em

Como limpar o estofado de cadeiras: 5 dicas para diferentes tecidos

Cuidar bem das suas cadeiras vai fazer com que durem por mais tempo e estejam sempre bonitas

limpar o estofado de cadeira
Crédito: Freepik

As cadeiras estão por toda parte da casa. Na cozinha, sala de jantar, estar, varanda e área de festas são alguns. Então, tem bastante cadeira para limpar, cada uma feita com um material diferente, algumas com e outras sem estofado. Geralmente as cadeiras estofadas são as preferidas, pois são muito mais confortáveis. Mas você sabe como limpar o estofado de cadeiras sem manchar? Veja essas dicas e tenha cadeiras sempre limpas e desengorduradas.

Veja também: como limpar geladeira de inox

5 Dicas para limpar o estofado de cadeiras e deixá-los como novos

melhores dicas para limpar o estofado de cadeira
Crédito: Freepik

Cada estofado de cadeira é feito de um material diferente. Alguns são tecidos, outros couro e também os revestimentos plastificados que são os mais fáceis. Veja como limpar cada tipo.

1. Seguindo a etiqueta

Se você comprou suas cadeiras estofadas na loja e ela vieram com etiqueta para orientar sobre a limpeza, confira o que diz nessa etiqueta.

Se tiver um símbolo “W” quer dizer que o revestimento do estofado por receber limpeza úmida com água e detergente neutro.

Se for o símbolo “X” quer dizer que o revestimento não pode ser molhado, pois é mais delicado. Nesse caso a limpeza deve ser feita a seco.

2. Limpeza úmida diária

As cadeiras de tecidos plastificados podem receber a limpeza úmida. Para o dia a dia, coloque água morna em um potinho, misture com um pouco de detergente de louça e umedeça um pano. Passe esse pano sobre a cadeira, esfregando suavemente. Em seguida, seque com um pano limpo e seco.

3. Limpeza úmida desinfetante

Para a limpeza semanal, quando as cadeiras já passaram a semana toda sendo usadas, misture meia xícara de vinagre branco em meia xícara de água morna e uma colher de sopa de detergente neutro. Passe a mistura com um pano em todas as cadeiras, finalizando com o pano seco para evitar manchas.

Não se preocupe com o cheiro do vinagre, pois em alguns minutos ele neutraliza. Esse ingrediente é o que vai agir eliminando parte das bactérias acumuladas nas cadeiras. Pode passar essa mistura nas mesas também.

4. Desengordurante e removedora de manchas

Quando o tecido da cadeira fica sujo com molho ou outras comidas e bebidas, o ideal é limpar na hora com a misturinha da receita acima. Mas caso passem alguns dias e a mancha seque, faça uma mistura mais poderosa.

Coloque duas colheres de sopa dentro de um pote com meio litro de água e misture bem. Coloque, depois, meio copo de vinagre e volte a misturar.

Com um pano, aplique essa mistura sobre as cadeiras, esfregando suavemente. Se for um tecido tipo courino, que pode receber esponjas, use uma esponja tipo de louça para remover as manchas mais difíceis.

Depois de limpar o estofado de cadeiras com essa solução, passe um pano só com água para remover e, por fim, um pano seco. Deixe as cadeiras em locar arejado para que fiquem bem secas.

5. Limpar o estofado de cadeiras a seco

Se o estofado das suas cadeiras foi delicado e não puder receber nada líquido, o jeito é fazer uma limpeza a seco. Novamente, seu aliado vai ser o bicarbonato de sódio. Ele ajuda a eliminar germes e neutralizar odores, sem molhar.

Polvilhe um pouco de bicarbonato sobre o estofado e deixe agindo durante algumas horas para que ele absorva a umidade e o máximo de sujeira que puder. Para remover o bicarbonato, passe uma escova de cerdas macias ou um aspirador de pó.

limpar o nariz do bebê

Como limpar o nariz do bebê: 3 formas que funcionam

banana split

Banana split: 8 receitas deliciosas para refrescar