Maus hábitos de limpeza
Crédito: Freepik
em

Maus hábitos de limpeza que fazemos e não percebemos

Os maus hábitos fazem a limpeza ser menos eficiente e você perde mais tempo com isso

Publicidade

Quando se trata de higiene pessoal e da casa, cada pessoa tem seus próprios hábitos que aprendeu desde criança ou desenvolveu ao longo da vida. Então, cada um sabe o que é melhor para si.

Mas, ainda assim, existem certos hábitos que são considerados ruins porque não são eficazes como parecem. Então, veja se você tem algum dos hábitos dessa lista abaixo e decida se vai mudá-los ou não.

Pulverizar produto de limpeza direto na superfície

Você pode achar que não faz a menor diferença pulverizar o produto de limpeza primeiro no pano ou direto na superfície. De fato, as vezes dá certo. Mas, pode não ser eficiente ou até reduzir a vida útil de superfícies sensíveis, como tela de televisão ou computador, porcelanas, assentos e madeira. O ideal é pulverizar o produto no pano e depois passar na superfície. Isso ajuda, inclusive, a economizar produto.

Nunca limpar os materiais de limpeza

Não é porque você usa vassoura, pano, rodo, escova e pá na limpeza, que esses materiais estão sempre limpos e desinfetados. Depois da faxina é importante lavar os panos, sacudir ou até deixar de molho as cerdas da vassoura e das escovas para evitar a proliferação de bactérias e de mau cheiro.

Publicidade

Se está cheiroso, está limpo

Você sabe que está enganando a si mesma quando passa um cheirinho bom no ambiente para parecer que limpou. Cheiro bom não é sinônimo de limpeza. Muitos produtos de limpeza não são perfumados, mas são eficazes. O cheirinho bom é apenas um acabamento.

Misturar vários produtos de limpeza

Não entender nada sobre reações químicas pode ser um perigo. O maior deles está em misturar a água sanitária (lixívia) com outros produtos de limpeza. Além de anular a eficácia do produto, a mistura pode gerar uma reação química na forma de gás que pode ser mortal, dependendo da quantidade inalada.

Limpar janelas no sol

Você já notou a diferença entre limpar as janelas quando está batendo sol nos vidros e quando não está batendo sol? A diferença é que, quando você aplica o produto na hora em que está batendo sol no vidro, ele seca muito rápido e a limpeza não é tão eficiente. Além disso, é mais fácil ficarem manchas do produto. Pode não acontecer sempre, mas é bom saber disso quando for limpar janelas.

Publicidade

Não esvaziar o saco do aspirador

Se você acha óbvio esvaziar o saco do aspirador toda vez depois de aspirar a casa, parabéns. Mas, muita gente se esquece disso e deixa o saco encher até a boca. O resultado? Ao invés de fazer uma aspiração rápida e eficiente, fica voltando sujeira pelo cano e o serviço nunca acaba! Não precisa esvaziar o saco todas as vezes, mas a cada duas ou três aspiradas ele costuma estar cheio.

Lavar as louças mais engorduradas primeiro

Se quiser que a sua lavagem de louças seja mais eficiente e eficaz, deixe as louças mais engorduradas por último. Quando você lava as engorduradas primeiro, vai passar um pouco de gordura que fica na esponja para as outras louças, que podem ficar com cheiro desagradável e ensebadas. A menos que você lave a louça com água quente, é melhor lavar primeiro o que não tem gordura.

Estresse em animais

Estresse em animais: como identificar + dicas para tratar e prevenir

Lavagem de banheiro a seco

Lavagem de banheiro a seco: como limpar sem jogar água no piso