em

17 Mitos e verdades sobre saúde que você já se perguntou

Algumas questões têm fundamento, enquanto outras são aquelas historinhas de avó para você não desobedecer
mitos e verdades sobre saúde
Crédito: Freepik

Cuidar bem da saúde também está nos detalhes do dia a dia. Aqueles que você aprende desde criança que não pode fazer para não ficar doente, mas será que todos os mais comuns realmente são verdadeiros? Tire suas dúvidas de uma vez por todas agora conhecendo os maiores mitos e verdades sobre saúde.

Maiores mitos e verdades sobre saúde

Com certeza você já ouviu vários desses mitos e verdades sobre saúde e já ficou na dúvida sobre quais faziam sentido e quais pareciam lorota. Então, para não ficar fazendo algumas coisas à toa e também para começar a ter cuidado com outras, saiba o que mito e o que realmente é verdade.

1. Sair para a rua com cabelo molhado faz mal à saúde

Mito. A menos que seja inverno, que é a época propícia para ter mais vírus pelo ar. O fato de estar com cabelo molhado na rua, simplesmente por causa do vento ou do sereno, não vai causar gripe ou resfriado.

2. Beber água em jejum emagrece

mito que água emagrece
Crédito: Pxhere

Mito. De fato, faz bem beber água em jejum, pois a hidratação antes de qualquer alimento ajuda a reequilibrar o organismo e eliminar toxinas. Sendo assim, vai facilitar o bom resultado de uma rotina com uma dieta equilibrada e atividades físicas regulares. Somente o ato de beber água em jejum, sem estar cuidados desses outros aspectos, não faz perder peso.

3. Álcool corta o efeito dos antibióticos

Verdade. Porém, nem sempre. Vale destacar como verdade, porque é algo sério e sempre melhor evitar essa mistura. Existem alguns fatores a considerar antes de misturar álcool e antibiótico. Por exemplo, vai depender do tipo de antibiótico e para qual problema ele está sendo usado. A quantidade de álcool ingerida também influencia.

O que pode acontecer é que, ao ingerir muito álcool, o organismo vai começar a produzir mais urina, pois o álcool inibe o hormônio antidiurético. Assim, ao urinar mais, o antibiótico vai ser eliminado do seu corpo antes do horário previsto. Nesse caso, ele vai de certa forma ter o efeito cortado. Então, na dúvida, mais vale acreditar nesse entre os mitos e verdades sobre saúde e cuidar do seu tratamento para poder beber quando estiver saudável de novo.

4. A margarina é sempre melhor que a manteiga

Mito. Hoje em dia já se sabe que a margarina possui uma alta proporção de gorduras trans, que são as gorduras nocivas ao organismo, na sua composição. Enquanto a manteiga, embora seja mais calórica, contém um tipo de gordura boa, além de diversos outros nutrientes bons para a saúde. Claro que tudo isso também vai depender da qualidade do produto que escolher.

5. Pimenta causa hemorroidas

mito que pimenta causa hemorroida
Crédito: Pxhere

Mito. Não existe estudo que comprove essa afirmação. A ligação entre a pimenta e as hemorroidas é porque a pimenta contém uma substância chamada capsaicina, que faz ela ser ardida e que não é absorvida pelo organismo. Logo, as pessoas que já possuem fissuras anais e hemorroidas, podem sentir maior desconforto e ardência quando essa substância chega à região do reto para ser evacuada.

6. Água com açúcar acalma os nervos

Mito. Não há nenhuma ligação farmacológica do açúcar com o alívio do nervosismo. Esse mito é tão antigo e poderoso que o seu efeito placebo, ou seja, psicológico, acaba funcionando para muitas pessoas.

7. Tomar banho depois de comer faz mal

Mito. Há quem diga que tomar banho de chuveiro ou de piscina logo depois de comer faz mal. Essa é uma questão que depende da interpretação. A verdade é o fato de estar em contato com a água não faz mal algum.

O que faz mal, no caso da piscina, é se você nadar, pular e ficar movendo demais o corpo. O ato de se exercitar vai desviar para os músculos o sangue que está sendo usado para a digestão. Então sim, você pode passar mal por causa disso.

No caso do chuveiro, é a água quente que pode dilatar os vasos sanguíneos, reduzindo a quantidade de sangue que está atuando na digestão. Mas não quer dizer que você vá passar mal por causa disso.

8. Andar descalço causa gripe

Mito. A gripe e o resfriado são doenças transmitidas por vírus. E isso nada tem a ver com andar calçado ou descalço. Esse costume surgiu porque, quando o tempo esfria, as pessoas ficam, sim, mais propensas a doenças respiratórias, mas por conta da umidade do ar e do aumento de tempo em locais fechados com outras pessoas.

