em

Micropuntura: o que é e como funciona

Veja as recomendações e cuidados para fazer esse procedimento estético com segurança
micropuntura
Crédito: Freepik

No ramo da estética existe uma infinidade de tratamentos, com e sem o uso de aparelhos, voltados para melhorar o aspecto da pele manchada ou com cicatrizes. Um desses tratamentos é a micropuntura. Conheça seus benefícios, como funciona, os cuidados que deve ter e uma noção de preços.

O que é a micropuntura?

A micropuntura é um tratamento estético que tem a finalidade de reduzir as marcas de cicatrizes superficiais, tais como as estrias. Também é utilizado para reduzir as linhas de expressão, mas é para as estrias que esse tratamento é mais procurado, com alto grau de eficácia, conforme cada caso.

Benefícios

O principal benefício é a eficácia do tratamento, que realmente consegue reduzir consideravelmente as marcas de estrias na maior parte dos caso.

Também pode ser aplicado em qualquer parte do corpo, seja nas pernas, bumbum, braços, barriga ou seios. A recomendação é para as estrias vermelhas, que são mais novas, e também para as brancas, que são mais antigas.

Outros benefícios são o aumento da elasticidade da pele, a redução dos radicais livres que oxidam as células, a reposição de nutrientes na pele, o aumento da firmeza da pele na região tratada e uma ação preventiva contra novas estrias.

Como funciona?

Para a realização da micropuntura é utilizado um aparelho que tem uma pequena agulha na ponta, chamado dermógrafo. O profissional vai passar essa agulha em cada uma das estrias, de forma individual. Ao fazer o movimento, ocorre um processo inflamatório que vai gerar um estímulo para que o organismo entenda que a pele dessa região necessita ser regenerada.

Quando isso acontece, o organismo começa, dia após dia, a enviar colágeno, melanina e outros nutrientes para a regeneração da pele onde há estrias. Depois de algumas sessões, e seguindo os cuidados recomendados pelo profissional, o resultado começa a ser visto. O que ocorre é a redução das marcas de estrias, mas não o seu completo desaparecimento, exceto em casos de estrias muito recentes e pequenas.

A quantidade de sessões vai depender da reação de cada organismo. O profissional que irá aplicar o tratamento fará uma avaliação para determinar se é possível tratar as estrias e em quanto tempo em média. É ao longo das sessões, conforme os resultados, que será possível saber quantas mais serão necessárias.

Cuidados a ter

Um bom profissional não irá prometer um determinado resultado antes mesmo de começar as sessões. Ele também orientar sobre os cuidados que precisa ter ao longo do tratamento, como manter a pele muito hidratada, usar protetor solar e dar o intervalo necessário entre cada sessão, que pode ser de até 30 ou 45 dias.

Então, ao ir fazer sua avaliação, preste atenção se o profissional irá fazer essas recomendações e não prometer milagres. Esse é o primeiro cuidado, e talvez o mais importante, para garantir que irá realizar o tratamento em boas mãos.

Além dessa atenção, existem algumas contraindicações para a realização da micropuntura. Por exemplo, pessoas de pele negra possuem uma predisposição à hiperpigmentação depois do procedimento, havendo o risco das partes com estrias ficarem mais escuras do que o restante da pele. Então a avaliação do profissional deve ser ainda mais criteriosa.

Também devem evitar o procedimento as pessoas com doenças autoimunes, com câncer, que estejam fazendo tratamento com anticoagulantes, que sejam diabéticas, que possuam predisposição a ter queloide, além das gestantes e lactantes.

Não se encaixando em nenhum desses casos, e podendo fazer o procedimento com tranquilidade, existem alguns cuidados que é bom saber para depois de cada sessão:

  • A região que recebeu o tratamento não pode ser depilada por 20 dias;
  • É necessário usar protetor solar diariamente, evitando, mesmo assim, o excesso de exposição ao sol;
  • Deve evitar o excesso de consumo de alimentos com betacaroteno, como cenoura, beterraba, abóbora, e outros que estimulem naturalmente a pigmentação da pele, para evitar manchas;
  • Tenha atenção às demais recomendações do profissional para que o tratamento seja eficaz.

Média de preços

Falar de preços para procedimentos estéticos é complicado, pois variam muito conforme a cidade e a clínica. De modo geral, variam entre R$ 300 e R$ 500 por sessão. É um investimento relativamente alto, por isso que deve procurar por um profissional que já tenha experiência, que lhe mostre resultados anteriores em outros pacientes e que, de preferência, seja recomendado por alguém da sua confiança.

Veja um exemplo de como é feito o procedimento no vídeo abaixo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
como tirar cera de vela
Como tirar cera de vela derretida
8 Benefícios da aveia para a saúde