em

5 Receitas de mingau de fubá

Se você gosta de receitas de mingau, mas nunca experimentou a versão com fubá, aproveite para aprender agora
receitas de mingau de fubá
Crédito: Pixabay

Existem mil e uma maneiras de fazer mingau. Uma delas é o mingau de fubá, alimento especialmente apreciado pelos mineiros, que também o chama de angu doce. Ele é apreciado como café da manhã, sobremesa e até no jantar, quando está precisando daquele conforto no estômago para alimentar a alma.

Como fazer mingau de fubá: 5 opções

A base dessa receita é muito simples, mas há variações de ingredientes para experimentar e então decidir qual é seu favorito. Confira:

1. Mingau simples de fubá

receita de mingau de fubá simples
Crédito: Gordelícias

Para começar, uma versão mais simples, somente com os ingredientes realmente necessários. Você vai usar fubá, leite integral, açúcar e canela. Só isso é suficiente para você se apaixonar por essa iguaria. Experimente!

2. Fubá com requeijão

receita de mingau de fubá requeijão
Crédito: Manga com Pimenta

Se você quer uma versão mais cremosa, o requeijão é o ingrediente perfeito para dar essa consistência. Para essa receita você vai precisar do fubá fino, de requeijão de leite, açúcar, manteiga e canela.

3. Mingau vegano

receita de mingau de fubá vegano
Crédito: Presunto Vegetariano

Para quem não quer ou não pode comer leite de vaca, também tem uma opção. Nessa receita vai fubá, açúcar, sal, óleo de coco, canela em pó e leite vegetal, que pode ser leite de coco caseiro, leite de castanha, de amêndoas ou de soja.

4. Fubá com queijo Minas

receita de mingau de fubá queijo
Crédito: Receitas de Comida

Já que é tão apreciado em Minas, claro que tem uma sugestão usando o queijo típico mineiro. Para fazê-la vai precisar de fubá, leite, sal, manteiga, açúcar ou rapadura, canela em pó e queijo Minas em cubos.

5. Fubá com baunilha e creme de leite

mingau de fubá baunilha e creme de leite
Crédito: CookPad

Gosta do sabor e do aroma da baunilha nas receitas doces para abrir ainda mais o apetite? Então experimente essa receita que leva leite, açúcar, fubá, uma fava de baunilha e creme de leite.

Mingau de fubá para bebês

Não tem problema algum em dá-lo para bebês no período de introdução de novos alimentos, ou seja, pelo menos depois dos seis meses. É preciso ter atenção com a quantidade e as misturas.

Há bebês que podem engordar com facilidade se comerem essa receita todos os dias. Também precisa cuidar para não exagerar no açúcar, na canela e no sal.

Então, a melhor ideia é conversar com um nutricionista ou com o pediatra e saber qual é a quantidade ideal desse tipo de mingau que pode oferecer ao bebê e já pegar dicas de ingredientes para misturar.

Mingau de fubá engorda?

Se você comer demais, ele engorda, sim. Ele é uma rica fonte de carboidratos, com 370 calorias em apenas 100 gramas, que vão fazer bem se você frequenta academia e cuida da sua alimentação.

Se é uma pessoa sedentária, não tem os melhores cuidados alimentares e resolver comê-lo todo dia, vai engordar. Ainda mais se misturar com açúcar, creme de leite e queijos, como nas sugestões de receitas que viu anteriormente.

Tanto ele engorda, que é muitas vezes recomendado por nutricionistas e pediatras para crianças que precisam aumentar de peso. Então, pode comer, mas só de vez em quando, com moderação.

Quais os benefícios à saúde?

Mesmo sendo uma rica fonte de carboidratos, o fubá tem seu valor nutricional. Ao comer na forma de mingau, ele também vai fazer bem, mas o ideal é tomar cuidado com a quantidade de açúcar.

Somente o fubá sozinho é uma ótima fonte de energia, fornece proteína, fibras, vitamina A, um pouco de vitamina B6, magnésio, cálcio, potássio e ferro. Tudo isso é ótimo e potencializado ao misturar com leite, seja animal ou vegetal.

Então sim, ele tem benefícios à saúde, mas deve ser ingerido com cautela, pois também engorda. Prefira incluir uma porção pequena em uma dieta saudável e junto com a prática de atividade física.

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

o que comer antes de dormir
O que comer antes de dormir para emagrecer
papinha de bebê
Como fazer papinha de bebê fácil e nutritiva