em

Como lidar com a frustração e permitir-se ser mais feliz

Quando você decide tomar as rédeas da sua vida, ser o protagonista e não o espectador, descobre a saída da frustração.
lidar com a frustração
Crédito: Pixabay

O sentimento de frustração é aquele que ocorre quando uma expectativa não foi realizada. Ele pode acontecer em pequena ou em grande escala, envolvendo acontecimentos simples do dia a dia ou situações de grande importância na vida das pessoas. Porém, senão for visto como um aprendizado, esse sentimento tende a se tornar uma constante e, por isso, saber lidar com a frustração é essencial para ter saúde emocional e vencer os desafios da vida com sucesso.

5 Dicas para lidar com a frustração

Lidar com a frustração é um exercício que deve ser praticado desde a infância, quando a criança é estimulada a enxergar o lado positivo de algo que não aconteceu como ela esperava. Até porque, ao longo da vida, diversas situações frustrantes vão acontecer, é fato.

Mas ser afetado negativamente por elas é uma questão de escolha. Então veja dicas valiosas de como lidar com a frustração nas situações do dia a dia.

1. Assuma seus verdadeiros desejos

assumir desejos de realização pessoal
Crédito: Freepik

Há muitas pessoas que vivem uma vida repleta de frustração porque tomaram decisões importantes baseadas nos desejos dos outros. Como, por exemplo, seguir a profissão que os pais queriam só para obter a aprovação deles.

Depois que se toma uma decisão dessa magnitude, que vai impactar em muitos aspectos da vida, várias outras relacionadas a essa tendem a acontecer, e aí a frustração passa a ser rotina. Se você já fez esse tipo de coisa, saiba que nunca é tarde para mudar e recomeçar.

O primeiro e mais importante passo para deixar as frustrações de lado é assumir seus verdadeiros desejos e fazer o que for preciso para realizá-los, pois você merece. Não importa quanto tempo leve.

2. Enfrente a frustração de cabeça erguida

A grande dificuldade em vencer a frustração está em enganar a si mesmo fingindo que ela não aconteceu. Dizer que está tudo bem quando na verdade você está se sentindo frustrado, só vai fazer com que o sentimento ganhe força.

Então não tenha medo ou vergonha de sentir-se frustrado. Fale sobre o que sente, seja consigo mesmo, com um amigo, familiar ou terapeuta, pois exteriorizar um sentimento ajuda a compreendê-lo. Quando você enfrenta um sentimento desagradável em vez de ignorá-lo, tem a oportunidade de perceber que ele não tem tanta força quanto você pensava.

3. Aceite que você não está no controle de tudo

enfrentar frustração para melhorar
Crédito: Freepik

Há muitas coisas na vida, aliás, a maioria delas, que não estão sob o seu controle. Então, querer forçar esse controle é escolher que a frustração aconteça. Para dar um exemplo bem simples, em um dia de muito frio que você precisa sair para trabalhar, você não pode controlar o clima nem ficar em casa, mas pode colocar um casaco e se sentir mais confortável.

O mesmo vale para as suas relações com as pessoas. Você não pode impedir que alguém lhe diga algo desagradável, que você não gostaria de ouvir. Mas você pode refletir se aquilo que a pessoa lhe disse tem utilidade para lhe fazer melhorar e evoluir como ser humano.

Se depois da reflexão você chegar à conclusão sincera que não, você pode escolher não se importar mais com o que aquela pessoa lhe disser dali por diante.

4. Enxergue os obstáculos como degraus para o sucesso

Toda e qualquer situação que acontece na sua vida traz com ela um aprendizado de presente. Não importa qual seja, se boa ou ruim, se fácil ou difícil. Mas você precisa se permitir enxergar esse aprendizado e utilizá-lo como mais um degrau para a sua felicidade.

Se você foi demitido do emprego, é uma oportunidade de aprender algo novo e conseguir um emprego melhor. Se você não passou em uma prova, é uma oportunidade de perceber que você pode fazer melhor do que já fez.

Se você terminou um relacionamento, é uma oportunidade de reavaliar suas atitudes e conhecer alguém que tenha uma conexão mais profunda com quem você realmente é.

5. Crie expectativas que sejam possíveis de alcançar

ter expectativas possíveis de alcançar
Crédito: Freepik

Uma coisa é certa, você é capaz de realizar tudo o que desejar. Mas precisa dar um passo de cada vez. Faça suas decisões e atitudes trabalharem a seu favor.

Se você deseja subir de cargo na empresa, mas esse cargo que você almeja exige uma especialização, ao invés de se sentir frustrado por não ter essa especialização, trace um plano do que você precisa fazer para se especializar e alcançar o cargo desejado. Não foque no problema, mas sim na solução.

Naturalmente algumas coisas demoram mais para acontecer do que outras. Nesse caso do cargo na empresa, você pode levar pelo menos dois anos para se especializar, pois é o tempo mínimo de um curso. Mas não foque na demora. Concentre seus esforços no quanto você está se tornando mais capacitado a cada dia que se dispõe a aprender algo novo.

Quando se der conta, o cargo desejado já será seu, e por puro merecimento.

Sintomas de frustração

hábitos de frustração
Crédito: Pxhere

Conforme você viu acima nas dicas para lidar com a frustração e ser mais feliz, pode presumir que o oposto das atitudes sugeridas são os sintomas da frustração. Ou seja, uma pessoa frustrada tem os seguintes hábitos:

  • Reclamar do que ela não é e do que ela não tem;
  • Invejar o sucesso alheio;
  • Falar que tudo para ela dá errado;
  • Preferir não tentar para não fracassar;
  • Dizer que está tudo bem mesmo quando claramente não está;
  • Reclamar que algo não está bom, mas não tomar uma atitude para mudar;
  • Apontar erros nos outros e não sugerir melhorias;
  • Não assumir a responsabilidade dos próprios atos;
  • Posicionar-se como vítima em todas as situações;
  • Não suportar críticas;
  • Criar expectativas que não estão ao seu alcance no momento.

A dica final é que você reserve um momento de cada dia para fazer uma autoanálise das suas atitudes e perceber, com toda sinceridade, se você está agindo com frustração diante da vida. Se você realmente deseja mudar, faça o seu melhor para mudar.

Alguns dias serão mais difíceis, mas valorize o seu esforço e siga em frente. Lembre-se que o único dia em que você pode mudar alguma coisa é hoje. O ontem já passou e o amanhã depende da sua atitude agora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
sopa de abobrinha
10 Receitas de sopa de abobrinha para apreciar no jantar
autismo
Autismo: o que é, sintomas e quais os tipos desse transtorno