raiva canina
Créditos: Public Domain Pictures

O que é, sintomas e tratamento da raiva canina

Essa doença é letal para cães, gatos e humanos. Conheça a raiva canina e saiba como proteger os seus pets.

Publicidade

A raiva canina é um vírus que pode ser transmitido para quase todos os mamíferos, incluindo os seus pets, sendo eles cães ou gatos. Além disso, você, humano, também pode ser contaminado. Se você suspeita que o seu animal possa estar ter contraído a doença, você deve levá-lo imediatamente a um profissional. Confira os sintomas e as formas de tratamento disponíveis, e saiba como proteger seus animais de estimação.

Sintomas da raiva canina

raiva canina sintomas
Créditos: Slydor

Após a contração do vírus, o animal passa por um período de 3 a 6 semanas com a incubação do vírus. Seguida essa fase, ele apresenta os sintomas iniciais, que são generalizados, posteriormente evoluindo para sinais neurológicos.

Mal-estar e dores no corpo

Inicialmente, os sintomas da raiva canina são relacionados ao mal-estar. O cão pode passar a sentir dores no corpo, fadiga, tonturas, náuseas e vômitos, diarreia, hemorragia digestiva e apresentar mais sensibilidade.

Sensibilidade

A sensibilidade do animal passa a ser alterada. Por isso, ele pode passar a esconder-se em lugares escuros ou sentir formigamentos pelo corpo, por exemplo, que posteriormente evoluem para uma paralisia.

Publicidade

Mudança comportamental

Os sintomas apresentados no estágio inicial da raiva canina provocam uma mudança de comportamento bem nítida. Além do animal passar a se esconder em lugares escuros, ele passa a ser desobediente, apresenta agitações momentâneas e começa a morder objetos e coisas incomuns.

Agressividade no animal

Nesta fase, o animal apresenta uma mudança comportamental, que vai se alterando durante as outras fases. A raiva canina é capaz de transformar um cão brincalhão em um animal quieto, constantemente fatigado e agressivo.

Salivação em excesso

Nesta fase, o animal começa a salivar constantemente. Com o tempo, ele passa a deixar de de comer e beber água. Logo o animal entra em estado de desidratação e sua boca começa a apresentar espuma. Além de poder começar a atacar outros animais e também às pessoas de forma muito agressiva.

Convulsões e paralisia

Depois dos sintomas generalizados, o animal passa a ter convulsões e pode entrar em estado paralítico.

Publicidade

Coma

Após a paralisia, o animal entra na fase final da doença, entrando em coma.

Óbito

Em aproximadamente 48 horas após as convulsões e a paralisia, o animal vem a óbito.

Causas

raiva canina causas
Créditos: hybread.mk

Essa doença letal ocorre a partir da transmissão, que é feita através de lambidas ou mordidas por algum outro animal infectado. Após a incubação da doença de 3 a 6 semanas, o animal, ou humano, começa a apresentar os sintomas. O único animal que é contaminado que não apresenta sintomas é o morcego.

Publicidade

A fase dos sintomas generalizados dura cerca de 1 a 3 dias em um cão, enquanto no humano pode chegar a 10 dias. Quando os sintomas evoluem para os sinais neurológicos, o cão pode entrar em coma em até 1 dia, enquanto o ser humano leva de 2 a 7 dias. Geralmente, após a o período de incubação, o animal morre em aproximadamente 10 dias.

Tem cura? Como é o tratamento?

A raiva canina infelizmente não tem cura, pois a doença ataca o sistema neurológico. Porém existem tratamentos para os sintomas que podem ser utilizados como suporte. O tratamento do animal tem como objetivo final levá-lo ao coma profundo. Durante esse processo, a alimentação dele pode ser feita artificialmente por uma sonda, e a redução da desidratação por aplicação de soro.

Medicamentos para reduzir o estresse e a agitação do animal podem ser utilizados, e também remédios que ajudem a diminuir a febre e os vômitos.

Publicidade

Os profissionais envolvidos no tratamento devem estar devidamente protegidos através da utilização de equipamentos e roupas especiais. Eles geralmente colocam o animal em um lugar que tenha baixa incidência de luz e ruídos, ajudando também a controlar a agitação e agonia do animal.

Vacina

A vacinação contra raiva canina pode ser feita a partir dos 4 meses de vida dos filhotes de cães e gatos. A vacinação só pode ser feita após esse período para que o sistema imunológico possa terminar de se formar. Posteriormente à primeira aplicação, a vacinação deve ser feita uma vez por ano.

É da responsabilidade do dono do animal que controle o calendário de vacinação do seu animal de estimação, não apenas da raiva, como das demais vacinas que eles devem tomar.

Publicidade

Como prevenir

A vacinação é única forma de prevenção da doença para que não haja contaminação do animal ou do humano. Lembrando que a vacinação deve ser feita uma vez ao ano, senão a exposição a ela pode sair do controle. Caso você encontre algum morcego, não efetue contato físico.

Raiva canina em humanos

A raiva canina em humanos também é letal. Se a pessoa tiver sido mordida ou lambida por um animal infectado ela também apresentará os sintomas após o período de incubação. As vacinas necessárias para prevenir a doença, não só são importantes para o seu animal, mas também para toda a sua família e população. Não seja irresponsável.

PODE GOSTAR TAMBÉM