como fazer lasanha de abobrinha
Crédito: Pexels
em

Lasanha de abobrinha: 7 receitas para surpreender à mesa

Já pensou em deixar de usar massa para fazer lasanha? Descubra novas opções para enriquecer seu cardápio

Publicidade

Quem gosta de abobrinha com certeza vai apreciar uma dessas receitas de lasanha de abobrinha. Quem acha que não gosta porque nunca provou, pode considerar uma boa oportunidade de experimentar. Então, se gosta de lasanha, já é meio caminho andado para descobrir que a abobrinha pode ser muito mais saborosa do que imagina ou do que já provou um dia.

Veja também: receitas de lasanha de frango

Como fazer lasanha de abobrinha: 7 receitas

A lasanha de abobrinha tem uma característica principal. A abobrinha é usada para substituir a massa, então ela fica bem macia e combina muito bem com todos os ingredientes adicionados em cada uma das receitas. Além do mais, são versões sem glúten e mais saudáveis.

1. Lasanha de abobrinha simples

lasanha de queijo e presunto
Crédito: Panelaterapia

Nessa versão, a abobrinha é fatiada no sentido do comprimento e serve como massa, então é uma deliciosa receita sem glúten e bem leve para o almoço ou para o jantar. A sugestão é do Panelaterapia.

Ingredientes

Entrar no grupo do Telegram

Abobrinha fatiada: 1 unidade;
Presunto: 250 gramas;
Queijo muçarela: 250 gramas;
Molho à bolonhesa: 3 xícaras;
Queijo parmesão: 1/2 xícara.

Publicidade

Modo de preparo

  1. Para começar, fatie uma abobrinha usando o mandolin ou uma faca mesmo, o mais fino que puder. Tempere só com sal e coloque na grelha untada com um pouquinho de azeite. Pode usar uma frigideira comum para isso.
  2. Depois é só montar. Espalhe uma camada de molho no fundo do refratário. Coloque fatias de abobrinha grelhada, mais molho, queijo e presunto.
  3. Aí é só repetir as camadas até acabar os ingredientes. No final, coloque o parmesão por cima e levo ao forno preaquecido em 200ºC até gratinar.

2. Com frango desfiado

lasanha de frango
Crédito: GShow

Outra forma de fazer esse tipo de lasanha, em que a massa é substituída pela abobrinha, é variar no recheio. O frango desfiado é um clássico para lasanhas, então é uma sugestão deliciosa para experimentar. Veja essa ideia do Gshow.

Ingredientes

Publicidade

Abobrinha média: 2 unidades;
Cebola média: 1 unidade;
Alho: 1 colher (chá);
Páprica picante: 1 pitada;
Frango desfiado: 400 gramas;
Extrato de tomate: 2 colheres (sopa);
Sal: a gosto;
Azeite: 1 fio;
Queijo parmesão ralado: 100 gramas;
Tomate picado: 2 unidades;
Requeijão: 1 copo;
Creme de leite: 1/2 xícara.

Modo de preparo

  1. Lave bem as abobrinhas corte-as em fatias finas no sentido do comprimento, mantendo a casca.
  2. Salpique um pouco de sal e deixe-as descansando por 20 minutos para eliminar o excesso de água.
  3. Enquanto isso, refogue numa panela a cebola, o alho e a páprica picante. Quando a cebola já estiver quase transparente, misture o frango desfiado.
  4. Adicione então o extrato de tomate e acerte o sal. Esse recheio tem q ficar mais sequinho, uma vez que a abobrinha solta muita água.
  5. Montagem: unte a assadeira com azeite. Coloque uma camada de abobrinha (seque-as de leve depois de tirar da água com sal), os tomates picados, o queijo parmesão ralado e uma camada do frango. Repita quantas vezes for necessário e termine com uma camada de abobrinha.
  6. Por último despeje o requeijão diluído com o creme de leite só para ficar numa textura boa para espalhar por cima da abobrinha.
  7. Salpique um pouco mais de queijo parmesão e leve ao forno em temperatura média por aproximadamente 30 minutos, ou até que ao espetar um grafo você sinta abobrinha bem macia.

3. Com carne moída

lasanha de carne moida
Crédito: Receitas e Temperos

Para você, lasanha que se preze tem recheio de carne moída de primeira? Então vai gostar dessa receita diferente, sugerida pelo Receitas e Temperos.

Publicidade

Ingredientes

Abobrinha: 2 unidades;
Carne moída: 500 gramas;
Cebola picada: 1 unidade;
Alho picado: 4 dentes;
Tomate pelado (ou molho de tomate): 2 latas;
Açúcar: 1 pitada;
Sal e pimenta: a gosto;
Manjericão: a gosto;
Queijo muçarela ralado: 350 gramas;
Queijo parmesão: 1/2 xícara.

Modo de preparo

Publicidade
  1. Molho com carne: em uma panela doure a carne moída, acrescente a cebola em cubinhos e o alho. Misture. Tempere com sal e pimenta-do-reino.
  2. Adicione o tomate pelado (ou molho de tomate) e uma pitadinha de sal. Deixe apurando alguns minutos até dar o ponto. Depois, prove e verifique o sal e a pimenta-do-reino, e se necessário coloque um pouco mais. Finalize com folhas de manjericão. Reserve.
  3. Descarte as pontas das abobrinhas. Corte em fatias médias com uma faca ou mandolin. Em uma frigideira regue um fio de azeite e doure as fatias dos dois lados.
  4. Montagem: em uma travessa (22 x 22) untada com azeite despeje um pouco do molho, faça uma camada de abobrinha, queijo muçarela e repita esse processo até finalizar. Por último coloque muçarela e parmesão.
  5. Leve ao forno preaquecido a 200°C por aproximadamente 20 minutos, ou até dourar.

