em

Como clarear os dentes: 6 receitas caseiras

Descubra como deixar seus dentes branquinhos a partir de produtos naturais.

clarear os dentes naturalmente
Crédito: Nappy

Clarear os dentes é muito mais do que uma preocupação estética. Dentes mais bonitos também refletem uma melhor saúde, e é preciso cuidado para que os maus hábitos do dia a dia, como o excesso de café e o uso de cigarro, não estraguem os dentes de maneira permanente.

É comum as pessoas se perguntarem por que os dentes escurecem com tanta facilidade. O esmalte dos dentes é poroso, o que facilita que ele seja preenchido diariamente por tudo que você ingere. Isso não é um problema grave se a escovação for diária e executada da maneira correta.

No entanto, há substâncias que mancham de forma mais profunda e que, por melhor que seja a escovação, deixarão marcas visíveis. Esses alimentos e bebidas fazem com que os dentes percam a cor branca, que vai desbotando. A cor branca dá lugar a um amarelo e por vezes até marrom, que dá uma aparência de sujeira e de falta de higiene.

6 Formas de clarear os dentes em casa naturalmente

clarear os dentes de modo natural
Crédito: Freepik

Muitas pessoas que procuram tratamentos junto a profissionais odontológicos não encontram satisfação. Esses procedimentos costumam ser caros e não duram muito tempo, além de deixarem os dentes muito sensíveis. Como alternativa, há alguns produtos que podem ser comprados em farmácias e que prometem um branqueamento saudável. O resultado, porém, também é insatisfatório.

Por outro lado, existem inúmeros produtos caseiros e naturais capazes de clarear os dentes sem efeitos colaterais ruins. Se usados de forma consciente e na medida certa, não só podem clarear os dentes com eficácia, como também aumentar a saúde dentária e bucal como um todo. Por isso veja abaixo algumas receitas que você pode fazer em sua casa.

1. Óleo puro

Não precisa se assustar em utilizar óleo vegetal. Desde que não o engula, não haverá nenhum problema.

Ingredientes

  • Óleo extravirgem: 1 colher de sopa;
  • Água: o necessário.

Modo de preparar

1. Antes do café da manhã, leve 1 colher de sopa de óleo à sua boca.

2. Bocheche pelo tempo que achar necessário.

3. Cuspa e lave muito bem a boca com água.

4. Escove os dentes.

5. Faça o procedimento três vezes durante o dia. Deve ser antes das refeições, em jejum.

2. Pasta de dente de babosa

Que tal fazer a própria pasta de dente natural? O óleo da babosa é cheio de benefícios para a saúde, para a pele, para os cabelos e para os dentes. Portanto não hesite em usar esse produto se a intenção é clarear os dentes.

Ingredientes

  • Folha de babosa: 1 unidade.

Modo de preparar

1. Antes de ir para a cama à noite, pique a folha.

2. Na manhã seguinte, extraia um líquido amarelo que sairá da folha.

3. Coloque o líquido em uma escova e escove os dentes.

3. Vinagre de maçã

Você com certeza já conhece os benefícios do vinagre de maçã. Se não conhece, fique sabendo que ele é um bom produto para quem quer retomar o branco natural dos dentes.

Ingredientes

  • Vinagre de maçã: meia colher de chá;
  • Água: 200 ml.

Modo de preparar

1. Misture os ingredientes.

2. Bocheche a mistura por 30 segundos. Cuspa.

3. Escove os dentes normalmente.

4. Faça esse procedimento por no máximo duas vezes por semana.

4. Hortelã e óleo de coco

clarear os dentes com óleo de coco
Crédito: Pxhere

A hortelã dá uma sensação de refrescância e devolve o bom hálito. O óleo de coco, por sua vez, vai limpar os poros dos dentes.

Ingredientes

  • Óleo de hortelã: 1 gota;
  • Óleo de coco: 1 colher de sopa.

Modo de preparar

1. Misture tudo em uma taça de sobremesa.

2. Escove os dentes com essa mistura por pelo menos quatro minutos.

3. Espere até cinco minutos antes de lavar os dentes, para que a substancia aja.

4. Faça esse procedimento durante uma semana, apenas uma vez por dia.

5. Bicarbonato de sódio e sal

O bicarbonato é aprovado por dentistas como um dos melhores branqueadores naturais dos dentes. Ele inclusive faz parte da composição de variados cremes dentais disponíveis no mercado.

