limpar tela de tv
Crédito: Pexels
em

Como limpar tela de TV: 11 formas simples e seguras

Diga adeus às marcas de dedo na tela da sua televisão

Sabia que existem produtos proibidos para limpar tela de TV? O procedimento é importante para ajudar na conservação do aparelho, mas deve ser feito de maneira correta. Algumas substâncias podem manchar a superfície ou até causar danos irreparáveis a ela. Por isso, todo cuidado é pouco na hora da higienização.

A primeira coisa a fazer antes da limpeza em si é identificar qual o tipo de tela da sua televisão. Todas são sensíveis e merecem atenção, mas existem formas diferentes de limpar de acordo com a classificação.

Veja também: como limpar persianas passo a passo

11 Formas de limpar tela de TV

melhore formas de limpar tela de TV
Crédito: Freepik

Existem produtos próprios para limpar tela de TV que podem ser facilmente encontrados nos supermercados ou em lojas de eletrônicos. Mas a despensa também pode se revelar uma excelente aliada na hora da faxina com produtos que você já tem em casa. O crucial é saber o que pode e o que não pode ser aplicado no monitor. A melhor forma de ter a certeza é consultando o manual de instruções do seu aparelho.

Algumas orientações gerais servem para basicamente todos os tipos de TV, sobretudo as que dizem para evitar substâncias corrosivas e abrasivas, como álcool e limpa-vidros. Confira abaixo diferentes maneiras seguras de deixar a sua televisão brilhando e com aquela aparência de que acabou de sair da caixa.

1. Com vinagre

Quando o assunto é limpeza, o vinagre é sempre apontado como “faz-tudo”. Os seus usos culinários representam apenas uma pequena parcela daquilo para que pode ser usado. Para limpar tela de TV, ele tem um desempenho ainda melhor do que muitos dos produtos específicos.

A receita é bem simples. Além do vinagre, você vai precisar de dois panos e de um borrifador. Coloque o líquido no recipiente, borrife em um dos panos e passe na tela. A seguir, seque com o outro pano. Lembre-se de não borrifar o vinagre diretamente na TV e de não pressionar a tela com o pano enquanto estiver limpando. As duas atitudes podem danificar a televisão.

2. Água destilada

A água destilada serve para as TVs de LED, mas também de LCD. Para isso, basta colocar o líquido dentro do borrifador e pulverizá-lo em um pano, com muito cuidado para não encharcar e fazer com que escorra água para o interior do aparelho. A seguir, com um pano que não solte pelos, faça movimentos circulares delicados até o monitor estar completamente limpo.

3. Com algodão

O algodão pode substituir o pano na hora da limpeza. Em caso de sujeiras mais resistentes, umedeça um pequeno chumaço com água mineral e passe cuidadosamente sobre as manchas. Lembre-se sempre de não esfregar para não estragar o aparelho. Em seguida, passe uma flanela para secar a superfície. Camisetas usadas de algodão ou um pano de microfibra também servem para essa etapa.

3. Pano limpo e seco para tirar a poeira

O aparelho pode não estar manchado, mas há sempre aquelas partículas de poeira que insistem em aparecer como se fossem um verdadeiro manto de sujeira. Para resolver esse problema, primeiro tente remover o pó com um pano limpo e seco, preferencialmente uma flanela.

Se essa ação não for suficiente, use o aspirador de pó. Com a parte mais fina encaixada e a potência mais baixa, deixe-o sugar toda a poeira, especialmente a dos cantos. O processo deve ser feito com atenção, evitando encostar o aspirador na tela.

5. Água e detergente neutro para manchas de gordura

Principalmente em casas com crianças é difícil ver a tela da TV sem manchas. Sempre vão aparecer aquelas marcas de dedos, que muitas vezes são engordurados. Além de dar um ar desleixado ao eletrônico, com o tempo pode causar distorções de imagem. Assim, o melhor é remover a sujeira o quanto antes.

Nesse caso, vale fazer uma solução contendo 1 litro de água mineral e 1 colher de sobremesa de detergente. Coloque em um borrifador, agite e pulverize sobre um pano, nunca diretamente na tela. Passe-o com cuidado no monitor e depois seque com outro pano.

