mordida e arranhão doenças
Crédito: Freepik

O que fazer em caso de mordida de gato ou cachorro

Veja quais são as doenças passadas através da mordida desses animais e como agir

Publicidade

Quem ama ter o seu pet em casa, sabe o quão reconfortante a presença dele é. Dá vontade de apertar, abraçar e dar muitos beijinhos. Porém, nem todos os animais gostam desse tratamento, podendo reagir com mordida ou arranhões.

Há também casos de animais que são mais agressivos e atacam, não somente seus donos mas também as visitas. Esses devem estar sob vigia constante, além de ficarem presos quando for solicitado ou interessante.

Mesmo com todos os cuidados, pode acontecer de um gato ou cachorro, arranharem ou morderem o dono, sendo assim um grande perigo para o mesmo. Isso porque a boca e unhas dos animais de estimação contém uma microbiota, assim como os humanos.

O grande problema é a presença de bactérias muito perigosas na boca dos seus pets. E elas podem causar doenças sérias, como foi o caso da atriz Daniela Escobar. Seu gatinho se assustou e acabou mordendo a mão dela, que teve que ir ao hospital.

Publicidade

Para evitar contaminações futuras, é importante saber o que fazer caso seja mordido ou arranhado. Essas regras valem tanto para animais sem dono quanto para os que são bem cuidados, devidamente vacinados.

O que fazer

doenças transmitidas por arranhão e mordida
Crédito: Freepik

Ao ser mordido ou arranhado por um cão ou gato é fundamental seguir alguns passos para reduzir as chances de contaminação. Claro que o foco inicial é a higienização do local, para evitar que as bactérias consigam se alojar na ferida. Se isso acontecer, o caso pode ser muito grave, podendo gerar gangrena e até perda do membro. Veja então como agir:

  • Lave em abundância. Não se está falando de uma aguinha com sabão e sim colocar sob água corrente e lavar muito bem, por pelo menos 5 minutos;
  • Em seguida, é importante esterilizar o local, utilizando um antisséptico no local ou álcool 90%;
  • O próximo passo, normalmente negligenciado pelas pessoas, é ir ao hospital, para garantir que não está correndo risco de contaminação;
  • Depois disso é utilizar os medicamentos prescritos e cuidar para não infeccionar.

Quais são os riscos

As mordidas e arranhões dos pets podem inflamar, doer bastante e ficar inchados, mesmo sem contaminação. Porém, há riscos muito maiores, envolvendo a vida do paciente. Conheça as principais doenças passadas pelos animais.

Raiva

Certamente, a raiva é a doença mais grave de todas, dada a velocidade da evolução e consequências imediatas. A raiva mata e é considerada um caso de saúde pública, tendo campanhas de vacinação e educacionais sobre o tema. Ela também é chamada de hidrofobia, quando contamina um ser humano.

Publicidade

É causada por um vírus Rhabidoviridae Lyssavirus. Ele pode estar no corpo do hospedeiro, sem necessariamente ter se manifestado clinicamente, apenas aguardando o momento certo. Quando um cão ou gato mordem ou, pasme, lambem a pessoa, podem passar o vírus. Por isso é fundamental ir ao médico se sofrer com alguma mordida ou arranhão, evitando as lambidas.

Toxoplasmose

A toxoplasmose é normalmente associada a uma doença facilmente transmitida por gatos. Isso é fato, eles podem, sim, transmitir a doença, mas é muito raro encontrar um gato contaminado. Essa é uma doença que afeta pequena parte dos felinos, sendo uma acusação injusta dizer que eles passam muitas doenças.

A toxoplasmose é causada por um protozoário, o Toxoplasma Gondii, fácil de ser encontrado em todo o mundo. A contaminação mais comum em pessoas é assintomática, mas podem aparecer sinais como elevação da temperatura, prostração, dores, aumento dos linfonodos e problemas de visão.

Publicidade

Capnocytophaga canimorsus

Outra contaminação passada pelos pets, através de mordidas e arranhões é essa, cuja bactéria se infiltra no corpo, alojando-se na boca e língua. Ela pode ser passada através de mordida ou lambida, sendo fundamental a higienização para evitar a contaminação.

Seus principais sintomas no ser humano são o aumento de temperatura corporal, vômito, dores no corpo e nas articulações, tornando o processo bem doloroso. O tratamento é simples e deve ser iniciado o quanto antes.

Pasterella multocia

Essa foi a bactéria que contaminou a atriz, fazendo com que ela tivesse que ir no dia seguinte à mordida, ir para o hospital. Foram 10 dias de antibiótico, muita dor e dedos endurecidos. Ela é comum em cachorros e gatos, fazendo parte da microbiota da boca.

Publicidade

Dessa forma, você deve ter cuidado para que seu pet não te morda, mas, se isso acontecer, deve ir ao médico com urgência. Cerca de 90% dos gatos têm essa bactéria, fazendo bem para ela e ela para ele.

Bartonella henselae

Também conhecida como doença da arranhadura do gato, ela é causada por uma bactéria muito poderosa. Presente na saliva de cachorros e gatos, ela pode fazer muito mal ao ser humano. Os sintomas vão desde pápulas, dores, febre, dor de cabeça e dificuldade para se alimentar.

PODE GOSTAR TAMBÉM