Álcool 70
Crédito: Freepik

Álcool 70 gel ou líquido? Veja as diferenças entre cada um

Você já tinha parado para pensar sobre as diferenças nas texturas do álcool, antes de comprar o ideal?

Publicidade

O álcool 70 já era usado como desinfetante nas indústrias e ficou mais popular nos dias atuais, quando a pandemia se instalou.

Lembra no começo da pandemia, quando fomos orientados a desinfetar as mãos e a casa usando esse álcool, e os estoques das lojas terminaram muito rápido?

Pois é, o álcool 70 é muito eficaz para matar o vírus, mas você saberia dizer se o álcool gel é melhor do que o líquido? Então, saiba a resposta agora e faça a escolha certa.

Por que o álcool 70 é melhor do que os outros tipos?

Primeiro, é bom saber o motivo pelo qual não adianta usar álcool comum, de cozinha, para desinfetar a casa e as mãos.

Publicidade

Bem, acontece que o álcool 70% é mais concentrado do que o comum, e isso faz com que ele tenha mais facilidade para penetrar na célula das bactérias e matá-las, bem como em destruir fungos e vírus.

Portanto, é a concentração da substância que faz a diferença. Mas, ao contrário do que muitos pensam, o álcool 96%, que é ainda mais concentrado, não tem a mesma eficácia. Ele apenas resseca a parte externa do vírus, sem matá-lo, além de ressecar muito mais a pele.

Álcool 70 gel ou líquido: qual o melhor?

Ambos cumprem com a mesma função e eficácia. A grande diferença é a textura mesmo. Enquanto o álcool gel adere bem melhor às mãos, tem uma textura mais agradável e é fácil de aplicar, o álcool líquido não escorre muito rápido e não tem a mesma aderência na pele. Logo, se não for bem aplicado, sua eficácia pode ser reduzida.

Porém, o álcool 70 líquido pode ser uma boa opção para a limpeza geral da casa e objetos, pois vai se espalhar melhor nessas superfícies. Então, você pode ter ambos na sua casa, e usar o gel apenas para desinfetar suas mãos, pela praticidade que ele oferece.

Publicidade

Prefira desinfetar as mãos com água e sabão

Apesar da eficácia do álcool 70 em desinfetar as mãos, seja na versão em gel ou líquida, ambos ressecam a pele quando usados com muita frequência.

Então, sempre que possível, prefira lavar muito bem as mãos com água e sabão. Ou, depois de aplicar o álcool, passe um hidratante nas mãos para aliviar o efeito do ressecamento.

Veja também: Médicos alertam sobre risco de se expor ao sol forte depois de aplicar álcool em gel

Publicidade

Artigo com informações de Biosan

PODE GOSTAR TAMBÉM