em

Como manter os dentes brancos

Aprenda a que produtos deve recorrer e que rotinas deve praticar para garantir uma boa saúde oral e dentes mais brancos

manter os dentes brancos
Crédito: Freepik

Atualmente o mercado disponibiliza inúmeras alternativas para que você possa clarear os dentes em casa. Esses métodos são mais baratos e práticos do que agendar visitas ao consultório dentário para fazer um tratamento completo. Além disso, de nada adianta pagar caro em um tratamento se não tiver cuidados diários para manter os dentes brancos.

Então, veja que cuidados deve tomar e quais são as melhores opções para ter aquele sorriso branquinho e saudável que você aplica nos filtros das fotos, mas que não aparecem quando se olha no espelho.

6 Dicas para manter os dentes brancos

Dicas para manter os dentes brancos
Crédito: Freepik

As dicas para manter os dentes brancos não precisam ser usadas todas juntas, até porque, se exagerar, poderá gastar o esmalte dos seus dentes e acabar deixando-os frágeis e manchados. Tenha os cuidados diários e escolha um dos métodos de branqueamento para aplicar.

1. Creme para clareamento caseiro

Esse produto geralmente é fornecido pelo seu dentista para fazer clareamento dental caseiro, ajudando a manter os dentes com o efeito do clareamento já feito ou preservando o branco natural. É importante consultar esse profissional antes de aplicar qualquer produto nos dentes, pois primeiro precisa saber como está a sua saúde bucal, tendo a certeza de que não vai prejudicar a resistência e a aparência dos seus dentes.

Com ajuda de um molde, aplique o creme nos dentes. Ele deverá permanecer nos dentes entre 5 a 15 minutos. Você pode sentir algum desconforto porque os moldes vão estimular a produção de saliva, mas com o tempo acostuma. Esses produtos têm como efeito colateral a sensibilidade dentária ao quente e ao frio, então siga as recomendações do seu dentista quanto ao momento certo de usar.

2. Fitas adesivas clareadoras

Uma embalagem de fitas adesivas para clarear os dentes é composta por uma fita para ser colada nos dentes superiores e outra para ser colada nos dentes inferiores. Esse processo é menos incômodo que o do creme, mas a espera é maior. Em média terá que ficar com as fitas adesivas nos dentes durante 2 horas. Uma das desvantagens é que as fitas não alcançam os dentes do fundo, apenas os que aparecem no seu sorriso.

Essas fitas podem ser compradas na farmácia, mas mesmo assim é recomendado consultar o seu dentista primeiro. Até porque o uso é recomendado para situações especiais e não como um tratamento diário, pois o produto é à base de água oxigenada e, se usar em excesso, seus dentes vão ficar frágeis.

3. Escova elétrica

Escovar os dentes com uma escova elétrica durante pelo menos 2 minutos faz toda a diferença. O movimento circular da escova tem um alcance maior, os dentes ficarão mais limpos e isso vai refletir na sua coloração. Hoje em dia há escovas com pequenas baterias que podem ser recarregadas, assim não precisa usar as versões com pilhas.

4. Pasta de dente branqueadora

Há uma ideia generalizada de que as pastas branqueadoras desgastam a dentição, e que os dentes ficam mais fragilizados com essa utilização. Porém, hoje o mercado tem disponíveis pastas dentais que, além de branquearem os dentes, mantêm as quantidades de flúor necessárias para garantir dentes fortes e saudáveis. Se os seus dentes forem muito sensíveis, leia na embalagem se deve usar todos os dias ou apenas algumas vezes na semana.

5. Higiene oral diária

O fio dental, o enxaguante bucal e a lavagem frequente da boca após cada refeição continuam sendo os melhores aliados para manter os dentes brancos. Tenha sempre um estojinho por perto com sua escova, pasta e fio dental. Quanto ao enxaguante, basta usar de manhã, antes de sair de casa, e à noite, antes de dormir.

Veja também: como passar fio dental corretamente e sem machucar

6. Evite alimentos que mancham os dentes

Essa dica é essencial para quem quer manter os dentes brancos. Se você usa pasta de dente branqueadora e mantém uma boa higiene oral, também precisa cuidar com o que come para que o sorriso se mantenha clarinho.

Isso quer dizer que você deve evitar tomar café, principalmente preto, evitar vinho tinto, cuidar com o consumo de beterraba, excluir refrigerantes coloridos (e todos os outros) da sua alimentação, também tomar cuidado com o chá preto. Pode parecer estranho, mas a dica é que, quando quiser tomar o seu café, prefira usar um canudinho ou pelo menos tenha o cuidado de engolir direto sem passar a bebida nos dentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

feijão tropeiro

5 Receitas de feijão tropeiro e sugestões de acompanhamentos

eliminar mau cheiro da cozinha

Como eliminar o mau cheiro da cozinha