplicado é só lavar as narinas.

2. Massagem nasal

A segunda dica não necessita preparar nenhuma solução, apenas saber massagear a região do nariz. Para isso, utilize os dois dedos indicadores, posicionando um de cada lado do nariz, na parte de baixo, perto da abertura das narinas. Os dedos devem ficar no rosto e não no nariz em si.

Pressione essa região levemente durante 1 minuto, com os dois dedos ao mesmo tempo. Repita o processo três vezes, com intervalo de 4 minutos entre cada vez.

3. Vapor de eucalipto

O eucalipto tem propriedade descongestionante, então ele ajuda a desentupir o nariz. É uma forma prática, pois, assim como a massagem, não necessita colocar líquido dentro do nariz.

Só é preciso colocar 500 mililitros de água fervente em uma tigela, pingar 3 gotas de óleo de eucalipto e respirar o vapor durante 5 minutos. Use uma toalha de banho sobre a cabeça para que o ar quente fique preso.

Esse processo não deve ser feito em crianças, pois pode estimular a sinusite.

4. Manter o ambiente úmido

Outra dica para abrir as vias aéreas e desentupir o nariz é colocar uma bacia com água quente no ambiente onde a pessoa vai passar algumas horas. Esse vapor vai umidificar o ambiente e fazer um papel parecido com a dica anterior. Quando a água esfriar, ferva-a novamente para manter o ambiente sempre úmido.

5. Consumir vitamina C

Ao mesmo tempo em que aplica uma das dicas anteriores, é importante manter uma alimentação rica em vitamina C, pois essa vitamina ajuda a prevenir as causas do nariz entupido. Mas esse consumo não deve ser feito só quando está atacado com o problema. Deve fazer parte da alimentação diária, mesmo quando estiver se sentindo bem e saudável.

Várias frutas são ricas fontes de vitamina C, são elas: limão, laranja, tangerina, acerola, manga, morango, abacaxi, mamão, kiwi e goiaba. Se você tem diabetes, converse com seu médico sobre as frutas recomendadas para diabéticos, pois algumas delas podem conter açúcar demais e é melhor evitar.

6. Beber bastante água

A água é essencial para que todas as células do corpo consigam funcionar corretamente. Não é à toa que o corpo humano é composto por cerca de 70% de água. Logo, ela é fundamental também para manter a fluidez das secreções nasais e evitar o nariz entupido. É interessante beber pelo menos 1 litro e meio de água ao longo do dia.

Exercícios recomendados

A prática de exercícios físicos de modo geral ajuda a desentupir o nariz porque estimula a desobstrução das vias aéreas. No começo pode parecer que não vai funcionar e você pode até ficar mais irritado porque vai precisar respirar de forma mais profunda e não vai conseguir. Mas depois de alguns minutos vai perceber o efeito contrário. O nariz vai desentupir e será bem fácil respirar.

Os principais exercícios para obter esse resultado são justamente os aeróbicos, que fazem o coração acelerar e necessitar de ar com mais frequência, como a corrida, a caminhada, pular corda, pedalar, fazer hidroginástica e dançar, por exemplo. Enquanto pratica esses exercícios, procure, o máximo possível, respirar mais pelo nariz e somente soltar o ar pela boca.

Exercício específico para aplicar na região do nariz

Além dos exercícios físicos e da massagem nasal, outro exercício pode ser feito especialmente antes de dormir, quando não conseguir pegar no sono porque o nariz está obstruído. Coloque a ponta da língua no céu da boca e pressione por alguns minutos. Relaxe e repita o exercício.

Enquanto estiver pressionando a língua no céu da boca, pressione o “meio” das suas sobrancelhas utilizando 2 dedos. Repita quando for fazer novamente o exercício da língua.

Quando procurar um médico?

Se você sofre com alergias ou problemas respiratórios, mesmo que as dicas de remédios caseiros funcionem, você terá o nariz entupido com bastante frequência. Então, talvez seja melhor procurar um médico para tratar o problema pela raiz.

Caso comece a aplicar algum dos métodos indicados e não perceber melhora, também é o momento de procurar um médico para investigar a fundo o que está acontecendo. Pode ser que esse problema esteja enraizado em outro, e nenhum tratamento caseiro vai conseguir resolver.

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

 

3 Comments Leave a Reply
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
Como fazer um bolo de maçã em apenas 7 passos
Arroz de Pato – Receita – Culinária