em

Como ler a tabela nutricional presente nos rótulos dos alimentos

Confira o que significa cada item da tabela e o quanto por dia você pode consumir de cada um.

Muitas pessoas desejam entender a tabela nutricional no rótulo dos alimentos. Mas para que as informações contidas nessa tabela sejam de fato úteis, é preciso entender item por item e sua importância no organismo. Além disso, é preciso analisar o tamanho da porção, se é 50, 100, 500 gramas, e o valor calórico total do produto.

Ler o rótulo pode evitar doenças

Aprender a ler a tabela nutricional não ajuda apenas a emagrecer. Saber a quantidade que está ingerindo de cada item é fundamental também para evitar doenças. A ingestão excessiva de cálcio, por exemplo, pode originar cálculo renal. Confira abaixo o que cada item da tabela significa.

Porção

A porção pode ser em gramas ou mililitros. É a quantidade média recomendada de consumo para que o organismo se mantenha saudável. Os valores nutricionais, no entanto, raramente se relacionam à porção inteira. Em um pacote de 90 gramas de bolacha, por exemplo, pode haver informações nutricionais de apenas 30.

%VD

Valor diário indica o montante de calorias e de nutrientes que o produto apresenta em relação à dieta média de 2 mil calorias.

Valor energético

Aqui já representa a quantidade exata das famosas calorias. Há casos em que elas aparecem em quilojaules. Nesse caso, basta saber que 1 caloria equivale a 4,2 quilojaules.

Carboidratos

Eles têm a função de dar energia ao corpo. O que não é utilizado vira gordura. Portanto esteja atento à quantidade contida nos alimentos. Por dia se recomenda ingerir no máximo 300 gramas.

Proteínas

Ajudam na construção e na manutenção de tecidos, órgãos e células. Se consumidos adequadamente, dão sensação de saciedade. Por dia se recomenda ingerir no máximo 75 gramas.

Gorduras totais

Auxiliam no transporte das vitaminas A, D, E e K. Obviamente que o consumo aqui tem que ser controlado, pois aumenta o peso. Elas representam a soma de todas as gorduras existentes. Por dia se recomenda ingerir no máximo 55 gramas.

Gorduras saturadas

Elas não têm qualquer função no organismo e podem provocar problemas cardíacos. Por dia se recomenda ingerir no máximo 2 gramas.

Gordura trans

Assim como as gorduras saturadas, não têm função no organismo e são dispensáveis. Por dia se recomenda ingerir no máximo 2 gramas.

Fibra alimentar

É essencial para que o organismo funcione corretamente. Ela controla taxas de glicemia e o colesterol. A fibra alimentar aumenta a saciedade e ajuda na manutenção intestinal. Por dia se recomenda ingerir no máximo 25 gramas.

Sódio

Em doses moderadas, auxilia no funcionamento do cérebro e na regulação dos líquidos corporais. Em excesso, aumenta a pressão arterial e provoca a retenção de líquidos. Por dia se recomenda ingerir no máximo 2.400 miligramas.

Dica: Conheça os alimentos que come

É importante conhecer quais alimentos são ricos em sódio, carboidrato, proteína e assim por diante. Só assim você conseguirá manter uma dieta balanceada e seu organismo longe de doenças.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

Comentários

comentários

comer emocional
5 passos para mudar sua relação com a comida
dieta da comida em pó
Dieta do astronauta: Conheça tudo sobre a dieta da comida em pó