molho para hamburguer
Crédito: Freepik
em

Molho para hambúrguer: 10 receitas deliciosas e práticas

Saiba como deixar o seu hambúrguer caseiro ainda mais gostoso com esses molhos especiais

O hambúrguer caseiro pode ser preparado de diversas maneiras, desde receitas veganas até os mais variados tipos de carne. Para cada uma dessas formas, e para cada combinação utilizada, mesmo no tradicional de carne bovina, existe um molho para hambúrguer que vai te deixar com água na boa.

Como fazer molho especial para hambúrguer: 10 receitas

Não há dúvidas de que o hambúrguer é uma opção de lanche maravilhosa que combina com diversos momentos. Com essas receitas fáceis de molho, os seus hambúrgueres vão ficar ainda mais apetitosos.

1. Maionese verde

Essa receita é excelente para carne bovina, já que os temperos utilizados conseguem suavizar o forte sabor da carne. Além disso, a mostarda dá um toque especial que torna essa versão tão saborosa. Os ingredientes são simples, confira a receita compartilhada do Guia do Hambúrguer:

molho para hamburguer maionese verde
Crédito: Guia do Hamburguer

Ingredientes

Ovos: 2 unidades;
Óleo: 300 ml;
Mostarda: 1 colher (sopa);
Cebolinha picada: 10 gramas;
Salsinha picada: 5 gramas;
Alho picado: ¼ de dente;
Sal e pimenta: a gosto;
Azeite: 50 ml.

Modo de preparo

  1. Coloque os 2 ovos no liquidificador. Adicione uma colher de sopa de mostarda. Ponha o sal, a pimenta moída a gosto e o alho. Acrescente os 10 g de cebolinha. Coloque metade dos 5 g de salsinha.
  2. Tampe o liquidificador e bata por 10 segundos até ficar um líquido.
  3. Mantenha o liquidificador na potência máxima e acrescente o óleo gelado aos poucos, em fio ou use a tampa transparente com um furo para deixar que o óleo escorra lentamente. É muito importante colocar o óleo aos poucos, até que a maionese atinja a consistência característica. Só neste momento poderá destampar o liquidificador para acrescentar o restante dos ingredientes.
  4. Acrescente os 50 ml de azeite também em fio, até a maionese absorver e manter a consistência.
  5. Adicione o restante da salsinha e logo desligue, para que apenas misture a segunda metade da salsinha na maionese.

2. Barbecue

Esse molho é um sucesso entre amantes de carne, pois traz aquela maravilhoso sabor de defumado ao paladar. Além disso, possui um leve toque agridoce, que é o segredo para não ser enjoativo. A boa notícia é que você mesmo pode fazer o seu, como nessa receita do Monta Encanta.

barbecue
Crédito: Monta Encanta

Ingredientes

Salsão fresco picado: 2 colheres (sopa);
Folhas de salsinha fresca picada: ½ xícara;
Açúcar mascavo: ½ xícara;
Curry em pó: 1 colher (sopa);
Catchup de boa qualidade: 1 unidade pequena.

Modo de preparo

  1. Corte o salsão em tirinhas e depois repique com a faca até que fique bem picadinho, para sumir mesmo do molho. Reserve.
  2. Retire os talos da salsinha. Fique só com as folhas e pique-as finamente, cerca de 1/2 xícara de chá de salsinha fresca picada, só as folhas.
  3. Em uma panela média, coloque a salsinha picadinha, o salsão picado e 1/2 xícara de chá de açúcar mascavo. Junte 1 colher de sopa cheia de curry em pó e 1 unidade pequena de catchup com 170 gramas.
  4. Misture os ingredientes, leve essa panela ao fogo baixo para apurar o sabor dos ingredientes e reduzir até engrossar.
  5. Cerca de 3 a 5 minutos, até que o molho desgrude do fundo da panela, exatamente como o ponto de brigadeiro de enrolar.
  6. Desligue o fogo, coloque-o em um bowl e leve à geladeira para esfriar.

3. Tártaro

Se você é adepto ao hambúrguer com carne de peixe, esse molho é ideal. A versão tradicional dessa receita tem aquele sabor azedinho típico. Os ingredientes são maionese, pepino em conserva, cebola roxa, alcaparra, limão, sal e pimenta. Vale a pena experimentar essa sugestão do Gourmet a Dois.

tartaro
Crédito: Gourmet a Dois

Ingredientes

Maionese: ½ xícara;
Pepino em conserva picado: 3 colheres (sopa);
Cebola roxa picada: 2 colheres (sopa);
Alcaparra: 2 colheres (sopa);
Suco de limão: 1 colher (chá);
Sal e pimenta: a gosto.