9. Tomar muito café causa gastrite

verdade café faz mal
Crédito: Pxhere

Verdade. O café é ácido e faz mal principalmente se tomado sem leite e sem estar acompanhado de uma comida. Quando ele é ingerido sozinho, seu ácido vai atingir mais diretamente as paredes do estômago, e aos poucos, em longo prazo, pode vir a formar uma úlcera.

Não quer dizer que vá acontecer com todas as pessoas, mas especialmente com quem já tem o estômago mais sensível ou problemas no sistema digestivo, o cuidado deve ser redobrado. Se gosta muito de café, procure beber com leite, para reduzir a acidez, e comer alguma coisa junto.

10. Micro-ondas provoca câncer

Mito. Quando esses equipamentos tornaram-se bem populares, vieram juntos muitos mitos e verdades sobre saúde, inclusive de que ele causa câncer. Não há comprovações científicas sobre isso. O que faz mal é aquecer o alimento em potes de plástico que contêm químicos nocivos, que são liberados na comida pelo calor.

11. Dormir depois de comer causa indigestão

Verdade. Mas nem todas as pessoas vão sentir. Porém, também vai depender da posição que a pessoa fica ao dormir. Por estar deitada,

12. Esmalte vermelho fortifica as unhas

mito esmalte vermelho fortalece
Crédito: Pxhere

Mito. Nem o vermelho e nem qualquer outro tipo de esmalte, claro ou escuro. É apenas uma impressão, principalmente porque para o esmalte vermelho ficar mais bonito, utilizam-se duas ou três camadas. Assim, as unhas ficam mais grossas e mais duras, mas não quer dizer que ele esteja fortalecendo as unhas de verdade.

13. Lavar o cabelo todos os dias provoca queda de cabelo

Mito. Não existe qualquer dermatologista que vá lhe dizer que lavar os cabelos todos os dias causa queda. Esse problema pode estar relacionado a diversos outros fatores, em especial à hereditariedade.

O que faz muitas pessoas pensarem isso é porque na hora da lavagem dos cabelos no banho, os fios que se soltam naturalmente todos os dias acabam caindo no piso ou ficando grudados nas mãos, dando a impressão de que há cabelo em excesso caindo.

14. O leite auxilia no sono

Mito. De fato existe no leite uma baixíssima quantidade de triptofano, uma substância envolvida no processo de regulação do sono. Mas nem um litro de leite seria capaz de afetar o cérebro de modo a estimular o sono.

Porém, do mesmo jeito que acontece com os mitos e verdades sobre saúde com a água com açúcar para acalmar os nervos, se você acredita que funciona e usa como parte do seu ritual para ir dormir, pode, sim, funcionar.

15. A natação é o exercício mais completo

mito natação melhor esporte
Crédito: Pixabay

Mito. Na verdade a natação é sim um dos exercícios mais completos, pois é ao mesmo tempo um exercício de força e cardiorrespiratório. Ela trabalha o corpo inteiro ao mesmo tempo. Logo, é muito completo e benéfico para qualquer pessoa. Entretanto não se pode colocar como o primeiro da lista, pois há outros tão bons quanto que dividiriam o primeiro lugar com a natação.

16. Não é preciso usar filtro solar todos os dias

Mito. A menos que você vá ficar dentro de casa e não exposto à iluminação artificial direta. Do contrário, mesmo em dias nublados, o filtro solar é importante. Ainda mais agora que os raios de sol estão entrando com mais intensidade no planeta terra por causa do buraco na camada de ozônio.

É preciso ter muito cuidado com os mitos e verdades sobre saúde, principalmente com esse. Mesmo quando parece não haver sol, ele está queimando a pele e aumentando o risco de câncer. Então é necessário usar filtro solar todos os dias, de preferência com um fator de proteção solar mais alto para que não precise reaplicar a todo instante. Deve passar especialmente no rosto, nos braços e no colo, se esses estiverem expostos.

17. Assistir televisão muito perto causa problema nos olhos

mito tv faz mal
Crédito: Pixabay

Mito. Mas é outro entre os mitos e verdades sobre saúde que é uma questão passível de interpretação. Assistir televisão ou qualquer outro tipo de tela muito de perto faz com que as piscadas sejam reduzidas. Com isso, os olhos vão ficar mais secos, podem coçar, ficarem vermelhos e causar cansaço. Mas não quer dizer que vai causar uma doença.

Mesmo assim, fazendo isso repetidamente e em longo prazo, é claro que não vai ser bom, pois os olhos necessitam estar bem lubrificados. Então, o ideal é manter uma distância mínima das telas para evitar estar sempre com a vista irritada e cansada.

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

cebola caramelizada
Como fazer cebola caramelizada em 10 receitas
alimentos benéficos para a barba
7 Alimentos benéficos para a barba