6. Para TV de tubo

Quase todas os lares atualmente possuem televisões de tela plana, mas não dá para desconsiderar também a limpeza dos modelos mais antigos. Os aparelhos de tubo são menos modernos, possuem uma estrutura mais resistente, mas nem por isso precisam de menos cuidados. Tal como nos outros tipos de telas, deve-se evitar produtos mais agressivos.

O ideal é passar pela superfície apenas um pano úmido com água morna. Isso vai remover o pó e possíveis manchas. Depois, basta passar um pano seco para remover o excesso de umidade.

7. Em TV 4K

Na contramão das televisões de tubo, estão as 4K, modelos bem mais modernos e, consequentemente, mais delicados. Para limpar tela de TV desse tipo, basta apenas usar um pano do microfibra seco. Em vez de fazer movimentos circulares, deslize suavemente pela superfície em apenas um sentido para evitar marcas.

Se esse procedimento não for suficiente, passe um pano de algodão umedecido com água e depois uma flanela para secar a tela.

8. Água desmineralizada e álcool isopropílico

Esses dois produtos são encontrados no supermercado ou em lojas de materiais de limpeza. Eles não são iguais à água da torneira nem ao álcool de cozinha, oferecendo mais segurança na hora da limpeza de uma superfície tão sensível quanto a tela da sua televisão. Misture partes iguais dos produtos em um borrifador, borrife para umedecer um pano de flanela ou microfibra e aplique, delicadamente, sobre a tela até que esteja bem limpa.

9. Secagem imediata

Essa dica não serve apenas para complementar a limpeza da tela da sua televisão, mas também para prevenir danos ao aparelho. Se acontecer de a tela ser molhada acidentalmente, com qualquer tipo de líquido, pegue um pano que não solte fiapos, seco e limpo, e enxugue na mesma hora.

Se você deixar o líquido escorrer na tela, além das manchas que ele vai causar, há o risco de entrar na parte eletrônica e danificar sua TV. Caso o líquido derramado seja gorduroso, use a dica do detergente.

10. Panos adequados

Como você viu nas dicas anteriores, o recomendado é que você sempre utilize panos específicos para limpar tela de TV. Esses são de microfibra, flanela ou antiestáticos, pois não soltam pelos e são bem macios. Lembre-se de usar panos sempre limpos e ter um para umedecer e outro para secar.

Os panos que soltam pelos acabam atrapalhando a limpeza e podem acabar riscando a tela, pois você vai esfregar mais vezes na tentativa de remover os fiapos que se soltaram e ficaram grudados na tela.

11. Limpeza dos cantos

Nem sempre o pano adequado vai alcançar todos os cantos da tela da sua televisão, então a dica é usar um pincel novo, limpo e seco, com cerdas bem macias ou então um cotonete. Pode ser seco mesmo, pois se molhar, já que vai passar nos cantos, há o risco de a água entrar na parte eletrônica e danificar a tela.

O que não usar para limpar tela de TV

Agora que você já conhece as melhores alternativas para limpar tela de TV, também é importante saber o que não é recomendado usar. Um dos produtos que está na lista de permitidos, mas que deve ser usado com cautela é o detergente. Prefira usar uma versão neutra e em pouca quantidade, apenas quando for necessário desengordurar e não conseguir fazer isso apenas com pano seco. Também deve evitar:

  • Álcool de cozinha (etílico);
  • Acetona;
  • Produtos com tolueno, amônia ou cloro na composição;
  • Desinfetante;
  • Papel-toalha ou higiênico (podem riscar).

2 Comments

Leave a Reply
  1. Antes de ver este ensinamento eu já usava o vinagre como produto de limpeza. Além de limpar espelhos vidros e janelas, chão e paredes, o vinagre desinfeta a casa e limpa as energias negativas da casa. Não gasto fortunas em material de limpeza uso só vinagre. A pessoa que pões defeito na sua informação, talvez deva beber um pouco de vinagre para limpar as negatividades dos pensamentos até as maldades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

sanduíche sem pão

Sanduíche sem pão: 9 receitas saborosas e saudáveis

limpar quadro branco

Como limpar quadro branco: 3 dicas que funcionam