lidar com pessoas manipuladoras
Designed by Freepik
em

Como lidar com pessoas manipuladoras sem se deixar afetar

Compreender como a mente de uma pessoa manipuladora funciona é o primeiro passo para conseguir lidar com ela.

As pessoas mal intencionadas estão por toda parte, e é preciso ficar atento para não ser manipulado. Muitas vezes elas surgem como lobos em pele de cordeiro e é aí que a falta de percepção sobre certas características de um manipulador podem fazer você cair na armadilha. Para evitar esse desgaste emocional e outros prejuízos, veja como lidar com pessoas manipuladoras a partir do reconhecimento das suas fraquezas.

3 Dicas para lidar com pessoas manipuladoras

como tratar pessoas manipuladoras
Crédito: Freepik

Chama-se de manipuladora aquela pessoa que se aproveita de tudo e de todos em benefício próprio, sem ter ética e sem se preocupar com as consequências de seus atos na vida alheia. O manipulador é astuto, ele detecta suas vítimas pelas fraquezas, planeja o ataque e dá o bote quando tem a oportunidade.

Cada manipulador tem seus objetivos e estratégias para tirar proveito dos outros. Há aqueles que fazem com os familiares, amigos, com o cônjuge ou colegas de trabalho. Ele pode jogar uma pessoa contra a outra, fazer alguém acreditar em mentiras muito bem contadas, sempre procurando se passar por alguém que não é, mas que faz os outros acreditarem que seja.

Porém, todo manipulador é um ser humano feito de forças e fraquezas. Sendo assim, existem formas de lidar com pessoas manipuladoras e conseguir livrar-se delas de uma vez por todas.

1. Observe o comportamento

Uma pessoa manipuladora só pensa em si mesma. Então é fácil detectar um manipulador porque em qualquer situação, mesmo que disfarçadamente, ele vai acabar entregando que está mais preocupado com o benefício próprio do que com o do próximo.

Sabendo disso, se o seu objetivo é tomar o controle de uma situação com uma pessoa manipuladora para poder se livrar dela sem causar transtornos, deixe ela pensar que está no controle. Mas nunca entregue informações confidenciais que ela queira saber para usar como arma da manipulação.

2. Não aceite chantagem emocional

Mesmo quando estão disfarçadas de boazinhas, as pessoas manipuladoras acabam fazendo algum tipo de chantagem emocional para conseguirem o que querem. Assim que você perceber uma situação desse tipo, apenas não ceda.

Por mais que você se sinta triste, magoado, irritado ou culpado, é exatamente isso que a pessoa manipuladora deseja, e se você der o que ela quer, o plano dela estará funcionando. Seja firme e tenha em mente que as coisas ruins que ela diz não são verdade. A culpa que ela faz você sentir não existe, então não absorva.

3. Faça com que a pessoa seja direta

Uma das fraquezas da pessoa manipuladora é ser sincera e direta. Ela gosta de dar voltas, enrolar, fazer drama e criar um circo para voltar a atenção ao que ela deseja conseguir. Nesse caso, induza essa pessoa a dizer o que quer, a falar a verdade, a ser curta e grossa.

Esse tipo de atitude da sua parte vai enfraquecer o manipulador e, muitas vezes, ele vai se afastar por conta própria por perceber que não vai conseguir lhe convencer das suas mentiras.

Como se livrar delas?

como se livrar de manipuladores
Crédito: Freepik

Em vários casos não é possível simplesmente se livrar de uma pessoa manipuladora porque ela mora com você, é sua vizinha ou trabalha do seu lado. Então, se distanciar fisicamente dela pode necessitar de um tempo.

Nesse caso, você precisa se distanciar mentalmente dessa pessoa. Para isso, ela precisa perceber que não tem poder para manipulá-lo. Não é necessário usar de grosseria, partir para a briga ou causar grandes desentendimentos, embora em alguns casos seja inevitável.

Mas de modo geral, para lidar com pessoas manipuladoras e conseguir se livrar delas, você precisa estar sempre um passo à frente e não ter nada a esconder. Por exemplo, o manipulador vai querer descobrir um segredo ou fraqueza sobre você para ameaçar contar aos outros caso você não faça o que ele pedir. Mas se não houver segredos, não haverá ameaça.

Outra dica é não demonstrar que você tem medo do que a pessoa possa fazer. O manipulador ataca no sentido emocional, mas se você não se afetar emocionalmente por nada do que ele disser, ele estará desarmado. Ele precisa saber que você já o conhece e que está blindado contra o comportamento dele.

Também é muito importante demonstrar a todos em sua volta que você é uma pessoa sincera, de bom caráter e bem intencionada. É através das atitudes que você irá se proteger contra aquele colega de trabalho que rouba suas ideias, que fala pelas costas e culpa você injustamente.

Se em uma situação de manipulação os demais não acreditarem na sua inocência ou no seu mérito, então talvez seja o momento de você se retirar porque merece estar em lugar melhor. O mesmo vale quando o manipulador está dentro de casa, especialmente se de alguma forma o seu sustento depende dele.

Não tenha medo dessa decisão de mudar, de sair da sua zona de conforto. Pois mesmo que seja um desafio, você vai acabar aprendendo muito com essa mudança e certamente vai descobrir um lugar em que vai poder viver e conviver em paz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
efeitos colaterais da cetose

3 Efeitos colaterais da cetose e sintomas mais comuns

Como fazer cachos sem babyliss com técnicas caseiras fáceis