em

Como limpar aliança em casa

De tempos em tempos é bom dar um banho nas alianças para voltarem a ficar brilhosas e limpas
limpar aliança
Crédito: Pixabay

A aliança é um dos símbolo da união de um casal. Ela pode ser de prata, ouro, de aço, tudo vai depender do gosto do casal ou da fase do relacionamento. O fato é que, para manter esse símbolo sempre bonito, é bom saber como limpar aliança de vez em quando. Mesmo as de ouro acabam escurecendo com o tempo e vão ficar lindas depois de uma boa polida. Confira as dicas.

Veja também: como limpar bijuterias e deixá-las como novas

Como limpar aliança de prata

O bom de ter aliança de prata é que você pode usar vários produtos que tem em casa para fazer a limpeza. Limpar prata, sejam alianças, outras joias ou talheres, por exemplo, é um procedimento que pode ser feito com vinagre branco, bicarbonato de sódio, pasta de dente e até com papel-alumínio.

  • Bicarbonato com vinagre branco: essa mistura é poderosa para limpar aliança de prata. Misture 1 xícara de vinagre com 2 colheres de sopa de bicarbonato. Mexa para borbulhar. Coloque as alianças no potinho com essa mistura e deixe agir durante 3 horas ou até perceber que clarearam. Depois retire-as da mistura e seque com um pano macio para lustrar;
  • Pasta de dente: se não tiver vinagre nem bicarbonato em casa, use uma escovinha velha para esfregar a prata sem arranhar. Aplique um pouco de pasta de dentes branca nas alianças, depois escove e deixe agir por alguns minutos. Enxague com água corrente e seque bem para ficar brilhando;
  • Papel-alumínio: coloque um pouco de água em uma panela pequena e leve para ferver. Assim que levantar fervura, coloque as alianças dentro, junto com alguns pedaços de papel-alumínio. Mantenha em fogo baixo até ver o clareamento das alianças. Desligue o fogo e espere esfriar para secá-las.

Aliança de ouro

O ouro é o material com mais alto valor agregado para as alianças. Por isso mesmo é que não precisa usar produtos que não conhece para fazer a limpeza, evitando danificar as alianças.

Você pode limpar alianças de ouro da mesma forma que as de prata, usando água morna misturada com algumas gotas de detergente. Aplique essa mistura nas alianças usando o lado macio de uma esponja. Depois finalize com um pano tipo flanela seco e esfregue para lustrar.

Aliança de aço

As alianças de aço são um modelo mais moderno de simbolizar a união. Esse material transparece força e resistência e o visual é um meio-termo das opções de prata e de ouro. A limpeza não tem segredo, seguindo o mesmo padrão das anteriores.

O aço é um material bem resistente, mas não está livre de manchas. Então, nesse caso, pode ser limpo também com uma mistura de detergente com bicarbonato até formar uma pasta. Depois aplique em volta das alianças, dentro e fora. Deixe por alguns minutos e seque com uma flanela, esfregando para lustrar e dar brilho.

Veja outra dica de como deixar a aliança brilhando usando batom:

limpar geladeira de inox
Como limpar geladeira de inox
ensinar cachorro a fazer necessidades
Como ensinar cachorro a fazer necessidades no lugar certo