em

Por que as mulheres vivem mais do que os homens?

Segundo a ciência, existem três fatores principais que explicam essa diferença de expectativa de vida

mulheres vivem mais do que os homens
Crédito: Pixabay

A expectativa de vida das pessoas aumentou muito nos últimos 100 anos, mas em todos os países as mulheres vivem mais do que os homens. De acordo com os dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) de 2016, a média mundial de expectativa de vida das mulheres é de 74 anos, enquanto dos homens é de 69 anos. Já no Brasil a expectativa de vida é de 80 anos para mulheres e 73 anos para os homens.

Por que a expectativa de vida feminina é maior?

Segundo a ciência, existem três fatores principais pelo qual as mulheres vivem mais do que os homens. A cultura, os hábitos e o próprio corpo humano explica o porquê as mulheres têm mais chances de chegar aos 100 anos.

Ocupação e comportamento

A ocupação e o comportamento diferentes entre os sexos é um dos motivos pelo qual as mulheres vivam mais do que os homens. Os homens são culturalmente estimulados desde de pequenos a se comportarem de maneira mais arriscada e violenta, o que acarreta em uma expectativa de vida menor. Outro fator de comportamento diferente entre homens e mulheres são as visitas ao médico. As mulheres com idade entre 16 e 60 anos frequentam muito mais o médico em comparação aos homens da mesma faixa etária.

Circunstâncias regionais também afetam na expectativa de vida. Por exemplo, em países onde há conflitos armados, a expectativa de vida dos homens cai. O maior consumo de álcool e tabaco dos homens também tem participação em uma menor expectativa de vida.

Genética

Uma das mais importantes teorias do porquê as mulheres vivem mais do que os homens é o fator genético. A diferença já é percebida desde os embriões, visto que os embriões femininos têm maior chance de desenvolverem. Os bebês também têm mais chances de “vingar” se forem meninas. Os meninos têm de 20% e 30% mais chances de não sobreviverem ao último trimestre da gravidez e possuem 14% mais chances de nascer prematuro.

A razão disto é que as mulheres têm cromossomos XX, enquanto os homens possuem cromossomos XY. O cromossomo é o que determina o sexo da pessoa. O cromossomo X possui vários genes que auxiliam em uma vida mais longa. E a mulher possui dois deles.

Segundo o geneticista David Gems, o cromossomo X em dobro nas mulheres atua como uma cópia de segurança. Ou seja, se há um defeito genético em um dos cromossomos X, no outro ela não terá esse defeito. Já os homens não possuem esse benefício, pois são XY.

Hormônios

O hormônio sexual feminino, o estrogênio, possui uma ação antioxidante no corpo, que faz com que as células envelhecem mais lentamente. Ele também favorece a saúde do coração nas mulheres, por ajudar a eliminar o colesterol ruim. Diminuindo as chances de doenças cardíacas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

tragedias de 2019

Tragédias de 2019: o que pensam religiosos e esotéricos

orações pela saúde

Orações pela saúde: 10 preces poderosas para fazer