Crédito: Pexels
em

5 Malefícios do açaí

Tem muita gente que adora açaí, mas não tem a menor ideia dos seus malefícios

Publicidade

O açaí é um fruto rico em nutrientes e minerais essenciais para a sua saúde, ajudando a combater a anemia e melhorar o funcionamento gastrointestinal, dando energia para as atividades do dia a dia, rico em antioxidantes e excelente para o coração. Porém, é importante saber que há alguns malefícios do açaí. 

Quais são os malefícios do açaí?

quais os malefícios do açaí
Crédito: Wikimedia Commons

Como todo alimento, existem o lado positivo e negativo do seu consumo, devendo-se sempre ter discernimento para escolher o momento, qualidade e quantidade do que se ingere. Dessa forma, veja quais são os malefícios do açaí.

1. Pode prejudicar pacientes com câncer

De acordo com um estudo realizado na Universidade de São Paulo (USP), pacientes com câncer que apresentam caquexia não devem consumir o fruto, pois um dos malefícios do açaí é agravar seu estado.

A caquexia é a inflamação que ocorre nos órgãos, causando dores e desnutrição. O consumo de açaí em forma de suplementação pode aumentar a quantidade de gordura no fígado, diminuindo a metabolização e prejudicando todo o processo.

Publicidade

Além disso, foi percebido o aumento do tamanho do tumor, depois da suplementação, sendo assim totalmente contraindicado para tratamento, sendo útil somente na prevenção, dada sua quantidade de antioxidantes, em sua forma natural.

2. É muito calórico

O fruto em natura é bastante calórico, rico em carboidratos, mas nem tanto em açúcar. Como não é muito doce, as pessoas costumam adoçar, tornando-o não apenas mais calórico como danoso para o corpo.

O consumo excessivo pode levar a ganhar alguns quilinhos a mais, principalmente se a pessoa for sedentária e não tiver uma alimentação balanceada.

Publicidade

3. Aumenta a taxa de açúcar do sangue

O açaí é rico em carboidratos, nutriente que deve ser evitado por pessoas com diabetes, dado ou aumento da taxa de açúcar no sangue que pode ocorrer depois da sua ingestão.

Outro ponto a observar é que nem sempre o açaí vendido é in natura, sendo empacotado e congelado, com outros componentes, incluindo uma grande quantidade de açúcar, se tornando proibitivo.

4. Pode ter excesso de química

O fruto em si é muito benéfico, porém não é muito acessível em todo o país, sendo mais fácil de encontrar na região Norte do Brasil.

Publicidade

Dessa forma, a indústria processa o alimento, transformando-o em polpa para consumo individual ou grandes pacotes para as inúmeras lanchonetes que oferecem o alimento como um lanche saudável e natural.

Porém o que não se divulga é que ele pode não ser tão natural assim. Há adição de xarope de glucose, corantes, aromatizantes, gordura saturada e conservantes, para que ela tenha uma maior durabilidade, homogeneidade e sabor.

Dessa forma, outro dos malefícios do açaí vem junto com todos os conservantes que lhe são adicionados. Sempre que for comprar, leia o rótulo para assegurar que maior parte do produto é da fruta.

Publicidade

5. Pode transmitir Doença de Chagas

Por mais que o açaí natural possa ser mais saudável, há o risco já comprovado de se contrair a Doença de Chagas através dele, se comprado de fontes não confiáveis.

Na moagem da fruta, alguns insetos barbeiros, transmissores da doença, podem ser triturados e misturados à polpa, contaminando-a.

Mesmo que congelado, o protozoário Trypanosoma Cruzi pode viver tranquilo nos 2ºC da geladeira, bem como nos -20ºC dos congeladores industriais. Ou seja, continua intacto e apto a contaminar quem consumir o produto.

Publicidade

Dessa forma, a procedência deve ser excelente, sempre seguindo os padrões de higiene e segurança alimentar que visam, entre tantos outros pontos, manter insetos afastados da produção.

10 Receitas de sucos para anemia e dicas para curar a doença

sintomas de anemia

14 Sintomas de anemia que você precisa conhecer