Modo de preparo

  1. Pique os ingredientes.
  2. Misture todos os ingredientes em um pote.
  3. Sirva com o hambúrguer de camarão ou peixe frito.

4. Molho de iogurte para hambúrguer

Esse molho é bastante leve, porém marcante. Combina muito com o hambúrguer de frango (ou peru), que possui um sabor menos intenso do que o de boi. Feita a base de iogurte natural, também leva no seu preparo cream cheese e queijo gorgonzola, como mostra essa receita do Mel e Pimenta.

molho para hamburguer iogurte
Crédito: Mel e Pimenta

Ingredientes

Iogurte natural: 3 colheres (sopa);
Cream cheese: 3 colheres (sopa);
Queijo gorgonzola: a gosto.

Modo de preparo

  1. Misture o cream cheese com o iogurte, adicione a quantidade que desejar de gorgonzola esfarelado, misture bem os ingredientes e reserve para a hora de servir.

5. Molho para hambúrguer picante

Já mordeu um sanduíche e sentiu que ele precisava de algo a mais, tipo um toque de pimenta? Esse ingrediente é excelente para realçar o sabor da carne e pode ser um elemento de destaque.

O molho para hambúrguer apimentado é simples e pode ser feito com maionese, alho, catchup, shoyu, mostarda, pimenta dedo-de-moça e açúcar. Veja essa receita compartilhada do Cozinha Baron.

molho apimentado
Crédito: Cozinha Baron

Ingredientes

Maionese pronta: 2 xícaras;
Alho: 1 dente;
Catchup: 1 colher (sopa);
Shoyu: 1 colher (chá);
Mostarda: 1 colher (sopa);
Pimenta-dedo-de-moça: ½ unidade;
Açúcar: 1 colher (chá).

Modo de preparo

  1. Pique bem o alho e a pimenta.
  2. Misture todos os ingredientes até ficar cremoso.

6. Tahine

Esse molho é feito de pasta de gergelim e é excelente para complementar a receita de hambúrguer vegano. O seu sabor é levemente amargo, mas não chega a ser desagradável, pois se torna um charme da receita, em contraste com o sabor do hambúrguer.

Além disso, é um molho bastante saudável, já que o gergelim é uma poderosa fonte de cálcio para o organismo. Veja como é o preparo desse molho como ensina o canal Plantte:

7. Molho para hambúrguer com pimentão

Achou que o seu pimentão guardado há dias na geladeira não iria servir para o hambúrguer? Então saiba que, na realidade, esse vegetal pode ser o protagonista de um molho. É uma das melhores pedidas para hambúrguer com carne de porco, pois realça o sabor da carne. Para fazer, siga esse passo a passo do canal Banquete:

8. Molho de abacate (avocado)

Que tal experimentar um molho para hambúrguer tradicional e cremoso? Ele leva diversos temperos em sua composição, como a pimenta e o próprio pimentão, o que o faz ter um contraste interessante de sabores. O uso desse molho destaca o sabor da carne, tornando-a mais forte no prato. Veja essa sugestão compartilhada do A Casa Encantada.

molho de abacate
Crédito: A Casa Encantada

Ingredientes

Polpa de avocado (abacate pequeno): 2 unidades;
Azeite: ¼ de xícara;
Limão: suco de ½ unidade;
Mostarda amarela: ½ colher (sopa);
Sal e pimenta: a gosto;
Alho e cebolinha: opcional.

Modo de preparo

  1. Coloque todos os ingredientes (exceto a cebolinha) no liquidificador ou em um copo de mixer e bata até que todos os ingredientes estejam bem misturados e sem pedaços de nenhum.
  2. Decore com a cebolinha fatiada.

9. Chutney de manga

Você é aquele tipo de pessoa que adora inovar na cozinha e fazer pratos dignos de dar água na boca? Então experimente esse molho para hambúrguer feito com manga, de sabor moderno e arrojado, perfeito para contrastar com a carne bovina ou então um hambúrguer vegetariano da sua preferência.

10. Mostarda e mel

Essa é uma clássica mistura agridoce para fazer um delicioso molho para hambúrguer. Você pode usar em carne de porco, boi, ou qualquer outro da sua preferência. É muito fácil de fazer e você vai precisar de mostarda, maionese, mel, vinagre de maçã ou de vinho branco, páprica doce ou picante e pimenta. Veja o passo a passo da receita:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
rocambole doce

Rocambole doce: 8 receitas para servir em qualquer ocasião

emagrecer em uma semana

Emagrecer em uma semana é possível? Saiba a verdade e como fazer