morcegos geladeiras
Crédito: Freepik

Morcegos são armazenados em geladeiras para fugir da guerra na Ucrânia

93 animais sofreram processo de resfriamento para serem deslocados em segurança

Publicidade

Comprometidas com a missão de salvar vidas de morcegos, uma instituição de proteção animal na Ucrânia resolveu armazenar os mamíferos voadores em hibernação na geladeira, enquanto fogem dos bombardeios. A equipe de cuidadores da Bats Ukraine tomava conta de 93 animais resgatados quando a Rússia iniciou os confrontos.

Guerra entre Rússia e Ucrânia: entenda a crise entre os países

Um dos bombardeios começou perto de onde a instituição funcionava, em Kharkiv, forçando os funcionários a fugir. Relutantes em largar os animais para trás, os morcegos foram realojados temporariamente em refrigeradores doados por ONGs, para mantê-los com saúde e permitir que continuassem hibernando durante o deslocamento.

Ukrainian wildlife charity forced to store hibernating bats in FRIDGE while they flee bombing | SWNS

Após a morte de uma criança que contraiu raiva ao ser mordida por um morcego há 20 anos, autoridades de saúde pública e veterinária adicionaram a espécie ao catálogo de animais mais perigosos da Ucrânia. Por esse motivo, muitos ucranianos veem os morcegos com repulsa e medo, e acabam exterminando os bichos e causando a escassez da espécie na natureza.

Publicidade

“Distribuímos centenas de pôsteres informativos sobre morcegos, além de calendários e folhetos, em comunidades de férias em áreas de habitats conhecidos ou prováveis ​​dos animais. Esses materiais enfatizam a importância dos morcegos, especialmente seu papel como predadores de pragas de insetos, e explicam por que os morcegos devem ser aceitos em vez de mortos”, explica a página da Bat Conservation International, que também atua na proteção animal na Ucrânia.

Veja também: Possíveis desfechos da guerra entre Rússia e Ucrânia

PODE GOSTAR TAMBÉM