mal súbito
Crédito: Freepik

Mal súbito: o que é, sintomas e causas

Entenda o que pode causar e evitar esse problema, que é mais comum do que você imagina

Publicidade

Está cada dia maior a quantidade de casos notificados como mal súbito no Brasil. Se for feita uma comparação entre a taxa do mês de janeiro de 2008, que era de 18,4% com a do mês junho do ano seguinte, de 39,6%, observou-se um crescimento significativo do que está sendo avaliado como esse problema nas unidades de tratamento.

Essa condição é grave e pode levar à óbito. Dessa forma, é fundamental conhecê-la melhor para evitar incidentes mais graves e tratar o quanto antes.

O que é

mal súbito o que é
Crédito: Freepik

De acordo com o estudo apresentado no 61º Congresso Brasileiro de Enfermagem, o mal súbito “pode ser definido como qualquer ocorrência repentina da perda da estabilidade hemodinâmica e/ou neurológica de um indivíduo”.

E o que seria essa perda da estabilidade hemodinâmica ou neurológica? A perda da estabilidade hemodinâmica é, em linguagem mais simples, uma queda brusca da pressão arterial, causando hipotensão. Isso faz com que o coração tente compensar e bater muito mais rapidamente, entre outras correções que o corpo tenta adotar, podendo levar à morte.

Publicidade

Já a estabilidade neurológica está relacionada, por exemplo, aos casos de acidente vascular cerebral, o AVC. A Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares (SBDC) o define como “o surgimento de um déficit neurológico súbito causado por um problema nos vasos sanguíneos do sistema nervoso central”, podendo também levar à morte.

Quais os sintomas

É importante deixar claro que nem sempre é possível detectar os sintomas, muito antes do mal acontecer, pois é algo que ocorre realmente de forma inesperada, como o nome diz, estando a pessoa saudável, animada, brincando ou até mesmo trabalhando, como ocorreu com o modelo Tales Cotta, que faleceu durante o desfile na semana de moda de São Paulo. Veja quais são os principais sintomas.

1. Incômodo, peso ou dor no peito

A sensação de que há algum incômodo, peso ou até mesmo dor no peito pode anteceder sua chegada, principalmente quando relacionada a problemas cardíacos, o que é bastante comum.

Claro que esses são sintomas de muitas outras doenças, sendo assim irresponsável associar diretamente essas sensações ao mal súbito de fato, mas são também sinais de que algo está para acontecer.

Publicidade

2. Batimentos acelerados

Como o seu corpo está recebendo oxigenação de forma irregular, seja por um aumento na pressão sobre a caixa torácica, deficiência na respiração ou até mesmo uma circulação sanguínea deficitária, o coração vai ter que acelerar o passo algumas vezes.

Isso causa não somente um maior desgaste do sistema, como também uma inconsistência na distribuição de sangue, consequentemente oxigênio, pelo corpo, forçando cada vez mais e acelerando os batimentos ainda mais.

3. Ânsia de vômito

Enjoo, náuseas ou vontade de vomitar podem ser sintomas marcantes, estando assim relacionados à doença, sempre tendo o cuidado de compreender o amplo  espectro que doenças que esses sinais podem englobar.

Publicidade

O mal súbito acontece muito rapidamente, então, se esses sintomas já estão incomodando há tempos, não podem ser desse tipo de condição. É importante sempre falar com seu médico de confiança para averiguar sua condição de saúde.

4. Dor de cabeça

Uma dor de cabeça aguda e repentina também pode ser sinal de que há algo errado no seu corpo, devendo ser vista imediatamente. Além dessa doença, pode ser sinal de AVC e outras condições mais graves, não devendo ser ignorada.

Além disso, dores localizadas em um único ponto da cabeça também devem ser motivos de atenção, procurando avaliar se há outros sintomas relacionados ou se é somente uma dor passageira.

Publicidade

5. Formigamento no corpo

Formigamentos em locais específicos ou em todo o corpo nunca são bons sinais. Não se está falando do formigamento que acontece quando você senta sobre a sua perna ou fica na mesma posição por muito tempo, mas sim o que surge de forma espontânea e aparentemente sem causa anterior.

É ainda mais preocupante se ocorrer em um lado do seu rosto somente ou em um lado do corpo, como, por exemplo, rosto, braço e perna do mesmo lado, enquanto o outro não apresenta nenhum sintoma.

6. Falta de ar

mal súbito sintomas
Crédito: Freepik

Esse é um sinal claro, pois ele está na maior parte das vezes relacionado a uma falta de oxigenação no cérebro, que obviamente passa pelo processo de respiração, podendo assim causar a falta de ar.

