em

Como limpar bijuterias e deixá-las como novas

Para que as suas bijus estejam sempre bonitas, veja quais produtos usar na limpeza e como preservar melhor as peças
limpar bijuterias
Crédito: Pxhere

Por mais que as bijuterias não sejam tão valiosas quanto as joias, elas também têm seu valor. Há peças feitas com materiais de qualidade e que merecem cuidados especiais para durarem por longos anos. Se você ama as suas bijus e quer mantê-las em ótimo estado de conservação, veja essas dicas simples de como limpar bijuterias.

Veja também como remover manchas de bijuteria da pele

Aqui você encontra:

4 Dicas para limpar bijuterias

limpar bijuterias
Crédito: Pxhere

Mesmo havendo algumas bijuterias com mais qualidade do que outras, todas estão fadadas ao escurecimento com o tempo de uso e a exposição ao sol, água e produtos químicos. Veja quais produtos ajudam a remover essas manchas escuras e deixar as peças com aparência de novas.

1. Sabão em pó

Se você usa sabão em pó para lavar as roupas, saiba que pode aproveitar esse produto para limpar suas bijuterias também. Vai precisar do sabão, de água, uma bacia e uma toalha.

  1. Coloque água na bacia, que pode ser pequena, e misture cerca de 1 colher de sopa de sabão em pó, sem exagero, apenas para fazer um pouco de espuma e sentir que a água está mais turva;
  2. Coloque as bijuterias nessa mistura e deixe por 12 horas de molho;
  3. Depois é só retirar as peças da água e colocar sobre a toalha. Se forem peças lisas, seque com a toalha mesmo. Se tiverem muitos detalhes, use um secador em potência baixa sem deixar o ar quente chegar muito perto das peças;
  4. Caso as peças ainda estejam sujas, use uma escovinha de cerdas macias para esfregar delicadamente enquanto as peças ainda estão molhadas, depois enxágue na mesma água e seque.

2. Vinagre, detergente e bicarbonato

O vinagre, o detergente neutro e bicarbonato estão sempre presentes nas receitas caseiras para limpeza doméstica de tudo o que você poder imaginar. Logo, também são recomendados para limpar bijuterias.

  1. O que você precisa fazer é colocar um litro de água morna dentro de uma bacia pequena, adicionar 2 colheres de sopa de detergente neutro, 2 de vinagre branco e 2 de bicarbonato de sódio. Misture;
  2. Coloque as bijuterias nessa solução e aguarde uns 5 minutos. Depois limpe as peças com uma escovinha e seque da mesma forma que na dica anterior.

3. Batom velho

A princípio pode parecer estranho usar batom para limpar bijuteria, pois esse produto costuma manchar todas as superfícies em que encosta, mas a verdade é que funciona. Essa dica é para peças lisas nas quais o batom não vai ficar preso nas arestas.

Passe um pouquinho de batom de qualquer cor em um cotonete e depois aplique na peça, nas partes manchadas. Depois use uma flanela para esfregar como se estivesse lustrando até o batom sair completamente.

4. Pasta de dente

Essa é uma dica bem comum para limpar bijuterias, talvez você já conheça. O procedimento é exatamente igual ao da dica com batom, usando cotonete e flanela, então pode escolher qual opção acha melhor tentar. Se não tiver um batom velho em casa ou ficar com receio de não conseguir removê-lo por completo das bijus, experimente essa dica com a pasta de dente.

Dicas de conservação das bijuterias

O cuidado diário com as bijuterias é bem semelhante ao que deve ter com as joias. Para evitar que as manchas apareçam, lembre-se de tirar as bijuterias sempre que for mexer com água, seja para lavar a louça, tomar banho ou ir para a piscina. Se for para a praia, vá sem as bijus, mesmo que não pretenda entrar no mar, pois a maresia e a areia já são suficientes para danificar a peça com o passar do tempo.

Quando chegar em casa da rua, tire as bijuterias e, se puder, seque-as com uma toalhinha própria para elas. Depois guarde em um porta-joias seco, longe da umidade. Coloque saquinhos de sílica em gel dentro do porta-joias, desses que vêm junto com as caixas de sapato e algumas roupas, para absorver qualquer umidade.

Quando estiver se arrumando para sair, coloque as bijus por último, depois de já ser passados seus cremes e perfume e eles já tiverem secado no corpo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
remédios naturais para cistite
Remédios naturais para cistite: 10 opções para tratar o problema
melhores formas de como limpar couro
Como limpar couro: conheça os melhores produtos