em

Como limpar persianas passo a passo

Cada modelo de persiana exige um cuidado especial. Veja como fazer a limpeza sem danificar o material das suas cortinas
limpar persiana
Crédito: Pxhere

As persianas são o tipo de cortina que ficam bem em quase todos os estilos de ambientes. Dependendo do material que são feitas, como o PVC, também são a melhor opção para pessoas alérgicas a poeira, pois são fáceis de limpar e não acumulam muita poeira. Mesmo assim precisa usar os produtos e materiais adequados, então veja como limpar persianas passo a passo.

Veja também dicas de como limpar colchão encardido 

Aqui você encontra:

Como limpar persianas facilmente

Existem diversos tipos de persianas, com modelos e materiais que variam conforme a funcionalidade e o estilo que você quiser. Veja como limpar os modelos mais populares.

1. Persianas verticais

como limpar persiana vertical
Crédito: Wikimedia Commons

As persinas verticais são separadas por folhas geralmente feitas de tecido e presas em correntinhas de metal. Para limpar uma persiana como essa você deve retirar as folhas dos trilhos, uma a uma, e limpar com um pano úmido em água.

Se não quiser passar muito trabalho, use o aspirador de pó com o bocal de escova e passe nas folhas sem removê-las dos trilhos.

Assim que tiver um tempinho, retire as folhas dos trilhos, caso sejam de tecido, e mergulhe-as em água com sabão neutro, usando uma escovinha para esfregar cada uma. Seque com um pano, pressionando o tecido, e coloque-as no lugar para secarem com o sol e o vento.

2. Persianas horizontais

como limpar persiana horizontal
Crédito: Pxhere

Os modelos horizontais costumam ser feitos de PVC, madeira ou alumínio. Qualquer uma delas devem, primeiramente, ser limpas com um espanador, limpador de persianas ou aspirador de pó para remover a poeira. Depois use um pano úmido com água e detergente neutro para fazer a limpeza de cada folha. No modelo de madeira pode finalizar com um lustra-móveis.

3. Persiana double vision

limpar persiana double vision
Crédito: Mobly

Esse é um tipo de persiana mais moderno, bonito e neutro, que combina com qualquer estilo de decoração, pois é bem discreto. Mas atenção: não é porque esse modelo é feito de um tecido inteiro ao invés de folhas, que pode ir para a máquina ou ficar molho. Limpe apenas com aspirador, espanador ou pano úmido com água.

4. Persianas romanas ou rolo

como limpar persiana romana
Crédito: Mobly

A persiana rolo é aquela que se enrola e forma um “rocambole” na parte superior quando é aberta. A romana é estruturada por varetas e o tecido vai repuxando ao ser aberto. Esses modelos são mais sensíveis e o ideal é limpá-los de maneira superficial toda semana para evitar o excesso de poeira acumulada. Se o seu modelo for de PVC ou plástico, pode usar produtos multiuso. Do contrário, prefira apenas água e detergente neutro e, para uma limpeza mais pesada, leve a uma lavanderia especializada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
limpar moedas antigas
Como limpar moedas antigas
suflê de batata
7 Receitas de suflê de batata deliciosas