limpar, desinfetar e higienizar
Crédito: Freepik
em

Você sabe a diferença entre limpar, desinfetar e higienizar?

Para cada tipo de limpeza, mais leve ou mais pesada, você usa produtos específicos

Publicidade

Os termos parecem tudo a mesma coisa. Mas, existem diferenças entre limpar, desinfetar e higienizar as coisas da sua casa. Para cada função você usa produtos diferentes, mas nada estranho, que você nunca tenha usado. Com certeza você já limpa, higieniza e desinfeta tudo, só não ligava, até agora, pra diferença que existe entre essas atividades. Descubra agora!

O que é limpar?

Limpar é a primeira etapa de uma faxina. A limpeza serve para remover germes, sujeira e impurezas de superfícies ou objetos.

Você pode usar apenas sabão ou detergente e água, usando um pano, folhas de papel-toalha ou esponja.

A limpeza não necessariamente mata os germes. Mas, ao removê-los da superfície, diminui seu número e o risco de propagação de infecções.

Publicidade

O que é higienizar?

Talvez você pensasse, até agora, que limpar e higienizar fossem a mesmíssima coisa. Bom, é parecido, mas podemos considerar que a higienização é uma etapa depois da limpeza, pois ela limpa um pouco mais.

A higienização reduz o número de germes nas superfícies ou objetos a um nível seguro. Deve ser feita depois que uma superfície ou um objeto é limpo, pois não dá para higienizar um item que ainda está sujo. Na higienização você usa produtos sanitizantes ou desinfetantes.

O que é desinfetar?

Desinfetar parece uma limpeza pesada, daquelas que você remove até germes que não oferecem risco à saúde. De fato, já que você está aplicando um produto forte para matar os germes, vai acabar limpando tudo. Mas, não necessariamente.

Publicidade

Você pode desinfetar um ambiente que ainda não foi limpo, por exemplo. O resultado não será tão bom, pois vai continuar com sujeira, mas os micro-organismos vão morrer.

Assim como na higienização, você vai usar produtos desinfetantes para remover fungos, bactérias, vírus, etc. Aqui são os produtos mais pesados, como água sanitária, e geralmente esse processo é feito onde há pessoas doentes.

Então, as diferenças entre limpar, higienizar e desinfetar são sutis, mas existem, e é bom saber para lembrar que limpo não é desinfetado. Só uma limpeza básica não é o bastante para deixar um objeto ou ambiente completamente livre dos germes.

Publicidade

Veja também: Maus hábitos de limpeza que fazemos e não percebemos

Vulvovaginite

Vulvovaginite: saiba o que é, as causas e tratamentos

Listeriose

Listeriose: saiba o que é, sintomas e tratamento