miopia em crianças
Crédito: Freepik

Miopia em crianças aumenta e preocupa especialistas

Por não tomar medidas simples, a visão dos pequenos pode ser prejudicada sem que eles saibam

Publicidade

De acordo com o Ministério da Saúde, “na miopia, o foco visual se forma antes da retina. Então o paciente tem dificuldade de enxergar de longe”. Ela é causada por fatores externos, como o uso excessivo de equipamentos com tela e longas leituras, ou internos, por tendência hereditária. A miopia em crianças é menos comum do que em adultos, mas esse cenário vem se modificando.

De acordo com um estudo realizado pela OMS, o uso de telas desde bebês está aumentando a quantidade de casos de miopia em crianças. Isso acontece por causa da fadiga gerada por equipamentos, que podem levar a lesões e estresse muscular. Isso acaba afetando negativamente a visão.

Por que acontece

Pesquisadores da OMS recomendam que crianças com menos de 3 anos não devem usar tablet ou celular. Então, para que ganhar aquele tempinho a mais ou os 30 minutinhos de sossego, se você pode estar prejudicando a saúde do seu filho? Usar o celular ou televisão como babá pode poupar esforço, mas o preço pode ser muito alto.

Para não dizer que não se deve deixar nenhum pouco em frente às telas, a OMS recomenda 1 hora no máximo por dia, para crianças a partir de 3 anos. Isso, se não tiver jeito, porque o ideal é que elas realmente não tenham contato com as telas. Esse tempo inclui não somente o celular, mas também a televisão.

Publicidade

Abaixo de dois anos de idade, a entidade recomenda total afastamento das telas, pois os olhos ainda não estão prontos. São muitas mudanças bruscas de claridade, além de movimentos rápidos, que podem desgastar ou lesionar a estrutura interna do olho.

Como evitar

A receita é simples, clássica e não tem erro. Ela evita o desgaste e lesões por fatores internos e ainda fortalece a estrutura, prevenindo ou retardando os fatores genéticos. E o melhor, totalmente gratuito e acessível para boa parte das famílias. Quer saber o que é? A velha e boa tríade, brincar, dormir e comer bem.

Brincadeiras

A brincadeira, principalmente nos primeiros anos, é muito mais importante do que você imagina. Ela não é apenas atividade física, como também desenvolver as inteligências, coordenação motora ampla e fina. A acuidade visual pode ser beneficiada, sendo importante alternar tempos entre brincadeiras em casa e em espaço aberto.

Descanso

Respeitar o tempo necessário para que os olhos – e todo o corpo – descansem, é fundamental para evitar o desenvolvimento de doenças. Ajuda também na lubrificação dos olhos, bem como no devido descanso para a musculatura que dá suporte ao movimento ocular.

Publicidade

Alimentação

Fundamental não somente durante a fase de formação, mas por toda a vida, a alimentação não deve ser negligenciada. Existem muitos alimentos bons para a visão, entre eles, a couve e a cenoura, que podem render deliciosas receitas – mesmo com os vegetais disfarçados.

Cuide bem desses três pontos e deixe sua criança longe das telas, pelo menos até os dois anos de idade. A partir daí, até os 5 anos, uma horinha por dia já basta. Depois, cabe a você ter o bom senso de definir os horários adequados para a sua família. Lembrando que, quanto mais tempo a criança passa na tela, menor atividade física ela faz.

PODE GOSTAR TAMBÉM