em

Como passar fio dental corretamente e sem machucar

Passar fio dental todos os dias é uma parte importante da higiene bucal para prevenir problemas e doenças na boca.
passar fio dental
Designed by Freepik

Você costuma ir ao dentista pelo menos uma vez ao ano? Cuidar da saúde bucal é muito importante não só para ter dentes mais bonitos. Mas sim, para prevenir problemas desde o mau hálito, cárie, tártaros até infecções. Além de ir ao dentista, é fundamental escovar os dentes e passar fio dental da forma correta. Veja agora como deve ser feito.

Como passar fio dental passo a passo

Passar o fio dental é muito simples depois que pega o jeito. Mas mesmo assim é preciso fazer o processo com cuidado e delicadeza para não machucar a gengiva nem empurrar algum resto de comida para dentro dela. Veja o passo a passo:

1. Pegue a caixinha onde está o fio dental e corte um pedaço com cerca de 30 a 50 centímetros para poder manusear com segurança.

2. Segure o fio com uma mão em cada ponta. Enrole um dos lados quase todo no dedo indicador. O outro lado, também enrole no indicador, mas só um pedacinho. Se preferir pode usar o dedo médio e deixar o indicador livre para ajudar a passar o fio.

3. A parte que sobrou do fio entre os dedos, não deve ser muito comprida, e será manuseada com os dedos polegares, bem firmes, e também com os indicadores, caso você tenha-os deixado livres para isso.

4. Essa região do fio que ficar entre os polegares deverá ser passada entre os dentes.

5. Comece a passar o fio entre cada dente, dos dois lados (pegando a parede lateral do dente de trás e do dente da frente). Comece de um lado da arcada dentária até o outro, e primeiro em uma depois na outra (de cima e de baixo) para não esquecer de nenhum dente.

6. Ao colocar o fio entre cada dente, leve-o para cima até sentir que chegou na gengiva, levemente para dentro dela, mas sem sentir dor: não force. Faça alguns movimentos de vai e vem, na intenção de movimentar e remover a sujeira.

7. Ao passar o fio em cada dente e antes de começar em outro, vá desenrolando um pedacinho de fio do dedo onde ele está mais enrolado e enrolando do outro lado para sempre pegar uma parte limpa nova.

8. Quando terminar de passar o fio em todos os dentes, enxágue bem a boca. Se preferir, pode ir enxaguando conforme passa o fio.

9. Se sentir dor, mesmo sem ter forçado o fio, ou se perceber sangramento, procure o seu dentista para avaliar melhor. Não coloque objetos pontiagudos nas gengivas por conta própria, pois poderá causar infecção ou machucar.

Tipos de fios dental

Existem alguns tipos diferentes de fio dental: mais grossos, mais finos e a fita dental. Cada tipo serve para dentes diferentes: mais juntos ou mais espaçados.

Também há aqueles fios com ou sem flúor (que é opcional), e claro, com mais ou menos qualidade. Você saberá identificar a qualidade, quase sempre, pelo preço.

A grande diferença entre os fios com mais ou menos qualidade está na resistência. Um fio ruim vai desfiar ou arrebentar com facilidade. Ao fazer isso, um pedaço de fio pode ficar preso entre os dentes e ser difícil de remover, além de causar incômodo. Além disso, você terá que pegar um novo pedaço de fio, o que acaba gerando prejuízo ao invés de economia por ter pago mais barato.

As fitas dentais são como um fio, só que são mais largas e mais achatadas. Elas possuem uma espessura mais fina do que o fio, que é roliço. Por isso, acabam limpando uma parte maior do dente a cada passada.

Escolher entre um e outro é uma questão de adaptação, a menos que haja uma orientação específica do seu dentista para usar um ou outro tipo.

Há também os fios que já vem em um dispositivo com um cabinho, pronto para passar entre os dentes sem precisar enrolar nos dedos. Mas esses não são tão higiênicos, já que você não vai passar uma parte de fio limpa entre cada dente.

Além do que, é mais difícil de ter o controle da força ao colocá-lo entre os dentes, podendo haver sangramento. Esses modelos também são mais caros.

Usar antes ou depois de escovar os dentes?

Existem estudos científicos que dividem opiniões sobre o que é mais adequado: mas na verdade, de acordo com os dentistas, não há diferença entre passar o fio antes ou depois da escovação.

Porém, dependendo do tamanho da sujeira que está entre seus dentes, pode ser melhor removê-la com o fio antes de escovar para evitar que a escova acabe empurrando a sujeira mais para dentro.

Você pode, inclusive, passar o fio antes e depois, caso sinta necessidade. Assim, remove a sujeira mais grossa primeiro, então escova para limpar todos os lados dos dentes, e depois passa o fio de novo para dar um acabamento melhor.

Preciso passar fio dental todos os dias?

Sim, passar o fio dental deve fazer parte da sua rotina de higiene pessoal. Aliás, não apenas o fio, mas escovar os dentes também, mesmo nos dias em que não sente seus dentes ásperos, que comeu pouco ou que está com gosto bom na boca.

Mesmo parecendo que a boca está limpa, sempre fica algum resíduo entre os dentes que não se pode sentir ou ver. Se não removê-lo com o fio dental e a escovação, o resíduo irá apodrecer e começar a causar problemas que podem gerar mau hálito, cárie, tártaro e infecção gengival em casos mais sérios.

Palitar o dente tem o mesmo efeito? Faz mal?

A maioria dos dentistas não recomenda o uso do palito de dente. Ele pode ser útil em um momento de urgência, quando há um resíduo incomodando e não tem fio dental para passar na hora.

Mas ele serve apenas para remover sujeiras mais superficiais e maiores. Mesmo assim, ao passar o palito entre os dentes, corre o risco de empurrar a sujeira mais para dentro da gengiva, além de pode quebrar o palito entre os dentes ou até mesmo furar a gengiva.

Então, ele não tem o mesmo efeito que o fio dental e pode fazer mal. A prova de que ele não serve para este fim é que o palito nem é feito para os dentes, só é assim chamado popularmente.

Se fosse feito para palitar os dentes, ele ficaria na seção de higiene bucal do supermercado e haveria na sua embalagem uma indicação para uso nos dentes, o que não é o caso. Então, se você usa o palito nos dentes, o melhor é que pare de usar a partir de agora.

Como passar fio dental com aparelho?

Quem usa aparelho fixo nos dentes também precisa passar fio dental todos os dias, inclusive, com ainda mais atenção. Então, veja no vídeo abaixo quais são os métodos usados para passar fio dental com aparelho:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
fazer as flores durarem mais
Como fazer as flores durarem mais? Aprenda a preservá-las por 15 dias
bati o carro
Bati o carro e agora, como devo proceder?