em

Como limpar armário de madeira para ficar cheiroso e com brilho

Para que seus armário de madeira durem bastante, veja quais são os melhores produtos a usar na hora da limpeza.

limpar armário de madeira
Designed by Freepik

Ter móveis de madeira em casa é muito comum, mas para que estejam sempre bonitos, é preciso usar os produtos certos na limpeza. A madeira, conforme o tipo, traz mais sofisticação à decoração e, se for de qualidade, é certeza de ter um móvel que vai durar por longos anos. Entretanto, por ser natural, exige cuidado redobrado. Então, veja como limpar armário de madeira do jeito certo para não danificar a peça.

4 Dicas para limpar armário de madeira

O mais importante na hora de limpar madeira é não deixar o material em contato com excesso de água, pois, especialmente se não tiver verniz, a água vai penetrar na madeira e gerar bolor. Além dessa dica, veja quais produtos e misturas podem ser feitas para limpar armário de madeira.

1. Desengordurar armário da cozinha

Na cozinha o maior problema é a gordura. Na hora de limpar armário de madeira desse cômodo da casa você precisa pensar em uma solução que remova a gordura. Então, use o bom e velho óleo de peroba. Ele ajuda a remover camadas grossas de gordura sem danificar o móvel.

Por ser um produto forte, é ideal apenas para limpeza pesada, e não para usar todo dia. Aplique o óleo em um pano macio e passe primeiro em uma parte escondida do móvel para ver se não vai manchar. Só depois é que você deve passar no móvel todo. Aplique fazendo movimentos delicados e circulares e depois passe um pano limpo e seco por cima.

2. Remover fungos e odores

como remover fungos limpar armário de madeira
Crédito: Pixabay

Para limpar armário de madeira de um jeito bem simples, quando você percebe que ele está com um cheiro de mofo e com bolor, use a seguinte solução:

  • Vinagre e água: misture uma xícara de vinagre com uma de água e aplique sobre o móvel com um pano macio. Ela solução remove fungos, odores e não danifica a madeira.

3. Limpeza diária

Para a faxina da semana, há duas opções que vão limpar o armário de madeira e deixá-lo bem cheiroso ao mesmo tempo.

  • Detergente neutro e água: misture uma colher de chá de detergente neutro com uma xícara de água. Aplique sobre o móvel com um pano macio;
  • Sabão de coco e saponáceo: rale a quantidade de uma colher de sopa de sabão de coco, coloque em um borrifador e complete com 500 mililitros de água. Adicione uma colher de sopa de saponáceo cremoso, agite e espere o sabão derreter. Depois é só borrifar em um pano e aplicar no armário.

Qualquer uma dessas soluções deve ser aplicada de forma suave, sem excesso, e depois você deve passar um pano macio e seco para remover o que ficou molhado. Pode aplicar essas misturas tanto na parte interna quanto externa do armário de madeira, mas quando limpar dentro, deixe o móvel aberto por algumas horas para secar completamente.

4. Polimento do armário de madeira

como polir e limpar armário de madeira
Crédito: Pixnio

Uma forma de deixar a madeira do seu móvel sempre bonita e brilhosa é fazendo um polimento. Para isso você deve usar produtos como cera ou lustra móveis, sempre que o móvel começar a ficar opaco, não passe com muita frequência.

Antes de aplicar o produto, certifique-se de limpar o móvel de madeira para que fique sem poeira e bem seco. Depois faça a aplicação com um pano macio, em movimentos circulares e delicados. Não precisa usar muito produto. Para finalizar, passe um pano seco, limpo e macio, sem nenhum produto, fazendo os mesmos movimentos circulares.

Agora que você já sabe como limpar armário de madeira, aproveite e conheça as dicas de como limpar sofá de tecido com soluções caseiras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0

Comentários

comentários

dores nas articulações

Sente dores nas articulações? Conheça os melhores tratamentos

5 formas eficientes de tirar tinta de cabelo da pele