ingerir silica gel
Crédito: Wikimedia Commons
em

Ingerir sílica gel: consequências e o que fazer

Saiba o que fazer se alguém ingerir esse produto feito para absorver umidade

É muito provável que você já tenha visto e tido contato com sílica gel. Você pode não saber exatamente o que é ouvindo apenas o nome, mas em praticamente tudo que você compra, ela vem junto. Ingerir sílica gel é uma coisa impensável, mas pode acontecer. Como está presente na maioria dos artigos que você compra, é um risco presente na vida de todos.

Por absorver a umidade, a sílica gel é um material super poroso, não tóxico e que absorve bastante água. É distribuído nos produtos em embalagens pequenas para proteger o produto.

Consequências de ingerir sílica gel

ingerir silica gel consequências
Crédito: BuzzFeed

Ela não é considerada tóxica, porém ingerir sílica gel pode trazer alguns efeitos colaterais. Como seu objetivo é remover a umidade das áreas ao seu redor, é provável que, ao entrar em contato com a pele, os lábios, o rosto ou as mãos, produza irritação e secura. Tocar a substância na embalagem aberta e depois tocar nos olhos também pode causar irritação.

No estômago, o gel de sílica pode causar desidratação e dor de estômago. É possível que a pessoa também sinta náuseas e possa ter vômitos ou diarreia depois de comê-la. Nesse caso, deve-se consultar um médico.

Se a pessoa ingeri-la acidentalmente e estiver sentindo-se bem depois disso, não há necessidade de se preocupar. A recomendação é que a pessoa beba bastante água e continuará bem.

Se mastigada ou inalada, pode causar também tosse. Nesses casos, é recomendado também investir na hidratação abundante.

O que fazer?

ingerir silica gel o que fazer
Crédito: Mercado Livre

Caso aconteça com você, acidentalmente ou não, não tente provocar vômitos. Aumente a ingestão de água e assim vai evitar possíveis desconfortos e dores estomacais.

Caso entre em contato com a pele, lave a área com água e sabão neutro. Depois, seque e passe creme hidratante para evitar que a pele fique ressecada.

Se por algum motivo tiver contato nos olhos e ocorrer irritação após a exposição, lave os olhos com água corrente por 15 minutos. Remova lentes de contato, se for o caso, antes de lavar os olhos.

Se inalar, vá para uma área com ar fresco. Se houver dificuldades em respirar, use um inalador para auxiliar a respiração.

Se alguma dessas condições persistirem após o contato, procure um médico ou posto de saúde o mais rápido possível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

coisas que seu cachorrro deseja

13 Coisas que seu cachorro queria que você soubesse

detergente alcalino

Como fazer detergente alcalino caseiro