Publicidade

Lembrando que esse sintoma pode ser comum a diversas outras doenças, não sendo assim um indicador direto desse mal repentino. Por isso, deve-se ter muita cautela antes de tomar conclusões precipitadas.

7. Tontura

A tontura também é derivada da falta de oxigenação no cérebro, causando assim a sensação de pressão na cabeça e escurecimento da visão. É comum a diversas outras doenças e até condições naturais, como quando se levanta rapidamente.

Lembre-se de não confundir tontura com vertigem, sendo a segunda a sensação de que o mundo está girando ao seu redor, estando associada à tontura também.

Publicidade

8. Palidez

Como a respiração está ineficiente e os batimentos cardíacos irregulares, a entrega de sangue e nutrientes fica comprometida. A região periférica do corpo é a primeira a sentir, ficando assim a pele com uma menor quantidade de sangue.

Isso acontece porque o fluxo do sangue é imediatamente vinculado aos órgãos vitais, a fim de manter o sistema funcionando, causando assim a palidez tão característica de pessoas que sofrem com hipotensão.

9. Sudorese

A sensação de “suar frio” ou de uma sudorese intensa também pode ser percebida durante os momentos que precedem o mal súbito, sendo um dos sinais de que o corpo está entrando em colapso e precisa de atenção imediata.

Publicidade

A desregulação térmica, metabólica, hemodinâmica e outras podem causar esse sintoma, novamente, comum em diversas doenças significativas, não devendo ser o único sintoma a ser observado.

10. Respiração lenta

Com a falência do organismo, a tendência é de que, ao final, a respiração se torne mais lenta, assim como os batimentos cardíacos, com uma menor circulação de sangue, que pode deixar de oxigenar corretamente o cérebro.

Então se a respiração ficar estranhamente lenta, de uma hora para a outra, é importante prestar atenção ao seu corpo e buscar ajuda, além de manter a respiração de forma consciente, para evitar a falência.

Publicidade

Causas

mal súbito causas
Crédito: Freepik

O mal súbito é complexo e pode ter diversas causas diferentes, sendo algumas as mais comuns.

1. Problemas no coração

Alguns problemas cardíacos podem ser os causadores, como o infarto agudo do miocárdio, arritmia, miocardiopatia hipertrófica – quando o músculo do coração sofre uma hipertrofia – e também o mal de Chagas, que deixa o órgão com tamanho desproporcional.

Para prevenir, é importante manter em dias as consultas com seu médico de confiança e os exames. Além de manter os hábitos saudáveis de vida, como a prática de atividades físicas, uma boa alimentação e hidratação.

Publicidade

2. Calor em excesso

A exposição excessiva ao calor também pode ser uma causa, inclusive relativamente comum em países onde as pessoas não estão acostumados com o calor e têm que passar por temperaturas além dos 40ºC.

O ideal é sempre evitar os excessos, seja de calor ou de frio, oferecendo uma temperatura adequada ao funcionamento do corpo. Roupas frescas, muita hidratação e locais mais frescos durante os horários mais quentes do dia são fundamentais.

3. Desidratação ou alimentação insuficiente

O alimento tem um papel fundamental para o funcionamento do corpo, pois provê os nutrientes essenciais para o seu funcionamento. Além disso, quando alguns alimentos são consumidos em excesso, como a gordura e o açúcar, podem gerar problemas metabólicos.

Publicidade

Por isso, consumir vegetais em quantidades corretas é fundamental para, não apenas manter o seu corpo funcionando, mas também evitar doenças que possam desencadear o mal súbito e outras consequências.

4. Abuso de álcool e outras drogas

Além de  destruir o seu corpo, principalmente o sistema hepático, o consumo excessivo de álcool faz com que ele passe a funcionar de forma diferente, limitando também a quantidade de oxigenação e velocidade dos batimentos cardíacos.

As drogas ilícitas também causam estragos diversos no organismo, atingindo principalmente o cérebro. Ao mesmo tempo, o coração também sofre, assim como o sistema respiratório. Ficar longe desse mal é preservar seu corpo e mente por mais tempo.

Publicidade

5. Outras doenças

Algumas outras doenças como o diabetes, hipertensão, hipotensão, obesidade, AVC, hipoglicemia e outras podem desencadear o mal súbito, dada a sua característica destrutiva e limitante, fazendo com que o organismo possa cair em colapso.

Por isso, para evitá-lo, é fundamental estar periodicamente fazendo seus exames de rotina, mantendo uma alimentação adequada, boa hidratação e prática de atividades físicas regulares.

PODE GOSTAR TAMBÉM