limpar bota de camurça
Crédito: Pxhere
em

Como limpar bota de camurça para mantê-la como nova

Alguns materiais são mais sensíveis do que outros, como é o caso da camurça. Veja como limpar seu calçado feito desse couro

Saber como limpar bota de camurça é muito importante para que os calçados estejam sempre em bom estado, sem manchas. A camurça é um material tão bonito quanto delicado, então não dá para limpar de qualquer jeito. Mas também não é nada complicado, veja as dicas a seguir.

Veja também: como limpar sapato de verniz

4 dicas para limpar bota de camurça sem estragar

Em primeiro lugar, tenha em mente que nunca deve mergulhar os sapatos de camurça na água. Esse material é delicado e acaba sendo danificado quando passa por algum processo mais intenso, seja mergulhando em água ou esfregando demais. Então, veja como deve limpar sem estragar.

1. Tenha uma escovinha própria

Existem escovinhas próprias para fazer a limpeza de bota de camurça. São escovinhas mais delicadas que não vão arranhar o couro nem danificar os pelinhos. Tenha uma escovinha dessa em casa e mantenha-a sempre limpa e seca.

2. Limpe com escovinha úmida

Quando voltar para casa depois de usar a bota de camurça, evite deixar a limpeza para o dia seguinte. Se a bota estiver relativamente limpa, apenas umedeça a escovinha em água, sacudindo para tirar o excesso, e vá aplicando por toda a camurça no sentido dos pelinhos, nunca contra. Passe a escovinha sempre na mesma direção, sem fazer movimentos de vai e vem ou circulares.

Aprenda a limpar sapato de couro com os melhores produtos

3. Deixe em local arejado

Depois de limpar a bota de camurça, não coloque-a imediatamente dentro do armário. Deixe-a em um local arejado. Se tiver sol, deixe-a no sol para que fique totalmente seca. Somente depois é que ela pode ficar em um local fechado.

4. Não aplique produtos químicos

Esse tipo de calçado pode manchar com facilidade, então evite limpar bota de camurça com qualquer tipo de produto químico, excesso os feitos para limpeza desse tipo de material. Para a limpeza diária, apenas água e a escovinha são o suficiente.

Conselhos para conservar

melhores formas de limpar bota de camurça
Crédito: Pxhere

Além de saber quais são os produtos que podem ser usados para limpar bota de camurça, alguns cuidados podem ser tomados no dia a dia para que durem por mais tempo, sempre bonitas como novas.

Impermeabilizar as botas

Assim que comprar suas botas de camurça, vá a uma sapataria ou mesmo ao supermercado e compre um produto impermeabilizante específico para esse material. Ele é ótimo para preservar, impedindo o contato com tudo o que é molhado. Na verdade, o impermeabilizante vai além. Ele cria uma barreira protetora que impede o contato direto com qualquer detrito da rua.

Como limpar tênis branco para ficar como novo

Limpar a cada uso

Você sabe como é que ficam os sapatos quando se deixa acumular sujeira de vários usos. Quando mais acumula, mais grossa é a camada e mais difícil de remover. Então, uma das formas de preservar bota de camurça é passando um paninho levemente úmido ou uma escovinha de cerdas macias em toda a parte externa a cada vez que usar. Nunca guarde a bota sem limpar, principalmente se tiver entrado em contato com umidade.

Usar vapor

Para que aparência da bota fique realmente bonita, como nova, quando for limpar, coloque o calçado em contato com alguma fonte de vapor durante alguns segundos. Não deixe o calçado umedecer, deve ser rápido. Logo em seguida passe uma escovinha, sempre no sentido dos pelinhos, e pronto.

Usar jornal

Depois de limpar bota de camurça, coloque uma folha de jornal amassada dentro de cada pé da bota (e faça isso sempre, depois de usar). O jornal ajuda a manter a forma do calçado e também a absorver qualquer umidade que possa estar em contato com a bota.

Velhice é só um estado de espírito?

receitas com abacate

22 Receitas com abacate para todas as ocasiões