Ingredientes

  • Pasta de dente branca: o suficiente para uma escovação;
  • Bicarbonato de sódio: meia colher de chá;
  • Sal: 1 pitada;
  • Papel de alumínio: o suficiente.

Modo de preparo

1. Misture a pasta, o bicarbonato e o sal em uma tigela.

2. Cubra todos os dentes com a mistura.

3. Coloque o papel alumínio sobre os dentes.

4. Espere uma hora antes de tirar a mistura dos dentes.

6. Pasta de morango e bicarbonato

O morango é, assim como o bicarbonato, um dos ingredientes naturais com maior eficiência na hora de branquear os dentes. Ele tem boa quantidade de vitamina C, que acaba com a placa dentária. Outro elemento dessa fruta é o ácido málico, responsável pelo branqueamento. O bicarbonato é um potencializador dessas ações do morango.

Ingredientes

  • Morangos: 3 unidades;
  • Bicarbonato de sódio: meia colher de chá;
  • Sal: 1 pitada.

Modo de preparo

1. Misture todos os ingredientes.

2. Aplique a pasta nos dentes usando uma escova.

3. Deixe a substância agir por cinco minutos.

4. Enxague.

Veja também: Receita para clarear os dentes com casca de banana.

5 Motivos para clarear seus dentes

motivos para clarear os dentes
Crédito: Pexels

O principal motivo para as pessoas quererem dentes brancos é estético. Afinal, um sorriso branquinho costumam ser muito melhor recebido pelos outros do que um sorriso amarelado ou mesmo marrom. O que muitos não compreendem é que por trás do escurecimento ou amarelamento dos dentes estão problemas bucais.

Outra questão importante é que os dentes deixam de ser brancos pelos hábitos que você tem. Fumar, consumir café e beber refrigerantes de cola são alguns deles. Certos alimentos também influenciam nessa questão. Mas o pior de tudo é a falta de higiene, a ausência de escovação dentária ou a escovação errada.

Você pode clarear os dentes para ter mais autoestima, para aparentar mais juventude ou mesmo para impressionar as pessoas. O principal motivo, contudo, precisa ser sempre a saúde. Dentes muito amarelos denotam que há algo de errado em sua boca, com sua saúde, com sua higiene. De qualquer forma, veja abaixo 5 motivos para clarear seus dentes.

1. Causa boa impressão

Os mais velhos costumam dizer que um sorriso bonito é um cartão de visita. E eles têm toda razão! Um sorriso cuidado causa boa impressão às pessoas. Por isso, com certeza dentes branquinhos vão impressionar muito mais do que amarelados.

2. Rejuvenesce

Dentes brancos passam a ideia de que a pessoa é mais jovem do que é. Aliás, de acordo com algumas pesquisas, clarear os dentes podem rejuvenescer sua aparência em até cinco anos!

3. Traz autoestima

Quem tem problemas nos dentes pode se sentir desconfortável em sorrir. Isso acarreta vários problemas de autoestima, que podem ser evitados se você tem os dentes clarinhos, limpos e em ordem.

4. Abre caminhos profissionais

Lembra do cartão de visitas? Pois bem. É comprovado que pessoas com um sorriso mais bonito têm mais chances de conseguir vagas de emprego. Isso porque um sorriso em ordem traz mais segurança, confiança e passa uma sensação de cuidado e organização.

5. Devolve a saúde bucal

Os dentes não ficam amarelados ou escuros por nada. Isso significa que há um problema com eles, que pode significar falta de saúde dentária e bucal. Clarear os dentes, portanto, devolve a saúde da sua boca.

Independente de você optar por técnicas caseiras ou por procedimentos realizados junto a um dentista, o importante é sempre cuidar de seus dentes. Preste atenção aos seus hábitos e não hesite em cortar atitudes que só lhe prejudicam, como fumar, por exemplo.

Veja no vídeo abaixo outra receita caseira para clarear seus dentes:

Fonte: Research Gate

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0

Comentários

comentários

Mistura de aveia e chia para emagrecer com saúde

Controle o colesterol e a diabetes com uma solução natural