4. Receita simples com molho de tomate e queijo

lasanha ao molho
Crédito: Urbano

Prefere receitas práticas, com ingredientes meio prontos só para fazer a montagem do prato? Essa receita do Urbano é ideal.

Ingredientes

Abobrinha média laminada: 4 unidades;
Alho: 1 dente;
Azeite: 1/4 de xícara;
Sal: a gosto;
Molho de tomate: 1 litro;
Muçarela ralada: 500 gramas;
Parmesão: 150 gramas.

Publicidade

Modo de preparo

  1. Numa panela, leve o azeite ao fogo. Aromatize com o alho (retire em seguida para não queimar) e polvilhe com sal. Adicione fatias de abobrinha e doure dos dois lados. Repita até acabar.
  2. Para montar a lasanha, num refratário, adicione uma camada de molho, uma de abobrinha, mais uma de molho e uma de muçarela.
  3. Inicie novamente com a abobrinha, siga com o molho e o queijo. Vá assim até o topo, cubra com molho e parmesão e leve ao forno por cerca de 10-15 minutos. Sirva em seguida.

5. Lasanha gourmet

Crédito: Comida com Afeto

Essa receita tem um toque gourmet só porque sai do tradicional. Além da ausência da massa, que deixa o prato muito mais leve e saudável, você vai usar nozes picadas, ervas frescas e outras delícias que vai ver a seguir. A sugestão é do Comida com Afeto.

Ingredientes

Publicidade

Abobrinha média: 2 unidades;
Molho de tomate: 3 xícaras;
Queijo ralado grosso: 2 xícaras;
Noz picada: 1 xícara;
Ervas frescas, parmesão, sal e pimenta: a gosto.

Modo de preparo

  1. Corte as abobrinhas em fatias médias, rale o queijo, pique as nozes e as ervas.
  2. Coloque um pouco de molho de tomate no fundo de um refratário e disponha as fatias de abobrinha – pode regá-las com um pouquinho de azeite e salpicar flor de sal pra dar uma temperada. Coloque um pouco do queijo e das nozes.
  3. Repita até terminar as abobrinhas – o ideal são 3 camadas de abobrinha. Por último polvilhe queijo, nozes e as ervas frescas. Um pouco de parmesão fica bom pra finalizar porque ele tem um sabor mais acentuado e forma uma crosta mais crocante, porém não é essencial.
  4. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno preaquecido a 200 °C por aproximadamente 30 minutos. Quando a lasanha estiver cozida, retire o alumínio e deixe dourar. Se o seu forno tiver grill, use-o, 2 minutinhos bastam.

6. Lasanha de abobrinha e berinjela

Crédito: Guia da Cozinha

A dupla berinjela e abobrinha é uma divisora de gostos. Há quem ame e quem prefira nem ver. Se você é do grupo que ama, não deixe passar a oportunidade de provar essa delícia de lasanha que merece ser servida com uma salada mista bem fresca, feita na hora e com tempero de limão. Combina muito bem. A receita é do Guia da Cozinha.

Publicidade

Ingredientes

Berinjela em fatias: 2 unidades;
Abobrinha italiana em fatias: 3 unidades;
Sal: a gosto;
Manteiga: 2 colheres (sopa);
Presunto fatiado: 250 gramas;
Queijo muçarela fatiado: 300 gramas;
Molho de tomate: a gosto.

Modo de preparo

Publicidade
  1. Salpique as fatias de berinjela e abobrinha com sal e frite rapidamente na manteiga, aos poucos, em uma frigideira antiaderente, até dourarem levemente. Reserve.
  2. Em um refratário grande, faça camadas de molho de tomate, de fatias de berinjela, de presunto, de queijo, de molho novamente e de fatias de abobrinha, terminando em molho e queijo.
  3. Leve ao forno médio, preaquecido, por 20 minutos. Deixe descansar por 5 minutos e sirva.

7. Lasanha de abobrinha com peito de peru e requeijão

Crédito: Lucília Diniz

Outra sugestão mais light é essa lasanha especial, muito apetitosa, perfeita para quem está de dieta. A receita é simples, sugerida pela Lucilia Diniz.

Ingredientes

Abobrinha laminada: 2 unidades;
Queijo cottage: 150 gramas;
Requeijão light: 1 colher (sopa);
Parmesão ralado: 50 gramas;
Molho de tomate: 200 ml;
Peito de peru: 100 gramas;
Cebolete: a gosto;
Sal e pimenta: a gosto.

Publicidade

Modo de preparo

  1. Em uma frigideira, grelhe as lâminas de abobrinha dos dois lados. Tempere com sal a gosto e reserve.
  2. Em uma tigela, coloque o cottage, requeijão, parmesão. Junte o cebolete, sal e pimenta a gosto e misture até formar um creme. Reserve.
  3. Monte a lasanha em um refratário, colocando um pouco do molho. Em seguida, disponha as fatias de abobrinha. Cubra com peito de peru picado. Faça uma camada com o creme de queijos reservado. Repita até completar o refratário.
  4. Finalize com queijo parmesão ralado. Leve para assar por 15 a 20 minutos em forno a 180 graus. Retire do forno e sirva em seguida.

Veja também: Melhores opções de acompanhamento para lasanha

desfile sasha meneghel

Xuxa, o namorado Junno e Luciano Szafir aparecem juntos prestigiando Sasha Meneghel em desfile

Professora corta o cabelo igual ao de uma de suas alunas que sofria bullying

Professora corta o cabelo igual ao de uma de suas alunas que sofria bullying